Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas linguísticas e do desenvolvimento argumentativo do texto acima.
Na linha 15, a flexão de plural em "próprias e singulares" estabelece relações de coesão tanto com "rejeição" quanto com "negociação" e indica que esses substantivos têm referentes distintos e não podem ser tomados como sinônimos.
Com base nas estruturas linguísticas e nas relações argumentativas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se optar pela determinação do substantivo "respeito" (l.7), juntando-se o artigo definido à preposição "a", escrevendo-se ao respeito.Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O substantivo composto "postos-chave" (l.10) forma o plural com flexão da primeira palavra somente, porque a segunda limita a significação da primeira.
Coletivo indica coleção de seres da mesma espécie. O substantivo coletivo biblioteca representa uma coleção de
Coletivo indica coleção de seres da mesma espécie. O substantivo coletivo biblioteca representa uma coleção de
livros.
quadros.
leitores.
papéis.
Julgue os próximos itens, acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.
A opção pelo uso do modo subjuntivo em "pudéssemos" (l.14) sugere que, na organização dos argumentos, o texto endossa a hipótese de que não é possível estabelecer a confiança.
Acerca dos sentidos e dos elementos de coesão e de referenciação presentes no texto, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.
O substantivo "duelo" (l.2) resume, com certa dose de ironia, o episódio narrado no primeiro período do texto.
Língua Portuguesa - Substantivo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A revista da TV informa:
O seriado "Lost", que vem atingindo grande sucesso em todo o mundo, conta a história de um grupo de sobreviventes de um acidente aéreo ocorrido em algum lugar do Oceano Pacífico. A ilha onde se passa a ação é cheia de mistérios, e a série tem um estilo original, que segue dois tipos de histórias não ligadas entre si: primeiro, a luta pela sobrevivência na ilha e, segundo, a vida dos personagens principais antes e depois do desastre.
A segunda frase do parágrafo acima começa com o substantivo "ilha", uma expressão referencial nova no texto, mas que surge como se fosse conhecida. Isso acontece porque esse substantivo
está ancorado cognitivamente na expressão nominal antecedente "acidente aéreo no Oceano Pacífico".
é sempre parte integrante da abertura do seriado, que mostra o avião caindo perto de uma ilha deserta.
mantém um valor semântico naturalmente associável à ideia de aventura e tramas ficcionais.
pressupõe que todo leitor do texto tem conhecimento prévio de que a história se passa numa ilha perdida.
indica uma referência indireta a muitas obras cinematográficas que se valeram da situação de naufrágios.
Língua Portuguesa - Substantivo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Hora e tanto já, e nada de peixe. Mas o gostoso era ficar assim na canoa, pensando na vida, imaginando coisas. Passada aquela eleição, ia sossegar. A política matava, acabava com a pessoa. Depois que se metera nela, nunca mais pudera ter uma semana de descanso. Escravo dos outros, do partido, do eleitorado. E os adversários não dormiam, os concorrentes vigiavam. Todos os dias, uma notícia má, nomeações que não saíam, chefes do interior que ameaçavam romper por causa de pedidos impossíveis... E ter de mentir, de prometer...
– Doutor, doutor... agora é a peixa... é a peixa, sim... engasgava o Gerôncio. Ferra, doutor, ferra! (Mário Palmério: "Vila dos Confins", 2003)
Na fala de Gerôncio se encontra a palavra "peixa", uma forma popular de flexão de gênero. Regularmente, essa flexão ocorre nas seguintes palavras:
gazela, janela e penta.
bolacha, graxa e jumenta.
bailarina, elefanta e tonta.
monstra, poeta e tamanduá.
boneca, mesa e onça.
A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
A organização textual admite a substituição do substantivo "clivagens" (l.9) por oposições, sem se prejudicar a correção das estruturas gramaticais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...