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Com referência à redação de correspondências oficiais, julgue os próximos itens.
Considerando-se que Fulano de Tal represente uma assinatura, respeitam-se as normas de elaboração de documentos oficiais ao se redigir o final de um ofício entre chefes de mesma hierarquia como se segue.
Brasília, 25 de março de 2009
Respeitosamente,
Fulano de Tal
Chefe da Seção de Pessoal
Em relação à correspondência oficial, assinale a opção incorreta.
Para que a redação oficial alcance plenamente seu objetivo, é necessário que impessoalidade, correção,clareza, precisão e polidez sejam respeitadas.
Emprega-se a forma Vossa (Excelência, p.ex.) em relação à pessoa a quem se dirige a correspondência.
O tratamento Vossa Excelência é dirigido a pessoas que ocupam altos cargos, sendo que para o Presidente da República não poderá estar na forma abreviada.
As formas de tratamento exigem o verbo e os pronomes a elas referentes fazendo concordância com o tratamento (p.ex. Vossa Excelência e vossa comitiva será nosso convidado de honra.).
Considere que a UNIPAMPA tenha criado uma comissão de funcionários para tratar do resgate histórico e cultural do prédio onde está instalado o campus de SantAna do Livramento e que a comissão deva enviar uma correspondência oficial à UNIPAMPA, em que solicite maior prazo para concluir o estudo. Com base nesse cenário, julgue os itens subsequentes.
Se a correspondência em questão for dirigida ao reitor, a praxe determina o emprego do pronome de tratamento Vossa Magnificência, a que corresponde o vocativo Magnífico Reitor.
Considere que a UNIPAMPA tenha criado uma comissão de funcionários para tratar do resgate histórico e cultural do prédio onde está instalado o campus de SantAna do Livramento e que a comissão deva enviar uma correspondência oficial à UNIPAMPA, em que solicite maior prazo para concluir o estudo. Com base nesse cenário, julgue os itens subsequentes.
Qualquer membro dessa comissão poderá enviar um e-mail ao diretor do campus, dispensando-se a certificação digital do remetente, por se tratar de expediente interno à UNIPAMPA.
Assinale a opção correta quanto ao emprego do vocativo no documento oficial indicado.
ATESTADO
Senhores,
à solicitação de XXXXX, atesto para os devidos fins (...)
RELATÓRIO
Senhor Ministro,
Em atendimento à designação de Vossa Excelência, a Comissão de Inquérito Administrativo (...)
PARECER
Digníssimos Senhores Membros do Conselho,
José José de José,
João João de João,
e Pedro Pedro de Pedro.
Em atendimento à designação desse Conselho, a Comissão de Inquérito Administrativo emite o seguinte Parecer: (...)
OFÍCIO
Senhor Dr. Pedro Silva,
DD. Chefe de Gabinete do Governo do Estado da Paraíba, Em atendimento à solicitação de XXXXX, encaminhamos (...)
Com relação aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto Carta do desembargador X... ao chefe de polícia da Corte e à redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.
O título, o formato e o assunto do texto permitem que ele seja classificado como reprodução exemplar de uma correspondência oficial do século XIX no Brasil.
Quanto à redação oficial, assinale a opção incorreta.
Parecer significa, em termos gerais, um juízo técnico escrito, emitido por um técnico, especialista em determinado assunto ou por um funcionário, para orientar ou facilitar uma decisão sobre determinado assunto, apontando-lhe uma solução favorável, contrária, ou parcialmente favorável.
As partes constitutivas de uma ata são as seguintes: introdução; contexto; encerramento; local e data; e assinaturas.
Correspondência geralmente externa, o ofício só pode ser expedido por órgão público.
Na correspondência oficial, o aviso, semelhante a um ofício, é um expediente de secretário de Estado, dirigido a altas autoridades, para dar conhecimento, em sua área, de decisões de caráter administrativo e de ordem geral.
O pronome de tratamento conferido a diretores e demais funcionários graduados é Vossa Senhoria.
A partir do documento fictício acima, julgue os seguintes itens.
O uso das letras maiúsculas no documento respeita as normas gramaticais do padrão culto da língua portuguesa; mas, para que as estruturas sintáticas também atendam às exigências de elaboração de documentos oficiais, são necessárias três alterações: flexionar o verbo "conferem" (l.2) no singular, inserir uma vírgula logo depois de "legal" (l.4) e usar a preposição por, no lugar de "a", em "a qualquer" (l.6).
A partir do documento fictício acima, julgue os seguintes itens.
Para que a ementa da resolução atenda ao padrão de elaboração de documentos oficiais, o texto do artigo 2.º, suprimido no corpo do documento acima, deve dispor sobre providências que não se referem diretamente à publicação do periódico.
Para que o trecho de documento acima atenda às normas de redação de documentos oficiais, é necessário
que a data da portaria seja retirada da identificação, juntamente com a vírgula que a precede, escrevendo-se Goiás, 30 de setembro de 2008 no final do documento, imediatamente antes da assinatura e da identificação do signatário.
que se escreva com letras iniciais maiúsculas "parágrafo único" (l.3), "colendo" (l.5) e "art. 10" (l.3), sendo o último por extenso; com iniciais minúsculas o segundo termo de "Desembargador-Presidente" (l.1) e as ocorrências de "Considerando", exceto a primeira.
que se retire o pronome átono de "dever-se-ão" (l.13), grafandose deverão.
que se substitua "dará" (l.15) por darão, para atender às regras gramaticais da norma de padrão culto.
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