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Língua Portuguesa - Redação oficial - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos tradicionais para fecho foram regulados por uma Portaria do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, o Manual de Redação da Presidência da República, de 2002, estabelece o emprego de apenas
dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Atenciosamente e Cordialmente.
três fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente, Atenciosamente e Sem mais.
três fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Atenciosamente, Cordialmente e Sem mais.
um fecho para todas as modalidades de comunicação oficial: Cordiais saudações.
dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente e Atenciosamente.
Considerando as ideias, a estrutura e a organização gramatical do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
Caso o texto estivesse sendo escrito no formato de uma carta, enviada por um funcionário público para o governador do estado de Santa Catarina, o pronome de tratamento a ser empregado como vocativo seria Vossa Eminência.
Acerca da redação de documentos oficiais, julgue os itens que se seguem.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos à redação oficial.
O texto em tela não pode ser considerado um relatório, já que, nesse tipo de documento, devem constar introdução, análise e conclusão da situação exposta.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos à redação oficial.
O fecho usado no referido texto equivale ao usado corretamente em memorandos e pareceres.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos à redação oficial.
Para constituir vocativo adequado a ofícios, Sicrano deve ser substituído pelo cargo ocupado pelo destinatário, tal como em Senhor Ministro.
Na elaboração de textos oficiais, a observância de determinadas características gerais — tais como objetividade, clareza, concisão, correção gramatical, impessoalidade, polidez e ausência de ambiguidade —, além do respeito a particularidades de cada documento, processo e correspondência afetos à administração pública, garante a funcionalidade e a adequação do expediente de um órgão. Acerca do processo de redação de textos oficiais e das especificidades concernentes aos documentos oficiais, julgue os itens a seguir.
A publicação do edital é obrigatória e sua validade é permanente.
Na elaboração de textos oficiais, a observância de determinadas características gerais — tais como objetividade, clareza, concisão, correção gramatical, impessoalidade, polidez e ausência de ambiguidade —, além do respeito a particularidades de cada documento, processo e correspondência afetos à administração pública, garante a funcionalidade e a adequação do expediente de um órgão. Acerca do processo de redação de textos oficiais e das especificidades concernentes aos documentos oficiais, julgue os itens a seguir.
A circular é um tipo de correspondência interna da instituição, cujo objetivo é transmitir rotinas, orientações, procedimentos, esclarecer o conteúdo de leis, normas e regulamentos ou dar publicidade a uma informação, além de regulamentar atos oficiais.
Na elaboração de textos oficiais, a observância de determinadas características gerais — tais como objetividade, clareza, concisão, correção gramatical, impessoalidade, polidez e ausência de ambiguidade —, além do respeito a particularidades de cada documento, processo e correspondência afetos à administração pública, garante a funcionalidade e a adequação do expediente de um órgão. Acerca do processo de redação de textos oficiais e das especificidades concernentes aos documentos oficiais, julgue os itens a seguir.
Em uma carta, o fecho deve ser cortês e respeitar as diferenças hierárquicas entre o remetente e o destinatário.
Na elaboração de textos oficiais, a observância de determinadas características gerais — tais como objetividade, clareza, concisão, correção gramatical, impessoalidade, polidez e ausência de ambiguidade —, além do respeito a particularidades de cada documento, processo e correspondência afetos à administração pública, garante a funcionalidade e a adequação do expediente de um órgão. Acerca do processo de redação de textos oficiais e das especificidades concernentes aos documentos oficiais, julgue os itens a seguir.
Senhor Fulano e Prezados Senhores são formas de tratamento adequadas no vocativo de uma ata.
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