Questões de Língua Portuguesa do ano 2009

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Assinale a opção incorreta a respeito dos aspectos sintáticos e da pontuação da norma padrão da língua.

  • A.

    No terceiro parágrafo, a expressão político de ofício tem a função sintática de aposto.

  • B.

    O que da chamada do texto é uma conjunção integrante, que inicia uma oração com ideia adjetiva.

  • C.

    No quarto parágrafo, o sujeito da expressão considerou-se traído e enganado é o desolado político.

  • D.

    Na chamada do texto, há sujeito desinencial para as formas verbais cuidamos e estamos falando.

  • E.

    No terceiro parágrafo, a expressão a seguir pode, adequadamente, ficar entre vírgulas.

A palavra entre parênteses NÃO substitui adequadamente a expressão destacada em:

  • A.

    Tentávamos mostrar que se trata de conceitos diversos e inconciliáveis. (dissonantes)

  • B.

    (...) a quem a imprudência custaria o cargo e o vexame público. (inconveniência)

  • C.

    (...) regidos por premissas fundamentalmente distintas.(diversas)

  • D.

    (...) não faz sentido algum a pregação que se vem fazendo. (discurso)

  • E.

    Ou, ainda, que toda alusão à transparência, sinceridade, honestidade (...). (referência)

 

No que concerne à organização dos sentidos e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.

O desenvolvimento da argumentação permite que se insira o conectivo Logo, seguido de vírgula, imediatamente antes de "A política" (l.9), escrevendo-se o artigo com letra minúscula, sem prejuízo para a coerência e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os seguintes itens com base na organização do texto acima.

Nas linhas 11, 12 e 13, o uso do sinal de ponto e vírgula, para separar termos de enumeração, preserva a hierarquia de informações, já que há necessidade de emprego de vírgula na estruturação sintática de alguns desses termos.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

No que se refere à organização das ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Na linha 3, seriam preservadas as relações semânticas do texto, a coerência da argumentação e a correção gramatical, caso fossem retiradas a expressão "a saber" e a vírgula que a precede.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Está plenamente adequada a pontuação em:

  • A.

    As fábulas populares são simplórias? Ora elas significam muito mais do que aparentam, tal como o provou, esse texto de Ítalo Calvino.

  • B.

    Simplórias, pois sim... As fábulas, na verdade são prenhes de profunda significação, exigindo muita atenção e senso interpretativo, dos leitores.

  • C.

    Há quem julgue, essas fábulas, simplórias; mas atente-se bem, para seu sentido profundo, e teremos inevitavelmente, grandes surpresas.

  • D.

    Simplórias? Não o são, certamente, essas fábulas, das quais o autor revelou, para surpresa nossa, uma significação mais profunda.

  • E.

    Sim, há quem julgue simplórias, as fábulas populares, mas basta atentarmos para elas e veremos o quanto são capazes, de nos revelar.

Atenção: As questões de números 1 a 6 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Considere as afirmativas seguintes sobre o emprego de alguns sinais de pontuação no texto:

I. As aspas em trilha "verde" e computadores "limpos" indicam atribuição de sentido especial a essas palavras, aproximando-as daquilo que é ecologicamente correto.

II. Os dois-pontos colocados no final do 1º parágrafo introduzem a resposta para a pergunta feita pouco antes, no texto.

III. A expressão isolada pelos parênteses (tecnologia da informação) constitui uma explicação para a sigla que aparece antes desse segmento.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Instruções: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O emprego das aspas indica que se trata

  • A.

    de uma contradição com o assunto desenvolvido no texto.

  • B.

    de uma contradição com o assunto desenvolvido no texto.

  • C.

    de um trecho retirado do documento citado, como exemplo de ação.

  • D.

    de citação exata das palavras de uma autoridade no assunto.

  • E.

    da ideia central, que serve de desenvolvimento para todo o texto.

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte.

Está plenamente adequada a pontuação da frase:

  • A.

    Entenda-se que para se considerar a existência de uma etnia, não pode deixar de ocorrer uma autoidentificação, ou seja uma autoconsciência de grupo social.

  • B.

    Foram, de fato, inúmeras as atrocidades perpetradas em nome de interesses políticos e econômicos, devidamente mascarados, aliás, por razões de ordem racial.

  • C.

    De acordo com a antropologia moderna, os grupos étnicos, devem ser considerados a partir de critérios, que incluam aspectos culturais, e fatores históricos.

  • D.

    Mesmo as pequenas diferenças étnicas, podem acabar servindo de pretexto, para que alguns grupos se sobreponham aos outros movidos por razões políticas.

  • E.

    Não há como separar, do conceito de etnia a noção de compartilhamento cultural, pela qual, diferentes grupos humanos, tomam consciência de sua própria identidade.

Atenção: As questões de números 10 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A afirmativa INCORRETA a respeito do emprego de sinais de pontuação no texto é:

  • A.

    "Vivemos em estado permanente de inovação, e não é possível detê-la."

    As aspas assinalam a reprodução das palavras do sociólogo citado.

  • B.

    ... esse prazo sofreu uma brutal redução: passaramse 265 gerações.

    O segmento após os dois-pontos tem sentido explicativo.

  • C.

    Depois, associou-se à digitalização.

    A presença de uma vírgula após o verbo seria também aceita pela norma culta.

  • D.

    ... ocorrem em intervalos de poucos anos. E todas têm sido vivenciadas ...

    O ponto final entre as duas frases poderá ser substituído por vírgula, sem alteração do sentido original.

  • E.

    ... ela passou a transportar a linguagem – pelo telégrafo, pelo rádio e pela televisão – e ajudou ...

    Os travessões podem ser perfeitamente substituídos por vírgulas, sem alteração do sentido original.

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