Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Instruções: Para responder às questões de números 1 a 10, considere o texto a seguir.
Atente para as seguintes afirmações:
I. Haverá alteração de sentido caso se suprimam as vírgulas do segmento Um procedimento essencial ao jornalismo, que necessariamente induz à incompreensão dos fatos que narra, é a redução das notícias (...).
II. Ainda que opcional, seria desejável a colocação de uma vírgula depois da expressão Ao mesmo tempo, na abertura do 3º parágrafo.
III. Na frase Não se trata de uma tarefa fácil, visto que a compreensão do universo jurídico exige conhecimento especializado, pode-se, sem prejuízo para o sentido, substituir o segmento sublinhado por fácil: a compreensão.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e III, somente.
I e II, somente.
II e III, somente.
I, somente.
A partir do texto ao lado, de Michael Moyer, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula imediatamente após o trecho "em 2014" (l.45) mantém a correção gramatical do período.
Assinale a opção em que a colocação de vírgula(s) em trecho do texto atende à prescrição gramatical e preserva o sentido original.
A questão, mais importante para entender a reforma tributária é, saber por que a estamos propondo. (l.1-2)
Não é um projeto, que sai do nada, mas que herda muito, das discussões realizadas sobre o tema, desde o início da década passada no Brasil. (l.2-5)
Naturalmente, este tem algumas diferenças em relação aos projetos anteriores. (l.5-6)
A principal é que prevê um prazo longo de transição, um modelo, importante para viabilizar política e tecnicamente, sua implantação. (l.6-8)
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas linguísticas e do desenvolvimento argumentativo do texto acima.
O emprego das aspas nos termos das linhas 8, 14 e 15 ressalta, no contexto, o valor significativo não usual desses termos.
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas linguísticas e do desenvolvimento argumentativo do texto acima.
O emprego do sinal de dois-pontos, na linha 9, anuncia que uma consequência do que foi dito é explicitar a pergunta proposta pela sociologia.
Considerando a argumentação do texto acima bem como as estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens a seguir.
O emprego do sinal de ponto-e-vírgula, no último período sintático do texto, apresenta a dupla função de deixar claras as relações sintático-semânticas marcadas por vírgulas dentro do período e deixar subentender "Modernidade" (l.16) como o sujeito de "é sistema" (l.17), "são instituições" (l.18) e "é o controle" (l.19).Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Em relação aos sinais de pontuação empregados no 4º parágrafo do texto, está INCORRETO o que se afirma em:
I. Os travessões em – ou "biomimetizar" – salientam um determinado sentido, especificado pelo verbo.
II. As aspas em "biomimetizar" indicam intenção específica no uso desse verbo, cujo sentido vem explícito no mesmo parágrafo.
III. Os dois-pontos introduzem um segmento explicativo, correspondente à afirmativa anterior.
Está correto o que se afirma em
I, somente.
III, somente.
I e II, somente.
II e III, somente.
I, II e III.
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
No final do texto, o segmento isolado pelos parênteses denota:
referência à expressão que o antecede, como forma de garantir a clareza da informação.
opinião pessoal expressa pelo autor, como crítica ao que vem sendo exposto.
ressalva que introduz uma contestação à informação imediatamente anterior.
enumeração de itens importantes para a compreensão do assunto tratado no parágrafo.
informação redundante, portanto, desnecessária no desenvolvimento das ideias.
As questões de números 11 a 19 referem-se ao texto que segue.
Está inteiramente correta a pontuação da seguinte frase:
Algumas profissões são invejáveis como a de cronista: mas sempre há quem costume diminuir por despeito, o valor desse escritor.
Por esta, ou aquela razão, há muitos críticos que diante de uma crônica, veem-na como um gênero menor.
São, de fato, várias as razões, para que não se deprecie o valor literário, de crônicas regularmente publicadas num jornal.
Não cabe ao leitor mais rigoroso, alimentar qualquer preconceito diante de um gênero literário, que explora a poesia das coisas pequenas.
Sempre haverá cronistas que, a despeito de certa má-vontade contra o gênero, ou até por isso mesmo, dedicar-se-ão exclusivamente a ele.
Assinale o trecho do texto adaptado de Boris Fausto (Memória e História) em que, na transcrição, foram plenamente atendidas as regras de pontuação.
Em uma fila no banco, na época em que, no Brasil, houve congelamento dos depósitos bancários, uma jovem, de traços orientais, permanecia calada e, aparentemente, atenta aos movimentos de todos, como se a qualquer momento, alguém pudesse passar à sua frente.
Pensei, ainda, em lembrá-la de que, por outro lado, a experiência dos japoneses no Brasil estava longe de representar um desastre. No entanto, bastou olhar para a neta do sol nascente e, logo, perceber que ela se transportara para outras esferas, alheia à fila e a tudo o mais que a rodeava.
Não era nada disso. A jovem decifrou o enigma, em tom suspiroso, explicando que, no começo dos anos de 1930, grande parte da família decidira emigrar para a Califórnia, mas seu avô meio aventureiro, optara infelizmente, pelo Brasil.
Tentei esboçar um discurso sociológico, ponderando, que os imigrantes japoneses localizados na costa do Pacífi co, tinham atravessado momentos adversos, especialmente, no curso da Segunda Guerra Mundial, quando muitos deles foram transferidos para campos de confi namento no meio-oeste americano.
De repente, sua voz se ergueu enigmática: "A culpa de tudo isso é do meu avô." Nos segundos seguintes, a melhor hipótese que me passou pela cabeça, foi a de um avô conservador, aconselhando a neta a poupar, em vez de gastar, apoiado em uma versão japonesa da fábula da cigarra e da formiga.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...