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A respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
O trecho o transporte motorizado individual (l.6-7) poderia, sem prejuízo à coerência da argumentação, ser substituído por os transportes motorizados individuais; contudo, para se preservar a correção gramatical do texto, seria necessário flexionar a forma verbal prejudica (l.7) na terceira pessoa do plural, escrevendo-se prejudicam.
A respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
No trecho ainda que permaneçam (l.14), o emprego da forma verbal no modo subjuntivo é obrigatório em razão da presença da locução conjuntiva ainda que.
Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 12, a forma verbal constituem está flexionada na terceira pessoa do plural para concordar com problemas graves.
Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A ideia de que existem vários problemas graves em muitas cidades brasileiras (l.12-13) poderia ser expressa, sem prejuízo para o sentido, a coerência e a correção do texto, por meio da inserção da forma verbal há antes de congestionamentos (l.10).
Com relação ao texto acima, julgue os itens de 15 a 24.
Atenderia à prescrição gramatical o emprego, na linha 1, da forma verbal foi enfatizada, em vez de enfatizou-se.
No que se refere às ideias, à organização, bem como aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens de 1 a 11.
Atenderia à norma gramatical a substituição da forma verbal há (l.29) por existem.
Atenção: Responda às questões 32 a 40 com base no texto 4.
Em há verbos supostamente ativos que não expressam ação realizada (linhas 35 e 36), alterando a flexão dos verbos haver e expressar para o pretérito perfeito do indicativo, tem-se
havia verbos supostamente ativos que não expressavam ação realizada.
houve verbos supostamente ativos que não expressaram ação realizada.
houveram verbos supostamente ativos que não expressavam ação realizada.
haviam verbos supostamente ativos que não expressavam ação realizada.
houve verbos supostamente ativos que não expressavam ação realizada.
Atenção: Responda às questões 11 a 21 com base no texto 2.
O conetivo e (linha 9) está ligando
dois verbos intransitivos.
dois verbos transitivos indiretos.
m verbo transitivo direto e outro indireto.
dois verbos transitivos.
dois verbos circunstanciais.
"-Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico." Nesse trecho, as formas verbais "anda", "aprende", "cansas", "ficas" e "faze" estão em relação de concordância com a segunda pessoa do singular. Alterando-se a concordância para a terceira pessoa do singular, obtém-se, mantendo-se os mesmos tempos verbais,
"ande", "aprende", "canse", "fique" e "faz".
"anda", "aprenda", "cansa", "fica" e "faça".
"anda", "aprende", "canse", "fica" e "faz".
"ande", "aprenda", "cansa", "fica" e "faça".
"andas", "aprendas", "cansas", "ficas" e "fazes".
A sequência de verbos destacada NÃO pode ser considerada uma locução verbal em
Eles iam estabelecendo metas.
Esperamos ser você o vitorioso.
As pessoas haviam feito suas escolhas.
Estou investindo em minha profissão.
Tenho de fazer planos para o futuro.
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