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Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que as opções abaixo apresentam propostas de reescrita de trechos do texto indicados entre aspas, assinale a opção que, além de estar gramaticalmente correta, mantém o sentido original do texto.
Então, a dúvida que permanece é: nossas escolas de fato cumprem essa tarefa? (l.8-9): Sendo assim, permanece a dúvida em relação ao cumprimento efetivo dessa tarefa por parte das escolas.
Nosso modelo educacional é muito segmentado, e os conhecimentos de línguas e matemática, por exemplo, são muito diferentes dos valores compreendidos durante a vida profissional (l.13-16): Nosso modelo educacional é deveras, fragmentado e os conhecimentos diferem bastante do que encontra-se na vida profissional.
O despreparo dos jovens, portanto, é patente (l.17): Entretanto, o despreparo dos jovens é patente.
as escolas são desmotivadoras, oferecendo conteúdos específicos para que os alunos estejam preparados para o vestibular (l.37-39): as escolas de ensino médio desestimulam os alunos porque não priorizam tão somente a preparação para o vestibular.
Todos os profissionais precisam saber resolver problemas, falar em público e trabalhar em equipe (l.44-45): São necessários aos profissionais saber resolver problemas, falar em público e trabalhar em equipe.
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Em relação ao sentido do texto e aos seus aspectos linguísticos, assinale a opção correta.
O sujeito de Requer (l.6) retoma o processo de formação dos futuros profissionais (l.3-4).
O pronome lhes (l.6) refere-se a jovens estudantes (l.5).
O vocábulo isso (l.20) retoma O despreparo dos jovens (l.17).
A expressão tal tarefa (l.29) refere-se a o dever das escolas (l.24).
O sujeito de preparam (l.40) refere-se a as escolas de ensino infantil e fundamental (l.32).
Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 1 a 4.
"A economia brasileira [...], em plena democracia, não é comprometida com a abolição." (l. 15-18).exclusão.
legitimação.
regulamentação
inclusão.
abonação.
Que sentença reescreve ...pouco se ouviram... timbre e afinação tão maviosos, (l.. 11-12) mantendo o mesmo valor da palavra pouco e assegurando a correção gramatical?
Poucas pessoas ouviram timbre e afinação tão maviosos.
Timbre e afinação tão maviosos pouco foram ouvidos.
Foi ouvido pouco timbre e afinação tão maviosos.
Poucos ouviram timbre e afinação tão maviosos.
Poucos timbre e afinação tão maviosos se ouviram.
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Acerca de aspectos morfológicos e semânticos de vocábulos do texto V, julgue C ou E.
Os vocábulos "instabilidade" (l.3), "imperfeita" (l.4), "inçados" (l.10) e "impõe" (l.20) são formados por prefixo cujo valor semântico denota privação ou negação.
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Texto I – para as questões 1 e 2
Assinale a opção correta acerca de aspectos semânticos e morfossintáticos do texto I.
A expressão "uma tecla muito batida" (l.1), de uso informal, foi empregada com sentido conotativo e significa expressão desgastada pelo uso.
No segmento "o gosto que estes revelam pela improvisação" (l.2-3), o termo "pela improvisação" exerce função distinta da exercida na seguinte frase: Revelou, pela improvisação, o quanto se afastara da cultura clássica.
O vocábulo "se" tem a mesma classificação gramatical nas seguintes ocorrências: "se verifica" (.4) e "se saem" (l.5)l
No período "No sertão, então, nem se fala" (l.19), verifica-se a antecipação do adjunto adverbial de lugar do verbo falar, o que justifica o emprego da vírgula imediatamente após a palavra "sertão".
No trecho "mas depois indagaram se Bilac era 'poeta' mesmo" (l.23-24), em que se verifica emprego de discurso indireto, a oração iniciada pelo conectivo condicional "se" expressa uma hipótese acerca do que foi mencionado anteriormente.
O vocábulo em caixa alta na frase "Queria que lhe apontassem um cristão DECENTE para guardá-la" (6º parágrafo), que significa "digno", forma um par de vocábulos homônimos não homógrafos com o vocábulo "descente", que significa "que desce". Dos pares de frases abaixo, nas quais também foram usados homônimos não homógrafos, aquele em que houve erro no emprego dos vocábulos por inversão dos respectivos significados é:
Ninguém acreditava que o malandro fosse tão ESPERTO quanto parecia. / Um indivíduo EXPERTO em malandragem perceberia logo a artimanha do vigarista.
Todos procuravam CASSAR um meio para desmascarar o bandido. / Com os apelos que fazia, o vigário queria CAÇAR o direito de o malandro se defender das acusações.
Todos correram à casa do sacerdote para assistir à SESSÃO de ofensas que ambos trocavam entre si. / Se o vigário concedesse na CESSÃO da quantia que o malandro reivindicava, estaria assinando sua declaração de culpa.
Ninguém se contentava em apenas ESPIAR o que acontecia, mas todos queriam também participar. / Se fosse descoberto, o vigarista provavelmente iria EXPIAR seu crime na prisão.
As ações calculadas do malandro demonstravam não se tratar de criminoso INCIPIENTE. / Por dar demonstrações de ser um indivíduo INSIPIENTE, ninguém conseguia entender como o vigarista tinha idealizado tamanha patifaria.
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Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
A expressão "todos autônomos" (l.14) equivale, em sentido, ao que está preconizado no segmento "uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos" (l.6-7).Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta no que tange a aspectos linguísticos do texto.
O termo isso (l.8) refere-se a altas taxas de delinquência e criminalidade (l.7).
A expressão Esse fato (l.12) refere-se à ideia de que o sistema carcerário brasileiro acolhe 470 mil pessoas, embora só tenha capacidade para 299 mil detentos.
A expressão Tal fato (l.23-24) refere-se a ações do Estado em conjunto com a iniciativa privada (l.23).
A expressão uma das primeiras ações (l.33) retoma uma parceria entre o setor privado e os governos estaduais (l.25).
Ao se substituir o termo esse (l.35) por aquele, a correção gramatical e a coerência do texto são mantidas.
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Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.
A expressão uma das mais altas do mundo (l.15) é uma oração explicativa.
O vocábulo porque (l.17) pode ser substituído pela expressão já que, sem prejuízo para a relação de causa e consequência existente entre as orações nem para a correção gramatical do período.
O complemento do verbo deixar (l.19), elíptico no texto, refere-se a a sociedade (l.17).
O vocábulo jovens (l.20) classifica-se, no texto, como adjetivo.
Nas linhas 22 e 29, em ambas as ocorrências, o vocábulo e une orações de mesmo valor sintático.
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