Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 11 a 13
Veja o trecho: "no fim do espetáculo, uma das Maria-atrizes chorou depois da cena." (l. 9-10).
Considerando que o termo destacado representa toda a categoria das empregadas domésticas que atuam como atrizes no projeto do Teatro do Oprimido, é legítimo deter-
minar que tal termo é exemplo de uma linguagem figurada que pode ser identificada como
metáfora
antítese.
metonímia.
eufemismo.
paradoxo.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Das modificações feitas abaixo na redação do trecho "não só para a geração de lucro, mas para o sucesso organizacional"(4º parágrafo), houve alteração de sentido em:
tanto para a geração de lucro, quanto para o sucesso organizacional.
para a geração de lucro, bem como para o sucesso organizacional.
não só para a geração de lucro, como também para o sucesso organizacional.
para a geração de lucro e para o sucesso organizacional.
ora para a geração de lucro, ora para o sucesso organizacional.
Texto II, para responder às questões de 5 a 8.
A oração se olharmos para a educação como um processo contínuo e duradouro (linhas 28 e 29), no contexto do parágrafo, além de estabelecer relação de condição, também pode ser compreendida como uma informação relativa a
modo.
tempo.
lugar.
causa.
consequência.
Texto I, para responder às questões de 1 a 4.
A seguir, são apresentadas possibilidades de reescritura de trechos do texto I. Assinale a alternativa em que a reescritura apresenta mudança de sentido com relação ao texto original.
A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação deu ensejo a grande avanço no sistema educacional brasileiro (linhas de 1 a 3).
com a meta de que a escola venha a ser um lugar de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a multiplicidade cultural e a formação do cidadão (linhas de 3 a 6).
originou-se com várias intensões, entre as quais a inclusão das metas de qualidade para a educação básica (linhas 8 e 9).
São previstos também pelo plano acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino para melhorar a educação no país (linhas de 14 a 16).
Todos os cidadãos devem lutar pela educação, uma vez que ela é direito de todos (linhas 22 e 23).
Quanto à estrutura linguística do texto, julgue os seguintes itens.
O termo consequências deletérias (l.36-37) significa resultados que não podem ser apagados, alterados.
Assinale a opção que mantém a correção gramatical e a coerência entre as ideias do texto ao substituir a palavra pujança(ℓ.8), destacada no texto abaixo.
sistemática
fraqueza
adequação
organização
exuberância
Em relação ao uso das estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.
Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir traz-lhe(ℓ. 2) por traz a ele.
A palavra solapando(ℓ.8) está sendo empregada com o sentido de impulsionando.
A palavra equidade(ℓ.19) está sendo empregada com o sentido de respeito à igualdade de direitos, justiça social.
A palavra Surfando(ℓ.11) está sendo empregada com o sentido denotativo.
Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir vier a ser(ℓ.24) por estiver sendo.
Texto I, para responder às questões de 1 a 6.´
O termo mais, usado em O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la. (linhas de 10 a 12) tem o mesmo valor semântico e morfológico na frase
Não aguentava mais tanto barulho.
E que tudo o mais vá pro inferno!
Cinco mais dois são sete.
Sem mais nem menos, ela sumiu.
Com a chegada do irmão, ela ficou mais nervosa.
Atenção:As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:
reduzindo-as à função (1º parágrafo) = incitando-as à extrapolação.
vampirismo (...) crescente (2º parágrafo) = progres- siva avidez.
seu primeiro tento (2º parágrafo) = sua primitiva meta.
estipendiado para o turista (2º parágrafo) = estilizado para o visitante.
socialização do parentesco (3º parágrafo) = socia- bilidade dos vínculos.
Considerando-se o contexto, nos segmentos análoga à que sucedeu com a pintura moderna (1º parágrafo) e incorporada à forma total da obra de arte (2º parágrafo), não haverá prejuízo para a correção caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...