Questões de Língua Portuguesa do ano 2010

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 11 a 13

Veja o trecho: "no fim do espetáculo, uma das Maria-atrizes chorou depois da cena." (l. 9-10).
Considerando que o termo destacado representa toda a categoria das empregadas domésticas que atuam como atrizes no projeto do Teatro do Oprimido, é legítimo deter-
minar que tal termo é exemplo de uma linguagem figurada que pode ser identificada como

  • A.

    metáfora

  • B.

    antítese.

  • C.

    metonímia.

  • D.

    eufemismo.

  • E.

    paradoxo.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Das modificações feitas abaixo na redação do trecho "não só para a geração de lucro, mas para o sucesso organizacional"(4º parágrafo), houve alteração de sentido em:

  • A.

    tanto para a geração de lucro, quanto para o sucesso organizacional.

  • B.

    para a geração de lucro, bem como para o sucesso organizacional.

  • C.

    não só para a geração de lucro, como também para o sucesso organizacional.

  • D.

    para a geração de lucro e para o sucesso organizacional.

  • E.

    ora para a geração de lucro, ora para o sucesso organizacional.

Texto II, para responder às questões de 5 a 8.

A oração “se olharmos para a educação como um processo contínuo e duradouro” (linhas 28 e 29), no contexto do parágrafo, além de estabelecer relação de condição, também pode ser compreendida como uma informação relativa a

  • A.

    modo.

  • B.

    tempo.

  • C.

    lugar.

  • D.

    causa.

  • E.

    consequência.

Texto I, para responder às questões de 1 a 4.

A seguir, são apresentadas possibilidades de reescritura de trechos do texto I. Assinale a alternativa em que a reescritura apresenta mudança de sentido com relação ao texto original.

  • A.

    A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação deu ensejo a grande avanço no sistema educacional brasileiro (linhas de 1 a 3).

  • B.

    com a meta de que a escola venha a ser um lugar de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a multiplicidade cultural e a formação do cidadão (linhas de 3 a 6).

  • C.

    originou-se com várias intensões, entre as quais a inclusão das metas de qualidade para a educação básica (linhas 8 e 9).

  • D.

    São previstos também pelo plano acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino para melhorar a educação no país (linhas de 14 a 16).

  • E.

    Todos os cidadãos devem lutar pela educação, uma vez que ela é direito de todos (linhas 22 e 23).

Quanto à estrutura linguística do texto, julgue os seguintes itens.

O termo “consequências deletérias” (l.36-37) significa resultados que não podem ser apagados, alterados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que mantém a correção gramatical e a coerência entre as ideias do texto ao substituir a palavra “pujança”(ℓ.8), destacada no texto abaixo.

  • A.

    sistemática

  • B.

    fraqueza

  • C.

    adequação

  • D.

    organização

  • E.

    exuberância

Em relação ao uso das estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir “traz-lhe”(ℓ. 2) por traz a ele.

  • B.

    A palavra “solapando”(ℓ.8) está sendo empregada com o sentido de impulsionando.

  • C.

    A palavra “equidade”(ℓ.19) está sendo empregada com o sentido de respeito à igualdade de direitos, justiça social.

  • D.

    A palavra “Surfando”(ℓ.11) está sendo empregada com o sentido denotativo.

  • E.

    Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir “vier a ser”(ℓ.24) por estiver sendo.

Texto I, para responder às questões de 1 a 6.´

O termo “mais”, usado em “O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la.” (linhas de 10 a 12) tem o mesmo valor semântico e morfológico na frase

  • A.

    Não aguentava mais tanto barulho.

  • B.

    E que tudo o mais vá pro inferno!

  • C.

    Cinco mais dois são sete.

  • D.

    Sem mais nem menos, ela sumiu.

  • E.

    Com a chegada do irmão, ela ficou mais nervosa.

Atenção:As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A.

    reduzindo-as à função (1º parágrafo) = incitando-as à extrapolação.

  • B.

    vampirismo (...) crescente (2º parágrafo) = progres- siva avidez.

  • C.

    seu primeiro tento (2º parágrafo) = sua primitiva meta.

  • D.

    estipendiado para o turista (2º parágrafo) = estilizado para o visitante.

  • E.

    socialização do parentesco (3º parágrafo) = socia- bilidade dos vínculos.

Considerando-se o contexto, nos segmentos análoga à que sucedeu com a pintura moderna (1º parágrafo) e incorporada à forma total da obra de arte (2º parágrafo), não haverá prejuízo para a correção caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por

  • A. implícita com a que e adstrita pela forma.
  • B. ao par da que e introduzida à forma.
  • C. aproximativa pela que e assimilada diante da forma.
  • D. à semelhança da que e integrada na forma.
  • E. próxima com a que e absorta pela forma.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...