Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não se trata nesse caso de exercício como aliado para manter a saúde do corpo. Estamos falando de bem-estar psicológico; a preposição para, nesse segmento do texto, apresenta o mesmo sentido em:
A saúde do corpo é necessária para o bom desempenho escolar.
Os funcionários foram para a academia aliviar as tensões.
Eles estão para fazer esses exercícios há vários meses.
Pediu para sair do emprego em razão do estresse.
Vieram para cá a fim de fazer atividades físicas.
Contos de vigário
Passam-se tempos sem que ouçamos falar em contos de vigário. Muito bem. Tornamo-nos otimistas, imaginamos que, se a reportagem não menciona esses espantosos casos de tolice combinada com safadeza, certamente os homens ficaram sabidos e melhoraram.
Pensamos assim e devemos estar em erro. Provavelmente esse negócio continua a florescer, mas as vítimas têm vergonha de queixar-se e confessar que são idiotas. Raras vezes um cidadão se resolve a afrontar o ridículo, e vai à polícia declarar que, não obstante ser parvo, teve a intenção de embrulhar o seu semelhante,
O que ele faz depois de logrado é meter-se em casa, arrancar os cabelos, evitar os espelhos e passar uns dias de cama, procedimento que todos nós adotamos quando, em consequência de um disparate volumoso, nos sentimos inferiores ao resto da humanidade. Convenientemente curado, cicatrizado, esquecida a fraqueza, o sujeito levanta-se e adquire consistência para realizar nova tolice. E assim por diante, até a hora da tolice máxima, em que ninguém reincide porque isto é impossível.
(a.t.d.)
Quanto à descrição gramatical de elementos do texto, assinale a opção correta.
A forma verbal Passam-se (linha 1) está no plural para atender à regra gramatical de concordância com o sujeito da oração.
Em Tornamo-nos (linha 2), a supressão do s é prescrita para se evitar o efeito do eco.
O verbo queixar-se (linha 8), utilizado no texto como verbo pronominal, conjuga-se facultativamente sem o pronome.
Em levanta-se (linha 17), a partícula se indica a indeterminação do sujeito.
"Incrível o número de leviandades que se falam sobre a cidade." Marque a assertiva incorreta a respeito dos aspectos gramaticais da frase acima:
A palavra "se" não exerce função sintática: é partícula apassivadora.
A palavra "que" classifica-se como pronome relativo e tem como termo antecedente a palavra "leviandades".
A expressão "sobre a cidade" exerce a função de adjunto adverbial de lugar.
Caso o pronome "se" fosse suprimido, não haveria prejuízo para o sentido do período, mas tal alteração repercutiria na relação sintática dos termos da oração.
Leia o texto seguinte, paródia de um fragmento de um soneto de Vinícius de Moraes, para responder às questões 03 e 04, seguintes. (....) O meu cão: uma amizade que a vida não explica Que só se vai ao sentir outra nascer E o espelho de minha alma multiplica.
A classe gramatical do termo destacado (sublinhado, linha 1) é:
conjunção subordinativa integrante.
pronome relativo
pronome indefinido
conjunção coordenativa explicativa.
partícula enfática.
Num dia cinzento de janeiro, Lawrence Summers - o presidente da Universidade Har vard - sugeriu que diferenças inatas na estrutura do cérebro masculino e do feminino poderiam ser um fator determinante para a relativa escassez de mulheres na ciência.
No trecho, o termo DETERMINANTE exerce função morfossintática de:
Adjetivo e adjunto adnominal;
Adjetivo e adjunto adverbial;
Advérbio e adjunto adverbial;
Substantivo e núcleo.
Observe as assertivas abaixo:
I. Este granulado é para ___ fazer o bolo de chocolate.
II. Para ____, isso foi armação.
III. Nem um nem outro adolescente ___ revistado.
A alternativa em que as lacunas se completam, correta e respectivamente, é:
Mim, mim, serão.
Eu, mim, será.
Eu, eu, serão.
Mim, mim, será.
Considerando-se a análise mórfi ca e sintática, indique a opção correta.
Órgão e defender (linha 4) são morfemas gramaticais.
Em fundado na disposição constitucional de órgão incumbido de defender os interesses da sociedade e de fi scalizar a execução da lei (linhas 3 a 5) o trecho corresponde a um aposto.
Em sente a necessidade de oferecer ao administrador público (...) (linhas 7 e 8) o trecho sublinhado constitui um complemento nominal.
Ressalta-se, ainda, a importância desta página (...) (linha 24) é um caso de oração sem sujeito.
Ainda (linha 24) e além disto (linha 28) são intercambiáveis sem prejuízo de sentido.
A respeito das ideias e das estruturas do texto acima, julgue os seguintes itens.
O uso de a qual (l.18) em lugar de o que tem a vantagem de deixar claro que a luta diária deve ser contra a pobreza (l.17) ou contra a violação (l.17), não contra os direitos humanos (l.17-18).
A ocorrência da preposição em nos termos na inclusão (l.2) e nos processos (l.2-3) indica que esses dois termos complementam desequilíbrios (l.2).
O uso da preposição a antes do pronome quem (l.16) é exigência da relação entre o verbo travar e a expressão dois terços da população mundial (l.16); mas o uso da mesma preposição antes das palavras financiamento, tecnologias e direito, todas na linha 17, é exigência da palavra acesso (l.17).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...