Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo como base as estruturas e os sentidos do texto, analise:
I. Em Os primeiros processadores de texto foram recebidos com o nariz torcido, a expressão destacada tem sentido conotativo.
II. Em Mesmo perdendo rios de dinheiro o termo destacado pode ser substituído por ainda que.
III. Em e há mais universitários de poucas rendas, o termo destacado, no pretérito imperfeito, preservando-se a concordância, seria haviam.
IV. Em Paulo Coelho se deu bem, lançando seu último livro gratuitamente na internet, o pronome lhe substitui corretamente a expressão destacada.
V. O termo Isso (1º§) é um elemento coesivo por retomar o período antecedente. Estão corretas apenas as afirmativas:
III, IV
I, III, V
I, II, V
I, II, III
II, III, IV
Texto para as questões 8 e 9
Assinale a opção correta a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto.
O uso do singular em "desenvolvimento humano" (l.1-2) determina a flexão de singular em "considera" (l.2).
Na linha 3, para evitar-se a redundância do uso do pronome "se", pode-se retirar o primeiro deles, antes de "formam", deixando-o apenas subentendido.
A flexão de masculino no termo "caracterizado" (l.8) remete a "segmento do real" (l.7); por isso, sua flexão no feminino provocaria incoerência e erro gramatical no texto.
Na linha 10, a forma verbal "É" concorda com "um processo complexo" e tem função coesiva ao deixar subentendida a referência a "subjetividade" (l.7).
O pronome "lhe" (l.14) estabelece uma relação de causa e consequência entre "origem" (l.14) e "intrincada rede de interações" (l.10), de tal maneira que sua substituição por à ela preservaria a correção e a coerência textuais.
Julgue os seguintes itens, a respeito do uso das estruturas linguísticas na organização das ideias do texto acima.
I A omissão do advérbio "já" (L.1) manteria a coerência entre os argumentos, mas não permitiria inferir que, no passado, "Criatividade e inovação" (L.1) foram consideradas "desafios do futuro" (L.2) .
II A presença da estrutura verbal "a serem resolvidos" (L.4-5) marca uma situação futura que, se omitida, provocaria alteração nas relações de sentido, mas não tornaria a argumentação incoerente.
III A retirada da oração "são alguns dos fatores" (L.6-7) tornaria o texto mais formal e não prejudicaria sua argumentação, desde que o verbo "justificam" (L.7) fosse flexionado no singular.
IV O desenvolvimento das ideias permite também usar o verbo "repousa" (L.10) flexionado no plural, sem prejudicar a correção gramatical do texto.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Assinale o trecho em que a transcrição do texto adaptado de Conjuntura Econômica, de setembro de 2010, vol. 64, n. 9, desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas linguísticas.
Há evidências de que a economia brasileira passa por um processo de transformação estrutural, em direção a um juro neutro mais baixo. Na verdade, a maior dificuldade para se projetar a trajetória de juros no Brasil é o desempenho da economia do resto do mundo.
Caso haja, de fato, um segundo mergulho ressessivo nos Estados Unidos, como previnham importantes analistas, os efeitos deflacionários seriam consideráveis e iriam além das fronteiras americanas.
Se isso ocorrer, é provável que contribua para reduzir a taxa de juros do Brasil no curto e médio prazo. Não há absolutamente nada de trivial no atual momento da política monetária.
É importante ter em mente, por outro lado, que a dificuldade, neste caso, não deve ser tomada de forma dramática. A economia brasileira passa por uma excelente fase cíclica, em que o crescimento não é acompanhado por nenhuma grande ameaça de explosão inflacionária ou de crise nas contas externas no horizonte visível.
Na verdade, o cenário externo é mais preocupante do que o interno. Em uma situação desse tipo, os erros e os acertos devem ser encarados mais como uma sintonia fina de um momento amplamente favorável do que como decisões que podem salvar o país.
Assinale a opção que, na sequência, preenche corretamente as lacunas do texto, de modo a manter a coesão e a coerência entre as ideias.
As questões 5 e 6 tomam por base o seguinte texto.
Assinale a opção correta a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto.
Por integrar um termo que complementa "combater"(l.4), o artigo em "a formacao"(l.4) poderia receber o sinal indicativo de crase, o que indicaria a insercao da preposicao a no texto.
Apesar da extensão do período sintático, a inserção de uma vírgula depois de estrangeiros(ℓ.6) provocaria erro gramatical e incoerência textual.
Como a expressao "imposto de operacoes financeiras"(l.10 e 11) esta escrita, no texto, com iniciais minusculas, sua sigla tambem deveria ser grafada com letras minusculas para atender as regras de ortografia.
O uso do modo subjuntivo em "sejam"(l.21) ressalta a ideia de uma hipotese, uma possibilidade; para se fazer uma afirmacao, o desenvolvimento textual admitiria a forma de indicativo: sao ou serao.
Preserva-se a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto ao usar o verbo existir em lugar de haver(ℓ.20), desde que se faça a concordância adequada, escrevendo pode existirem circunstâncias.
Considere o texto abaixo para responder às questões 1 e 2.
Provoca-se erro gramatical e, consequentemente, incoerência textual ao
tornar a ideia indeterminada pelo pronome se, escrevendo tornar-se-a, em lugar de "tornara"(l.20).
enfatizar as relações de coesão, inserindo a antes de de que há(ℓ.13).
manter a ideia de modo, substituindo "ao multiplicar"(l.21) por multiplicando.
incluir o leitor na argumentacao, substituindo "se pensa"(l.24) por pensamos.
substituir a conjuncao em "tem que"(l.36) pela preposicao de, escrevendo tem de ser feito.
"A urbanização do Brasil deu à miséria certa impessoalidade. Ela passou a apresentar-se como um elemento da paisagem, algo para ser visto pela janelinha do carro, ora esparramada sobre a calçada, ora refugiada sob o viaduto.
A modernidade trouxe novas formas de contato com a riqueza. Logo a miséria estava batendo, suja, esfarrapada, no vidro de nosso carro." (L. 8-15)
Considerando a norma padrão da Língua Portuguesa no fragmento acima, afirma-se corretamente que
a supressão da preposição em "passou a apresentar-se" (L. 9) prejudica a correção da frase.
a forma verbal correspondente a passou, no plural, mantendo-se o tempo e o modo, é "passam".
as conjunções ora ora, no fragmento "ora esparramada sobre a calçada, ora refugiada sob o viaduto." (L. 11-12), aditam duas idéias que expressam a mesma noção de finalidade da ação.
o deslocamento do adjetivo "novas" (L. 13), com as devidas alterações, produz "formas novas de contato com a riqueza", com forte prejuízo do sentido original.
o termo destacado na frase "A urbanização do Brasil deu à miséria certa impessoalidade." (L. 8-9) exerce a função de adjunto.
Os trechos a seguir compõem um texto adaptado de Carlos Castilho (http://www.observatoriodaimprensa. com.br/, acesso em 1/11/2010).
Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.
Ainda não é uma luz no fim do túnel, mas alguns estudiosos do jornalismo já começam a vislumbrarem um novo horizonte para a atividade. E o que começa a surgir vai espantar muita gente porque têm pouca coisa a ver com o que entendemos hoje por jornalismo.
O meio ambiente dos jornalistas deixará de lado as redações para situar-se nas comunidades, pois eles vão atuar dentro de redes sociais digitais. Suas ferramentas principais não serão mais o computador, mas os softwares de produção colaborativa e coletiva de narrativas textuais, visuais, sonoras e interativas.
A tendência que certamente vai gerar mais polêmica é a que colocam o jornalismo não mais como uma habilidade, segundo alguns, ou uma ciência, para outros, mas como uma função social intimamente ligada ao papel que a Internet terá na sociedade dos próximos anos.
As chamadas mídias sociais, os softwares que viabilizam a circulação de informações dentro das redes sociais digitais, já é uma grande fonte de notícias e a tendência é que sua importância cresça ainda mais, na medida que a internet incluir cada vez mais pessoas. Não é necessário ser nenhum especialista para perceber que as redes tende a ser o grande manancial do conhecimento humano.
A produção colaborativa de notícias, na qual o público recolhe dados e fatos que são processados em conjunto com jornalistas, já são vistas como a grande alternativa para situações extremas como, por exemplo, a surgida pela divulgação de documentos secretos sobre a guerra no Iraque pelo site Wikileaks.
Em relação aos elementos coesivos do texto, assinale a opção correta.
Em mantê-lo(ℓ.5), o pronome -lo retoma o antecedente consumo(ℓ.3).
A expressão dessa história(ℓ.7) retoma o antecedente consumo global de energia (ℓ.5 e 6).
Em seu consumo(ℓ.16) seu refere-se a combustíveis fósseis(ℓ.14).
Em sua redução(ℓ.10) sua refere-se a industrialização( ℓ.3).
A expressão Esse ciclo(ℓ.21) retoma o antecedente começo do século XXI(ℓ.20).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...