Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Atenção: As questões de números 66 a 70 referem-se ao texto abaixo.
Considerando o contexto, está INCORRETO o que se afirma em:
Em Tudo o que se disse (linha 2), a substituição do segmento grifado por "Todas as verdades" exige o emprego de "disseram", para que a correção seja mantida.
Schopenhauer vale-se da observação do porcoespinho (linha 8) para, por semelhança, sugerir ao homem certo padrão de comportamento.
Em não ter, preferível morrer (linha 29) nota-se a ocorrência de duas elipses.
O emprego da preposição Até (linha 22) indica um limite de tempo, que se opõe à afirmativa introduzida pelo advérbio Hoje (linha 24).
Nos segmentos (linhas 11 e 12) constatou no século XVII que, em estado natural e (linhas 15 e 16) "os homens cumpram os pactos que celebrarem", as palavras grifadas se incluem na mesma classe gramatical e desempenham função sintática idêntica.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Texto I, para responder às questões de 1 a 3.
A respeito do texto I, assinale a alternativa correta.
No segundo parágrafo do texto, há exemplos de tipologias discursivas: o discurso direto, o indireto e o indireto livre.
No segundo parágrafo, há duas ocorrências do vocábulo o como pronome oblíquo.
A palavra abrupto, empregada na linha 15, tem como sinônimo correspondente o termo bruto e, como antônimo, repentino.
As vírgulas, na citação das linhas de 28 a 32, podem ser retiradas sem prejuízo gramatical.
O texto I tem passagens narrativas e dissertativas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
Considerando o trecho Onde quer que a cooperação de pessoas no intuito de alcançar um ou mais objetivos comuns se torne organizada e formal, o componente essencial e fundamental dessa associação é a Administração - a função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas, com os melhores resultados. (linhas 18 a 23), a reescrita que melhor atende aos sentidos do texto apresenta correção gramatical é
Onde quer que a cooperação de pessoas, no intuito de alcançar um ou mais objetivos comuns, torne-se organizada e formal; o componente essencial e fundamental dessa associação é: a Administração, a função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas, com os melhores resultados..
Onde quer que a cooperação de pessoas, no intuito de alcançar um ou mais objetivos comuns, se torne organizada e formal, o componente essencial e fundamental dessa associação é: a Administração, a função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas, com os melhores resultados..
Onde quer que a cooperação de pessoas no intuito de alcançar um ou mais objetivos comuns, se torne organizada e formal; o componente essencial e fundamental dessa associação é a Administração - a função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas, com os melhores resultados..
Onde, quer que a cooperação de pessoas no intuito de alcançar, um ou mais objetivos comuns torne-se organizada e formal, o componente essencial e fundamental dessa associação é a Administração: a função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas, com os melhores resultados..
Com relação a vocabulário e aspectos gramaticais do texto IV, julgue C ou E.
Na frase "Quais as qualidades que formam não o incidental, mas o crítico competente?" (l.8-9), o emprego da palavra de realce "que" e a oposição estabelecida por "não..., mas" são recursos de ênfase.
Considerando o texto acima, julgue os itens de
1 a 10.O sentido original do texto e a sua correção gramatical serão mantidos, caso se elimine o termo "que" (l.8).
Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 7 a 9.
"Nenhum bicho venenoso pode alegar que a luta pela vida o fez assim. Que ele foi ficando venenoso com o tempo, que só descobriu que sua picada era tóxica por acidente, que nunca pensou etc." (l. 14-17)
No trecho acima, o cronista faz uso do termo "que", repetidamente.
A passagem na qual o termo "que" apresenta a mesma classificação gramatical daquela desempenhada no trecho destacado é
"E o que vale para serpentes vale para o ser humano". (l. 19-20)
"o fato é que não dá para evitar a constatação". (l. 22-23)
"A pura maldade inerente a tanto que se vê". (l. 41-42)
As palavras sublinhadas no parágrafo referem-se, respectivamente, a
Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no texto apresentado e aos seus aspectos gramaticais.
O termo que (l.3) é classificado como pronome relativo e retoma a expressão maior trânsito de informações e de tecnologia (l.2-3).
Na frase A filmadora Handycam CX7 de alta definição permite que você grave e crie excelentes vídeos e fotos em alta qualidade, o termo QUE destacado trata-se de:
No fragmento "O novo acordo precisa ir muito além de Kyoto, se a meta for impedir que o aumento da temperatura média da atmosfera ultrapasse 2 °C de aquecimento neste século, como recomenda a maioria dos climatologistas." (L. 15-19), o termo "se" tem o sentido equivalente ao de
logo que.
à medida que.
no caso de.
apesar de.
uma vez que.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...