Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A substituição de se modificaram (l.9) por foram modificadas prejudicaria a correção gramatical do período.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na forma verbal formar-se (l.5), o emprego da partícula se é opcional; portanto, caso ela seja omitida, serão mantidas a correção gramatical do texto e a adequação à modalidade escrita formal.
No que se refere aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens seguintes.
No trecho pois se lhe repugnava a metafísica do nariz (l.10-11), a partícula se classifica-se como pronome reflexivo.Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o texto acima, julgue os itens de
1 a 10.A expressão 'já que' (l.33) pode ser corretamente substituída por porque.
Na visão do autor, a cidade é um espaço caracterizado por antíteses, por opostos que se somam num todo quase sempre contraditório. Esse ponto de vista se faz presente de forma particularmente significativa em
"A cidade moderna são os ecos [de um] labirinto –" . (L. 1)
"Ou mais, o lugar do descartável e do novo e sempreigual." (L. 8-9)
"O homem citadino é presa dessa cidade," (L. 10)
"Não consegue sair desse espaço denso," (L. 11-12)
"O signo do progresso transforma a urbanização em movimento centrífugo," (L. 18-19)
Língua Portuguesa - Estilística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2010
O jabuti assim fez, e sossegadamente, porque jabuti não se apressa em caso nenhum, botou os arreios no leitão, apertou o mais que pôde a barrigueira, montou muito devagar e lept! lept! fincou-lhe o chicote como quem surra burro bravo. Coin! coin! coin! berrava o pobre marquês.
Nesse trecho observa-se o uso repetido de um recurso de linguagem chamado
hipocorístico.
justaposição.
aliteração.
onomatopeia.
anadiplose.
O texto a seguir é um fragmento da carta de João Cabral de Melo Neto a Carlos Drummond de Andrade e serve de base para responder às questões de nos
14 a 16.
Para manter a coesão de um texto, é comum o emprego de um recurso caracterizado como coesão referencial anafórica, através da qual um termo retoma outro já mencionado. O título do livro de Drummond, Sentimento do Mundo, foi retomado duas vezes, nesse trecho da carta. Qual dos trechos transcritos a seguir contém o termo em negrito empregado para o fim destacado?
"Devo começar lhe pedindo desculpas..." (l. 1).
"agradecido sua lembrança de me mandar o Sentimento do Mundo." (l. 2-3).
"Eu o recebi pouco depois..." (l. 3-4).
"tive que abandoná-la," (l. 7).
"Em todo caso, deixe-me dizer que o Sentimento do Mundo nos reconcilia com diversas coisas:" (l. 10-11).
A metáfora é um recurso bastante utilizado para a criação de imagens poéticas. No poema de Cora Coralina, texto IX, é possível fazer a seguinte relação:
no contexto do poema, Ajuntando novas pedras (verso 2) refere-se ao hábito infantil de recolher pedrinhas.
em Remove pedras e planta roseiras e faz doces (verso 5), surgem elementos que fazem alusão direta à infância.
em Esta fonte é para uso de todos os sedentos (verso 10), a palavra fonte pode estar referindo-se à própria literatura.
Vem a estas páginas (verso 12) refere-se exatamente ao livro que o leitor tem nas mãos, no momento da leitura.
aos que têm sede (verso 14) refere-se a todas as pessoas vitimadas pela seca e que sofrem de alguma mazela social.
Com base no texto acima, em conhecimentos gramaticais e estilísticos e naqueles relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
Se o sexto período estivesse registrado assim: Conduza o protagonista na direção errada de início, depois algo acontece que o leva na direção certa, ele teria sérios problemas gramaticais, nos mais diversos campos, tais como: regência verbal e pontuação.
A técnica descrita no texto pode ser adequadamente usada para a produção de um manual de procedimentos, com instruções e prescrições.
O quarto período, para aperfeiçoamento estilístico, pode ser assim reescrito, sem nenhum prejuízo linguístico: Defina um passado para os personagens que os levou a ser ou estar como no presente, mesmo que não escreva tudo.
Os dois-pontos do terceiro período podem ser corretamente substituídos por vírgula seguida de portanto.
O primeiro e o segundo períodos, sem perda gramatical e estilística, podem ser reunidos em apenas um, trocando-se o ponto-final do primeiro por vírgula e substituindo-se Pode por a qual pode.
Texto I, para responder às questões de 1 a 5.
Assinale a alternativa em que a pontuação do texto I foi utilizada estilisticamente para dar ênfase ao sentimento de indignação do autor.
E ainda haverá quem se espante com o lamentável estado em que o ensino (e o país) se encontra? (linhas 31 e 32)
Porém, em muitas escolas, o conceito de resistência à mudança tão caro às ciências da educação confunde-se com preguiça e contribui para legitimar a mediocridade. (linhas de 17 a 20)
Em meados do século XX, um ilustre professor denunciava práticas que considerava nocivas. (linhas de 6 a 8)
perseguem e caluniam todo e qualquer professor que ouse interpelar o instituído, questionar os burocratas, ou pior ainda! manifestar ideias diferentes (linhas de 26 a 29)
que mudavam de ideias e convicções consoante julgassem conveniente, que se opunham à permanência na sua escola, de elementos de incontroversa competência e dedicação (linhas de 11 a 14)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...