Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto II, para responder às questões de 4 a 6.
Cada uma das alternativas a seguir apresenta reescritura de fragmento do texto. Assinale a alternativa em que a reescritura não apresenta erro de pontuação.
Elas se submeteram ao teste, mas nunca mais voltaram ao laboratório logo, vivem em dúvida sobre se realmente são portadoras do HIV (linhas de 6 a 9).
O novo método de diagnóstico definitivo instantâneo do HIV, é uma adaptação do Dual Path Platform (DPP), sistema, à base de reagentes químicos, criado por cientistas americanos em 2005 e amplamente adotado para rastrear doenças como leishmaniose e leptospirose (linhas de 15 a 19).
Os trabalhos da Fiocruz consumiram dois anos, durante os quais foram concebidos e logo descartados cinco protótipos (linhas 28 e 29).
Amparados pelos mesmos cientistas americanos que idealizaram o princípio do exame, há seis anos, os pesquisadores chegaram a um modelo, que rastreia o vírus a partir de cinco das proteínas, que o compõem quatro delas referentes ao HIV de tipo 1 e a outra, ao de tipo 2 (linhas de 30 a 34).
Saber o mais rapidamente possível da presença do HIV no organismo salva, a vida do infectado e impede, a propagação da doença (linhas de 47 a 49).
No texto lê-se: Sei que, como todo mundo, não sei muitas coisas. O uso das aspas, no contexto da frase, serve para:
demonstrar que a frase sofreu uma interferência de um outro enunciador.
informar que o narrador deu início a um diálogo.
indicar que a idéia apresentada é de outro.
realçar uma expressão de uso popular.
No texto, lê-se Basta conferir na relação entre casais. Haja reações infantis... As reticências que encerram a frase servem para, PRINCIPALMENTE
indicar que a idéia expressa foi suprida e cabe à imaginação do leitor completá-la.
assinalar a inflexão emocional que foi provocada pelo tema relação.
informar que o articulista ficou surpreso com o que constatou.
realçar uma palavra ou expressão anunciada anteriormente.
A respeito das ideias veiculadas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens de 9 a 15.
O emprego das vírgulas logo após sem fome (l.5) e gostosas (l.14) é facultativo; essas vírgulas poderiam, portanto, ser omitidas sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 13, considere o texto abaixo.
Alterada a pontuação original, a frase do texto que mantém a correção é:
As indústrias culturais e mais especificamente a do cinema, criaram uma nova figura, mágica; absolutamente moderna: a estrela.
Deslocamento progressivo que não é mais que o sinal de um novo triunfo da forma-moda − conseguindo tornar efêmeras, e consumíveis, as próprias estrelas da notoriedade.
O que caracteriza o star-system em uma era hipermoderna é de fato, sua expansão para todos os domínios.
A própria literatura, consagra escritores no mercado internacional, os quais negociam seus direitos por intermédio de agentes segundo o sistema que prevalece, nas indústrias do espetáculo.
Depressa, ela desempenhou um papel, importante no sucesso de massa, que o cinema alcançou.
Atenção: As questões de números 1 a 6 referem-se ao texto abaixo.
Leia as afirmações abaixo sobre a pontuação utilizada no texto.
I. Em − Maurício, Reunião e Rodriguez −, os travessões poderiam ser substituídos por parênteses, sem prejuízo para o sentido e a coesão da frase.
II. O travessão empregado imediatamente depois de voavam (1º parágrafo) pode ser substituído por dois pontos, sem prejuízo para o sentido e a coesão da frase.
III. Em o explorador francês Leguat, que passou vários meses no local, empenhou-se na procura dos dodôs, a retirada das vírgulas não implica prejuízo para o sentido e a correção da frase.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Está plenamente adequada a pontuação da frase:
Da glória, própria dos homens ilustres da Antiguidade e que era como o horizonte resplandecente da grande cultura clássica, passou-se às estrelas - forma ainda heroicizada pela sublimação de que eram portadoras - , depois, com a rapidez de duas ou três décadas de hipermodernidade, às pessoas célebres, às personalidades conhecidas, às pessoas. Deslocamento progressivo que não é mais que o sinal de um novo triunfo da formamoda, conseguindo tornar efêmeras e consumíveis as próprias estrelas da notoriedade.
Levando em conta o acima transcrito, em seu contexto, assinale a afirmação correta.
No segmento que se encontra entre vírgulas, imediatamente depois de Da glória, somente uma das declarações destina-se a caracterizar glória.
É legítimo entender-se do fragmento: as estrelas ostentavam, e pelas mesmas razões, a aura de heroísmo que representava a glória dos homens ilustres da Antiguidade.
No segmento que descreve a segunda parte do processo de deslocamento, introduzida por depois, a expressão que está subentendida é Da glória.
As aspas, em pessoas, chamam a atenção para o particular sentido em que a palavra foi usada: como sinônimo das duas expressões imediatamente anteriores.
A forma efêmeras e consumíveis obtém sua força expressiva pela repetição de uma mesma ideia, repetição que se dá sem acréscimo de traço de sentido.
A única frase NÃO pontuada corretamente é:
É minha opinião, que não se deve falar mal de ninguém; e menos ainda daqueles que prestam serviços públicos: estes querendo ou não, estão a nosso serviço cotidianamente.
Só muito tempo depois de sua partida (vejam o que é a indecisão imposta pelo medo!), compreendi que era só uma mudança de bairro, e então prometi que a visitaria logo.
À beira de um ano novo − e quase à beira do outro século −, a imprensa discutia ainda a mesma questão, crucial, sem dúvida, que ocupara por décadas o espírito dos homens públicos.
Encontrando o rapaz no lugar combinado, não o saudei; olhei-o, porém, fixamente, e sorri, é verdade, mas como se fosse para alguém a quem se cumprimenta só por obrigação.
A mais alta delas andava rapidamente; a outra, cantando e sorrindo, fazia dos passos um modo de brinquedo, então bastante em moda entre os mais jovens.
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas empregadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.
No trecho Em meados do século XX, esses exercícios caíram em desuso nas escolas (l.23-25), a vírgula está empregada como marca de estilo e pode ser omitida sem que haja prejuízo para a correção gramatical do período.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...