Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os fragmentos incluídos nos próximos itens são partes de um texto adaptado da Internet: . Julgue-os quanto à correção gramatical.

Uma escola cuja a média padronizada da Prova Brasil, na 4.ª série, é 5,0 e o tempo médio de conclusão de cada série é de 2 anos, terá o IDEB igual a 5,0 dividido por 2, ou seja, IDEB 2,5. Já uma escola com média padronizada da Prova Brasil, na 4.ª série, igual a 5,0 e tempo médio para conclusão igual a 1 ano, terão IDEB igual a 5,0.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fragmentos incluídos nos próximos itens são partes de um texto adaptado da Internet: . Julgue-os quanto à correção gramatical.

O IDEB é resultado do cálculo entre o desempenho e o rendimento escolar. O IDEB foi desenvolvido para ser um indicador que relacionam informações de desempenho em exames padronizados com informações sobre rendimento escolar (taxa média de aprovação dos estudantes na etapa de ensino). Indicadores educacionais são desejáveis porque permitem o monitoramento do sistema de ensino do país.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fragmentos incluídos nos próximos itens são partes de um texto adaptado da Internet: . Julgue-os quanto à correção gramatical.

A importância do IDEB, em termos de diagnóstico e norteamento de ações políticas focalizadas na melhoria do sistema educacional, está em detectar escolas e(ou) redes de ensino cujos alunos apresentem rendimento e proficiência baixos e em monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e(ou) redes de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    O uso da forma verbal “perpetua-se” (linha 36), no singular, atende às normas de concordância com o termo “idêntica injustiça” (linhas 36 e 37) e seriam preservadas a coerência e a correção gramatical do texto se fossem usados os termos no plural idênticas injustiças e perpetuam-se.

  • B.

    Manter-se-iam a mesma correção gramatical e a mesma coerência ao reescrever “como dar tratamento uniforme a pessoas que têm, de fato, motivos para serem tratadas de modo diferenciado” (linhas 37 a 39) da seguinte forma: como dar tratamento uniforme às pessoas que tem, de fato, motivos para serem tratadas de modo diferenciado.

  • C.

    O último período do terceiro parágrafo apresenta como argumentação a oposição de ideias.

  • D.

    A função sintática da palavra “se” (linha 32) é indeterminar o sujeito da oração.

  • E.

    O uso da preposição “de” (linha 52) não é obrigatório para a relação estabelecida com o substantivo abstrato “consciência” (linha 52).

Julgue os itens a seguir acerca do texto

I. I - Os vocábulos “Ele” (linha 2), “presença quieta e discreta” (linhas 2 e 3) e “lo” (linha 5) pertencem à mesma cadeia coesiva cujo referente é o termo “Mario” (linha 1).

II - No período “Tantas que um dia ele observou: ‘acho que a Mafalda pensa que eu sou uma centopeia.’” (linhas 4 e 5), as orações introduzidas pela conjunção “que”(linha 4) mantêm a mesma relação de sentido.

III - O texto pertence ao gênero narrativo, visto que apresenta um episódio hilariante da vida do escritor Mario Quintana, contado por Luís Fernando Veríssimo.

IV- A substituição da preposição “de” por para em “Teve alguma dificuldade em sair do banco de trás” (linhas 6 e 7) não implica prejuízo semântico, apenas sintático.

V - Ao utilizar como recurso a fala de Mario Quintana, o objetivo de Luís Fernando Veríssimo foi ratificar a afirmação presente na linha 1 do texto.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.

Caso o adjunto adverbial “Na Universidade de Oxford” (l.13) seja deslocado para o final do período em que ocorre, não será necessário ajuste na pontuação, bastando, para se manterem a correção gramatical e o sentido do texto, as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da reescritura do período “A despeito da sucessão de crises financeiras e cambiais que se abateram nos últimos 30 anos sobre os ex-periféricos (agora emergentes), a turma do Fundo Monetário continua a acreditar na fábula dos mercados eficientes”, entre as linhas 11 e 14 do texto, julgue os itens que se seguem.

A seguinte reescritura mantém o sentido e a correção gramatical do período: Não obstante às crises financeiras e cambiais que se sucederam nos últimos 30 anos contra os experiféricos (agora emergentes), a fábula dos mercados eficientes continua sendo acreditada pelo FMI.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relacionados à ordem dos termos linguísticos no texto.

A ordem das palavras nos sintagmas nominais “timidez excessiva” (l.10), “cartas virtuais” (l.17) e “obras literárias” (l.30) confirma a regra de que, em geral, no português, o adjetivo vem posposto ao substantivo, principalmente quando restritivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do emprego e flexão de palavras no texto, julgue os itens que se seguem.

Em “no momento em que você estiver lendo esta mensagem” (l.3), a substituição do pronome demonstrativo “esta” por essa acarretaria mudança no âmbito de referência do pronome, que passaria a se referir ao interlocutor/leitor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a seguir.

A expressão “pela qual” (l.11) poderia ser corretamente substituída por por que, o que conferiria mais clareza ao texto, já que evitaria repetição — “pela” (l.11) e “pelo” (l.12).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...