Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto adaptado do Jornal do Commercio (PE) de 20/2/2011, julgue-os quanto à correção gramatical.
Tratando essas duas lições como os fundamentos para a compreensão do que hoje está sendo considerado nos mais altos escalões da República, fica claro a urgência de uma prestação jurisdicional mais célere, para arquivar definitivamente, a imagem de uma instituição que contradis sua destinação, fazendo-se lenta e sem efetividade.
Os fragmentos contidos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são trechos sucessivos e adaptados do livro Visão do Paraíso, de Sérgio Buarque de Holanda (São Paulo: Brasiliense, 2000, p. 315-25). Julgue-os quanto à correção gramatical.
Logo que a notícia chegou aos navios, foi como se uma verdadeira graça dos céus caísse sobre aqueles homens, nem faltou quem se sentisse curado só com ver as frutas.
Sobre os aspectos linguísticos, assinale a alternativa correta:
O travessão que delimita o trecho guimbas de cigarro, palitos de picolé, cocô de cachorro e restos de alimentos (3º§) poderia ser substituído por dois pontos, mantendo-se a correção gramatical.
O pronome lo em chutá-lo (1º§) refere-se a adolescente.
A palavra que, no início do texto: Que tipo de gente joga... quando sai? e o do trecho ... é: um tipo que está se tornando... pertencem à mesma classe gramatical.
O sujeito do verbo sujam (2º§) é as cidades.
Civilizatório e espírito têm acento gráfico obedecendo à mesma regra de acentuação.
No que diz respeito aos aspectos gramaticais, assinale a alternativa correta:
Preserva-se a correção gramatical ao se substituir a forma verbal joga (linha 1) por jogam.
O adjetivo emporcalhada (linha 1) pode ser substituído por enchiqueirada, sem prejuízo à correção gramatical e ao sentido.
A palavra bronca (linha 3) tem sentido equivalente a repreensão.
O advérbio nunca (linha 3) poderia ser deslocado para antes de jogar na frase em que nunca jogar papel... sem alterar o sentido original.
A substituição de audiência (linha 4) por auditório manteria a coerência e o mesmo sentido.
A análise de aspectos morfossintáticos do Texto 1 revela que:
1) no trecho: Outro dia, um amigo contava que, certa noite, faltou energia elétrica no bairro onde mora., ambas as formas verbais destacadas têm o mesmo sujeito, o que permite a elipse desse sujeito no segundo verbo.
2) no trecho: quando a causa do problema [...], a solução é mais fácil de ser encontrada do que quando o que está em jogo é a crise da alma., faz-se uma comparação.
3) no trecho: Nestes casos a solução é mais complicada, porque depende de algo subjetivo, invisível, impalpável, os termos destacados são formados por prefixos de mesmo sentido.
4) no trecho: A crise da alma, quando não cria, ela própria, outras crises [...], o segmento destacado teria seu sentido preservado se fosse substituído por ela mesma.
Estão corretas:
1, 2, 3 e 4.
1, 2 e 3, apenas.
1, 2 e 4, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
Ao falar do teatro brasileiro, no Romantismo, Bosi declara que era preciso distinguir entre um teatro romântico menor, buscando manter um programa de nacionalização da nova literatura e outro, que trouxe inovação nos textos e na concepção cênica. Entre os textos e autores de destaque, faça a associação:
1. Martins Pena
2. José de Alencar
3. Agrário de Menezes
4. Gonçalves de Magalhães
5. Gonçalves Dias
I. Antonio José ou o Poeta e a Inquisição
II. Leonor de Mendonça
III. Juiz de Paz na Roça
IV. Calabar
V. Verso e Reverso
Segundo Zila Bernd, o poema épico é o gênero mais propício para descrever os acontecimentos históricos fundadores. Na literatura brasileira, há dois poemas épicos, do século XVIII: O Uraguai, de José Basílio da Gama e Caramuru, de Santa Rita Durão. Sobre tais poemas é correto afirmar que:
Para Antonio Candido, é possível encontrar na obra de José de Alencar, pelo menos três aspectos: O Alencar das mocinhas; O Alencar dos adultos e O Alencar dos rapazes. Seguindo esta divisão, podemos considerar O Guarani como o romance de Alencar dos rapazes. Neste romance temos a ação heroica de Peri, exemplar de bravura e agilidade física. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. É um personagem mítico, um herói idealizado e ao mesmo tempo um selvagem, integrado com a natureza;
II. Como herói do romance, pode viver um final feliz, no desfecho de seu amor com sua amada Cecília, livre da perseguição dos Aimorés e iniciando, através da miscigenação, a integração fundadora entre brancos e índios. I
II. Na primeira visão que tem de Cecilia, faz uma associação com a imagem de uma santa que havia visto anteriormente e mantém por ela devoção e fidelidade extremadas.
Nos anos 70 a literatura passa por uma outra renovação, especialmente na poesia. Ainda estão produzindo autores surgidos no Modernismo como Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Não aparece, na produção do período, uma fala autobiográfica, mas surge um lirismo neoromântico e artificial.
II. Paulo Leminski evoca uma presença irradiadora, não só poética como cultural, e apesar de uma trajetória breve, criou uma escrita e antropologia poética com linguagem e técnicas singulares.
III. Ana Cristina César, poeta desaparecida ainda jovem, autora de A teus pés, é considerada como um dos emblemas da geração.
Há uma linha de pensamento predominante que divide em dois tipos o romance brasileiro: os romances de características sociais e regionais e os romances de sondagem psicológica. Esta é uma divisão que aponta para um certo didatismo, mas é precária e redutora. Analise as afirmativas, a respeito das trilhas do romance na literatura brasileira, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) São Bernardo e Fogo Morto são romances didáticos e precários já que oscilam entre a representação da regionalidade e a sondagem psicológica;
( ) As idéias de Lucien Goldmann podem contribuir na discussão, já que este pensandor francês parte da idéia de haver uma tensão entre o escritor e a sociedade.
( ) A mediação entre o psicossocial e o artístico faz-se sempre do mesmo modo, sem permitir ao romancista a liberdade criativa.
( ) Nos romances de tensão crítica, os fatos assumem significação menos ingênua e permitem revelar contradições da sociedade e os prejuízos que causam no sujeito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...