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Comunicação oficial, interna ou externa, expedida para diversas unidades administrativas ou determinados funcionários. O trecho acima define:
Memorando.
Circular.
Aviso.
Edital.
Acerca da adequação da linguagem e do formato do texto ao tipo de comunicação oficial, julgue o item a seguir.
O documento hipotético acima constitui um atestado que deve ser firmado por servidor em razão do cargo ocupado, ou da função exercida. Nesse tipo de documento, declara-se, a favor de outrem, a verdade de um fato, uma situação ou a existência de obrigação não necessariamente constante em livros ou documentos, geralmente de natureza transitória, passível de modificações frequentes.
Com referência à adequação da linguagem e ao formato do texto dos expedientes oficiais, julgue os itens subsequentes.
Relativamente ao formato do aviso, do ofício e do memorando, será suficiente a inclusão das seguintes partes: tipo e número do expediente (seguido da sigla do órgão que o expediu), assunto, texto, fecho e identificação do signatário da correspondência oficial emitida, logo abaixo da assinatura.
Com referência à adequação da linguagem e ao formato do texto dos expedientes oficiais, julgue os itens subsequentes.
O requerimento difere do aviso porque, naquele, situações ou fatos comunicados constam em arquivos da administração pública e podem ser requeridos por qualquer cidadão.
Com referência à adequação da linguagem e ao formato do texto dos expedientes oficiais, julgue os itens subsequentes.
O fecho é dispensável na redação da mensagem e do aviso, já que esses documentos deverão ser elaborados em papel timbrado do órgão ou da entidade que o expede, o que certifica a validade desses como correspondências oficiais.
Com referência à adequação da linguagem e ao formato do texto dos expedientes oficiais, julgue os itens subsequentes.
O fecho de um memorando dirigido ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, cujo conteúdo seja a aquisição de computadores para o setor de informática, deverá conter, ao final, a expressão Respeitosamente, seguida de vírgula.
No que tange à redação de documentos oficiais, julgue os itens a seguir.
As características da redação oficial referentes a uniformidade, formalidade, impessoalidade, clareza, concisão e uso do padrão culto de linguagem decorrem do mandamento constitucional segundo o qual a administração pública obedecerá aos princípios de impessoalidade, publicidade e eficiência, entre outros.
No que tange à redação de documentos oficiais, julgue os itens a seguir.
Entre as correspondências oficiais que devem seguir o padrão ofício incluem-se o ofício, o aviso e o memorando.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Indique a alternativa que NÃO serve de característica para documentos oficiais:
impessoalidade;
emprego do padrão culto da linguagem;
clareza e concisão;
formalidade;
uso de linguagem poética.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Um diretor de empresa decide enviar uma carta circular a todos os funcionários de modo a comunicarlhes alterações a serem implantadas; nessa carta a linguagem predominante deve ser:
bastante popular, a fim de atingir igualmente todos os funcionários;
de tom regional, já que a maioria dos funcionários provém da região Nordeste;
formal, já que seu autor e a circunstância assim o exigem;
predominantemente informal, pois é indispensável mostrar simpatia;
erudita para mostrar a seriedade do tema tratado na circular.
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