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Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Um ofício encaminhado a um reitor de uma universidade deve empregar o tratamento de:
Vossa Senhoria;
Vossa Majestade;
Vossa Excelência;
Vossa Magnificiência;
Vossa Eminência.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Um memorando é:
uma mensagem breve e informal, usada como instrumento de comunicação administrativa, em impresso apropriado, geralmente em correspondência interna;
um documento encaminhado a altas autoridades judiciárias, cobrando providências urgentes para alguns problemas do campo comercial e industrial;
comunicação entre autoridades de mesma categoria, ou de autoridades a particulares, ou de inferiores a superiores hierárquicos, caracterizada por obedecer a certa forma epistolar e pelo formato de papel (papel ofício);
tipo de documento registrado obrigatoriamente em cartório que tem por finalidade servir de prova em processos contra funcionários públicos;
espécie de comunicação familiar, desprovida de qualquer importância oficial, dirigida a solução de problemas de caráter exclusivamente doméstico.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a afirmativa equivocada entre as que estão abaixo:
um texto oficial deve ser conciso, ou seja, deve conter um mínimo de informações com um máximo de palavras;
para que um texto tenha as qualidades pretendidas, é indispensável um tempo destinado à revisão;
a ambiguidade, a redundância e a falta de paralelismo são problemas de construção de texto que devem ser evitados;
a clareza é a qualidade do texto que permite rápida compreensão pelo leitor.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
De acordo com os padrões estabelecidos pelo Manual de Redação Oficial da Presidência da República, analise os seguintes itens:
I. Como o emissor, Machado de Assis, possui um nível hierárquico superior ao destinatário, Fradique Mendes, a expressão adequada para o fecho deveria ser o advérbio "Atenciosamente".
II. Não há necessidade de se referir a Fradique Mendes como "Vossa Excelência", uma vez que ele não vem a ser uma autoridade política.
III. O fechamento "Sem mais para o devido momento, reiteramos nossos protestos de estima, consideração e apreço que nutrimos por vós.", apesar de correto gramaticalmente, é totalmente inadequado, pois se trata de um chavão a ser evitado em correspondências oficiais.
Quais são os itens corretos?
Todos os itens.
Apenas os itens I e II.
Apenas os itens I e III.
Apenas os itens II e III.
Apenas o item I.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Com relação à abertura e ao fechamento do texto, assinale a alternativa correta, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Manual de Redação Oficial da Presidência da República:
Estão corretas, pois demonstram a formalidade e a padronização preconizadas pelo Manual.
A abertura está incorreta, pois tanto o termo "ilustríssimo" quanto a sua abreviação "Ilmo." não devem ser utilizados para tal cargo e o termo "prezado" é dispensável. Já o fechamento está totalmente correto.
O fechamento está correto, pois a expressão "mui respeitosamente" é plenamente adequada.
A linha para assinatura do emissor é obrigatória, como também a expressão "reiteramos nossos protestos de estima, consideração e apreço que nutrimos por vós."
Entre os erros observados na abertura e no fechamento, podemos citar: o uso dos termos "Ilmo.", "ilustríssimo", "prezado" e "mui respeitosamente".
A Correspondência Oficial pode ser:
somente externa.
somente interna entre dois órgãos.
particular e interna.
somente interna entre dois setores.
interna ou externa.
Na correspondência do diretor da escola ao titular da Secretaria de Educação deve-se evitar o uso do tratamento Digníssimo, pois
esta fórmula é aplicável apenas às altas patentes da corporação militar e aos membros da Igreja Católica.
a dignidade é condição para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessário enfatizar tal fato.
a nova reforma ortográfica suprimiu as fórmulas cerimoniosas, em favor de uma comunicação mais direta entre as pessoas.
foram abolidos, por dispositivo constitucional, todos os mecanismos que estimulam a desigualdade entre funcionários públicos.
Entende-se por minuta
a versão preliminar de um documento.
a forma solene de um documento.
o documento reproduzido por meio de fotocópia.
o documento que deve ser publicado.
Na correspondência oficial, subscritor é o mesmo que
destinatário.
procurador.
signatário.
mensageiro.
As atas são redigidas à mão e tradicionalmente registradas em livros. Mas quando digitadas e colocadas em pastas, recomenda-se organizá-las em ordem
alfabética.
geográfica.
geográfica.
cronológica.
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