Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Um ofício encaminhado a um reitor de uma universidade deve empregar o tratamento de:

  • A.

    Vossa Senhoria;

  • B.

    Vossa Majestade;

  • C.

    Vossa Excelência;

  • D.

    Vossa Magnificiência;

  • E.

    Vossa Eminência.

Um memorando é:

  • A.

    uma mensagem breve e informal, usada como instrumento de comunicação administrativa, em impresso apropriado, geralmente em correspondência interna;

  • B.

    um documento encaminhado a altas autoridades judiciárias, cobrando providências urgentes para alguns problemas do campo comercial e industrial;

  • C.

    comunicação entre autoridades de mesma categoria, ou de autoridades a particulares, ou de inferiores a superiores hierárquicos, caracterizada por obedecer a certa forma epistolar e pelo formato de papel (papel ofício);

  • D.

    tipo de documento registrado obrigatoriamente em cartório que tem por finalidade servir de prova em processos contra funcionários públicos;

  • E.

    espécie de comunicação familiar, desprovida de qualquer importância oficial, dirigida a solução de problemas de caráter exclusivamente doméstico.

Assinale a afirmativa equivocada entre as que estão abaixo:

  • A.

    um texto oficial deve ser conciso, ou seja, deve conter um mínimo de informações com um máximo de palavras;

  • B.

    para que um texto tenha as qualidades pretendidas, é indispensável um tempo destinado à revisão;

  • C.

    a ambiguidade, a redundância e a falta de paralelismo são problemas de construção de texto que devem ser evitados;

  • D.

  • E.

    a clareza é a qualidade do texto que permite rápida compreensão pelo leitor.

De acordo com os padrões estabelecidos pelo Manual de Redação Oficial da Presidência da República, analise os seguintes itens:

I. Como o emissor, Machado de Assis, possui um nível hierárquico superior ao destinatário, Fradique Mendes, a expressão adequada para o fecho deveria ser o advérbio "Atenciosamente".

II. Não há necessidade de se referir a Fradique Mendes como "Vossa Excelência", uma vez que ele não vem a ser uma autoridade política.

III. O fechamento "Sem mais para o devido momento, reiteramos nossos protestos de estima, consideração e apreço que nutrimos por vós.", apesar de correto gramaticalmente, é totalmente inadequado, pois se trata de um chavão a ser evitado em correspondências oficiais.

 Quais são os itens corretos?

  • A.

    Todos os itens.

  • B.

    Apenas os itens I e II.

  • C.

    Apenas os itens I e III.

  • D.

    Apenas os itens II e III.

  • E.

    Apenas o item I.

Com relação à abertura e ao fechamento do texto, assinale a alternativa correta, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Manual de Redação Oficial da Presidência da República:

  • A.

    Estão corretas, pois demonstram a formalidade e a padronização preconizadas pelo Manual.

  • B.

    A abertura está incorreta, pois tanto o termo "ilustríssimo" quanto a sua abreviação "Ilmo." não devem ser utilizados para tal cargo e o termo "prezado" é dispensável. Já o fechamento está totalmente correto.

  • C.

    O fechamento está correto, pois a expressão "mui respeitosamente" é plenamente adequada.

  • D.

    A linha para assinatura do emissor é obrigatória, como também a expressão "reiteramos nossos protestos de estima, consideração e apreço que nutrimos por vós."

  • E.

    Entre os erros observados na abertura e no fechamento, podemos citar: o uso dos termos "Ilmo.", "ilustríssimo", "prezado" e "mui respeitosamente".

A Correspondência Oficial pode ser:

  • A.

    somente externa.

  • B.

    somente interna entre dois órgãos.

  • C.

    particular e interna.

  • D.

    somente interna entre dois setores.

  • E.

    interna ou externa.

Na correspondência do diretor da escola ao titular da Secretaria de Educação deve-se evitar o uso do tratamento “Digníssimo”, pois

  • A.

    esta fórmula é aplicável apenas às altas patentes da corporação militar e aos membros da Igreja Católica.

  • B.

    a dignidade é condição para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessário enfatizar tal fato.

  • C.

    a nova reforma ortográfica suprimiu as fórmulas cerimoniosas, em favor de uma comunicação mais direta entre as pessoas.

  • D.

    foram abolidos, por dispositivo constitucional, todos os mecanismos que estimulam a desigualdade entre funcionários públicos.

Entende-se por minuta

  • A.

    a versão preliminar de um documento.

  • B.

    a forma solene de um documento.

  • C.

    o documento reproduzido por meio de fotocópia.

  • D.

    o documento que deve ser publicado.

Na correspondência oficial, subscritor é o mesmo que

  • A.

    destinatário.

  • B.

    procurador.

  • C.

    signatário.

  • D.

    mensageiro.

As atas são redigidas à mão e tradicionalmente registradas em livros. Mas quando digitadas e colocadas em pastas, recomenda-se organizá-las em ordem

  • A.

    alfabética.

  • B.

    geográfica.

  • C.

    geográfica.

  • D.

    cronológica.

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