Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta que preencha a lacuna abaixo. Correspondência Oficial é aquela que tem origem em órgãos _______________________.
com fins lucrativos.
da administração pública.
beneficentes.
de clubes de serviços.
comunitários.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Circulares são ordens escritas de caráter uniforme. Considerando-se as peculiaridades da circular, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A correspondência é dirigida a destinatário específico.
( ) Tem por finalidade divulgar, no âmbito interno, matéria de interesse geral da administração municipal.
( ) São partes obrigatórias: título, número e data, nome e cargo da autoridade que a assina.
( ) O texto contido na circular deve ter, no máximo, três linhas ou quarenta palavras.
A sequência está correta em
V, F, V, F
V, V, F, F
V, V, V, F
F, V, V, F
F, V, F, V
Língua Portuguesa - Redação oficial - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Alguns inícios e encerramentos de correspondências oficiais, por seguirem padrões centenários, ferem a característica de impessoalidade e as qualidades de objetividade, concisão e precisão, que devem balizar a redação de documentos nos órgãos públicos. Diante do exposto, qual frase deve ser abolida como início de redações oficiais?
Vimos por meio deste informar que encontra-se...
Cumprindo dispositivo legal, enfatizo a necessidade...
Consultando nossos registros, constatamos...
Remetemos em anexo o documento solicitado...
Em complemento às informações transmitidas pelo Of. nº. 254...
Língua Portuguesa - Redação oficial - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Comparando-se os dois tipos de documentos, classifique as características apresentadas a seguir, apontando a qual deles cada uma pertence.
A sequência está correta em
2, 2, 1, 2, 1
2, 1, 2, 1, 2
1, 1, 2, 1, 2
1, 2, 2, 1, 1
2, 2, 1, 1, 1
Considere os pronomes de tratamento, sua abreviatura e seu uso. Analise apenas as informações abaixo e marque a alternativa que trás todas as informações corretas:
Quanto à forma de diagramação, os documentos do padrão ofício devem obedecer a uma apresentação específica. Marque a alternativa que não obedece esta norma:
impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A impressão colorida deve ser usada apenas para gráficos e ilustrações.
Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho oficío.
Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral.
O início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda.
Não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento.
A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Sobre este tipo de redação analise as proposições abaixo.
I - A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
II - Na redação oficial quem se comunica é sempre o serviço público.
III - O destinatário dessa comunicação é sempre outro órgão público do Executivo ou dos outros Poderes da União.
IV - As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.
V - Na padronização da redação oficial é indispensável clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto.
Marque a alternativa correta:
Apenas as proposições I, III e V estão corretas.
Apenas as proposições II, III e IV estão corretas.
Apenas as proposições III e IV estão erradas.
Todas as proposições estão corretas.
Apenas a proposição III está errada.
Sobre o MEMORANDO, analise as proposições abaixo:
I - A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
II - Os despachos ao memorando não devem ser dados no próprio documento e sim em uma folha de continuação.
III - Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna.
IV - Pelas suas características de certa informalidade, o memorando deve ser elaborado com simplicidade e concisão.
V - O memorando deverá ser emitido em 02 (duas) vias, que serão encaminhadas ao setor de destino, o qual reterá o original e devolverá a cópia ao emitente, para seu arquivo, fazendo as observações relativas ao recebimento, na cópia.
Assinale a resposta correta:
Apenas as proposições I, II e IV estão corretas.
Apenas as proposições II, III e V estão erradas.
As proposições II e IV estão erradas
Apenas a proposições II está errada.
Todas as proposições estão corretas.
Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. A redação oficial caracteriza-se pela:
Clareza
Impessoalidade
Formalidade
Todas as anteriores
Qual pronome de tratamento é usado para dirigir-se ao Prefeito Municipal?
Vossa Magnificência
Vossa Excelência
Vossa Reverência
Vossa Eminência
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...