Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Assinale a alternativa correta que preencha a lacuna abaixo. Correspondência Oficial é aquela que tem origem em órgãos _______________________.

  • A.

    com fins lucrativos.

  • B.

    da administração pública.

  • C.

    beneficentes.

  • D.

    de clubes de serviços.

  • E.

    comunitários.

Circulares são ordens escritas de caráter uniforme. Considerando-se as peculiaridades da circular, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A correspondência é dirigida a destinatário específico.

( ) Tem por finalidade divulgar, no âmbito interno, matéria de interesse geral da administração municipal.

( ) São partes obrigatórias: título, número e data, nome e cargo da autoridade que a assina.

( ) O texto contido na circular deve ter, no máximo, três linhas ou quarenta palavras.

A sequência está correta em

  • A.

    V, F, V, F

  • B.

    V, V, F, F

  • C.

    V, V, V, F

  • D.

    F, V, V, F

  • E.

    F, V, F, V

Alguns inícios e encerramentos de correspondências oficiais, por seguirem padrões centenários, ferem a característica de impessoalidade e as qualidades de objetividade, concisão e precisão, que devem balizar a redação de documentos nos órgãos públicos. Diante do exposto, qual frase deve ser abolida como início de redações oficiais?

  • A.

    “Vimos por meio deste informar que encontra-se...”

  • B.

    Cumprindo dispositivo legal, enfatizo a necessidade...”

  • C.

    “Consultando nossos registros, constatamos...”

  • D.

    “Remetemos em anexo o documento solicitado...”

  • E.

    “Em complemento às informações transmitidas pelo Of. nº. 254...”

Comparando-se os dois tipos de documentos, classifique as características apresentadas a seguir, apontando a qual deles cada uma pertence.

A sequência está correta em

  • A.

    2, 2, 1, 2, 1

  • B.

    2, 1, 2, 1, 2

  • C.

    1, 1, 2, 1, 2

  • D.

    1, 2, 2, 1, 1

  • E.

    2, 2, 1, 1, 1

Considere os pronomes de tratamento, sua abreviatura e seu uso. Analise apenas as informações abaixo e marque a alternativa que trás todas as informações corretas:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Quanto à forma de diagramação, os documentos do padrão ofício devem obedecer a uma apresentação específica. Marque a alternativa que não obedece esta norma:

  • A.

    impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A impressão colorida deve ser usada apenas para gráficos e ilustrações.

  • B.

    Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho oficío.

  • C.

    Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral.

  • D.

    O início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda.

  • E.

    Não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento.

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Sobre este tipo de redação analise as proposições abaixo.

I - A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

II - Na redação oficial quem se comunica é sempre o serviço público.

III - O destinatário dessa comunicação é sempre outro órgão público do Executivo ou dos outros Poderes da União.

IV - As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.

V - Na padronização da redação oficial é indispensável clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto.

Marque a alternativa correta:

  • A.

    Apenas as proposições I, III e V estão corretas.

  • B.

    Apenas as proposições II, III e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas as proposições III e IV estão erradas.

  • D.

    Todas as proposições estão corretas.

  • E.

    Apenas a proposição III está errada.

Sobre o MEMORANDO, analise as proposições abaixo:

I - A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.

II - Os despachos ao memorando não devem ser dados no próprio documento e sim em uma folha de continuação.

III - Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna.

IV - Pelas suas características de certa informalidade, o memorando deve ser elaborado com simplicidade e concisão.

V - O memorando deverá ser emitido em 02 (duas) vias, que serão encaminhadas ao setor de destino, o qual reterá o original e devolverá a cópia ao emitente, para seu arquivo, fazendo as observações relativas ao recebimento, na cópia.

Assinale a resposta correta:

  • A.

    Apenas as proposições I, II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as proposições II, III e V estão erradas.

  • C.

    As proposições II e IV estão erradas

  • D.

    Apenas a proposições II está errada.

  • E.

    Todas as proposições estão corretas.

Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. A redação oficial caracteriza-se pela:

  • A.

    Clareza

  • B.

    Impessoalidade

  • C.

    Formalidade

  • D.

    Todas as anteriores

Qual pronome de tratamento é usado para dirigir-se ao Prefeito Municipal?

  • A.

    Vossa Magnificência

  • B.

    Vossa Excelência

  • C.

    Vossa Reverência

  • D.

    Vossa Eminência

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