Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima.
A expressão pronominal em que (l.8) poderia ser substituída corretamente pelo pronome cuja.
Com base na leitura do texto acima, julgue os itens seguintes.
Ao se substituir a expressão quem circula (l.9) por aqueles que circulam, a informação original seria alterada e a correção gramatical do período, prejudicada.
Pegava um espanador e um pedaço de flanela, e fazia o seu carro ficar rebrilhando de limpeza.
Substituindo os elementos sublinhados pelos pronomes correspondentes, a frase ficará:Pegava-os e o fazia ficar rebrilhando de limpeza.
Pegava-lhes e fazia ele ficar rebrilhando de limpeza.
Pegava a estes e lhe fazia ficar rebrilhando de limpeza.
Os pegava e fazia ficar rebrilhando-o de limpeza.
Pegava-os e lhe fazia ficar rebrilhando de limpeza.
A morte? Nós tememos a morte, e não porque conheçamos a morte: é justamente por ignorar os segredos da morte que ela nos atormenta.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
a tememos - a conheçamos - lhe ignorar os segredos
a tememos - a conheçamos - ignorá-la os segredos
tememos-lhe - lhe conheçamos - lhe ignorar os segredos
tememos a ela - conhecemo-la - lhe ignorar seus segredos
tememos ela - lhe conheçamos - ignorar aos seus segredos
Certos poemas de Manuel Bandeira versam sobre a vida de pessoas ...... precária condição econômica é determinante para a vida que levam.
Preenche corretamente a lacuna da frase acima:que a
onde
cuja
a qual a
nas quais a
Fazendo-se as adaptações necessárias, o segmento grifado está corretamente substituído por um pronome em:
Quem vai instituir as regras e metas = Quem vai lhes instituir
punirá os países = punir-nos
mostrando sua sustentabilidade = mostrando-la
pode mudar o paradigma da agropecuária tropical = pode mudá-lo
nos levou a perder a liderança mundial no tema = nos levou a perder-lhe
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
O emprego do pronome possessivo nossa/nosso (l.14, 16, 18, 20) consiste em recurso discursivo que, entre outras finalidades, busca incluir e envolver o leitor/ouvinte no texto.
A alternativa em que tanto o pronome possessivo como o demonstrativo em destaque se referem, não a elemento que pertence ao texto, mas a elemento pertencente ao universo fora dele é a seguinte:
SUA existência (§ 1) /ESSAS discussões (§ 1);
à NOSSA volta (§ 2) / NESSA função (§ 2);
NOSSOS interesses (§ 2) / ESSA informação (§ 2);
SEU fim (§ 5) / nada DISSO (§ 5);
(...) E logo um peixe feio como traíra, ISSO é que era o mais engraçado.(...) O emprego do demonstrativo ISSO se deve ao fato de:
referir-se a algo anteriormente enunciado.
apontar para algo que será enunciado.
associar um enunciado a outro de sentido contrário.
identificar uma palavra mais próxima do enunciado.
explorar uma semelhança sonora com outra palavra.
O pronome LO da frase (...) mas ele poderia desentupi-LO, arranjar tudo; ficaria cem por cento.(...) (parágrafo 9), no contexto, refere-se ao:
quarteirão.
tanquinho.
bar.
rio.
quintal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...