Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as afirmativas abaixo:
I. O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna;
II. Declaração é o documento de manifestação administrativa, declaratório da existência ou não de um direito ou de um fato;
III. Correspondência interna é o instrumento de comunicação para assuntos externos, entre chefias de unidades administrativas de órgãos diferentes. É o veículo de mensagens oficiais, sendo escrita de forma formal e objetiva;
IV. Circular é uma comunicação oficial, interna ou externa, expedida para diversas unidades administrativas ou determinados funcionários.
Estão corretas apenas:
As afirmativas II e IV estão corretas
Somente a afirmativa I está correta
As afirmativas I, II e IV estão corretas
Todas as afirmativas estão corretas
Assinale a opção que define CORRETAMENTE um ofício:
É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública
É a comunicação pela qual os titulares de órgãos e entidades comunicam ao público assunto de seu interesse e solicitam a sua participação
É a comunicação que é expedida exclusivamente para tratar assuntos oficiais entre órgãos da Administração Pública ou a particulares
É o documento firmado por autoridade competente, certificando, autorizando ou aprovando atos ou direitos
O pronome de tratamento Vossa Excelência deve ser utilizado para, entre outras, as seguintes autoridades, exceto
Presidente da República.
Vice-Presidente da República.
Ministros de Estado.
Reitores de universidade.
Sobre as partes do documento no padrão ofício, analise as assertivas abaixo.
I. Destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício, deve ser incluído também o endereço.
II. Deve conter a assinatura do autor da comunicação e identificação do signatário.
III. Deve conter local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à esquerda.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Sobre o memorando, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.
( ) Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna.
( ) Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
V/ F/ V
F/ F/ F
F/ V/ V
V/ V/ V
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta, em relação aos requisitos de uma redação oficial.
Nas comunicações oficiais é facultativo o emprego de pronomes de tratamento.
Não é obrigatório o uso de linguagem culta nos atos e expedientes oficiais, a fim de que qualquer pessoa possa entendê-los.
Se a autoridade a quem é dirigido um documento oficial for amiga de quem assina o documento, admitem-se expressões de afetividade (Querido amigo, por exemplo).
Em correspondência dirigida a autoridades tratadas por Vossa Excelência é obrigatório o tratamento DD (Digníssimo), para lembrar a dignidade do cargo que elas ocupam.
Nas comunicações oficiais empregam-se dois tipos de fechos: Respeitosamente, para autoridades superiores e para o Presidente da República, e Atenciosamente, para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
A respeito das características, do formato e da adequação da linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens subsecutivos, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Em correspondência oficial dirigida a deputado federal, deve-se empregar, no vocativo, o superlativo Ilustríssimo, seguido do pronome de tratamento Senhor e do nome do cargo.
Considerando a correspondência oficial hipotética acima, julgue os itens que se seguem, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.
A forma verbal verifiques está corretamente empregada, visto que concorda com o pronome de tratamento Vossa Senhoria, que substitui a segunda pessoa gramatical, a quem é dirigida a comunicação.
Considerando a correspondência oficial hipotética acima, julgue os itens que se seguem, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.
Por suas características formais, incluída a formatação, o referido documento corresponde a um memorando.
Considerando a correspondência oficial hipotética acima, julgue os itens que se seguem, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.
Adjetivos referidos ao pronome de tratamento empregado em expedientes oficiais devem ser flexionados quanto ao gênero de acordo com o sexo da pessoa a quem se destina a comunicação. No caso em tela, supondo-se que fosse empregada no texto, a seguinte frase estaria correta: Vossa Senhoria está encarregado de resolver esse assunto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...