Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
A supressão da vírgula após setor (l.32) manteria a correção gramatical do texto.
No que se refere à pontuação utilizada no texto, assinale a opção correta.
No trecho a continuação da experiência da alta cultura, a palavra escrita (l.12-13), a substituição da vírgula por doispontos manteria a correção gramatical do texto, mas prejudicaria o seu sentido original.
Na linha 16, o emprego da vírgula logo após o travessão é facultativo, razão por que a supressão dessa vírgula não acarretaria prejuízo para a correção gramatical do texto.
Seria mantida a correção gramatical do texto, caso fosse inserida vírgula imediatamente após o trecho no mundo ocidental rico não adotavam espontaneamente a leitura (l.23-24).
A omissão da vírgula empregada imediatamente depois de Da década de 60 do século XX em diante (l.1) e de Após a década de 50 (l.22-23) manteria a correção gramatical do texto, uma vez que seu emprego é opcional após adjuntos adverbiais temporais antecipados.
Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto, caso fosse inserida vírgula lodo depois de sobretudo (l.10).
O uso das aspas em: O Brasil não fugirá ao seu destino histórico! justifica-se
pela argumentação da defesa de tese pertencer a outro emissor.
por representar a fala do próprio emissor anunciado.
pela representação de uma voz ainda não reconhecida no contexto.
por apontar possíveis receptores que não estão presentes no momento da fala.
Sobre o emprego dos sinais de pontuação, analise as afirmativas a seguir, nos trechos:
I. ( ...) respostas vagas, inconsistentes, sem coerência, coesão... o uso das vírgulas se justifica pela enumeração das informações.
II. xícara, mexer e vexame os sinais das aspas nas palavras foram utilizados para enfatizar a maneira correta como cada uma deve ser grafada.
III. Como ensinar redação a estudantes sem argumentos para defender seu ponto de vista? compreende-se o uso do ponto de interrogação, nesta frase, uma articulação de indignação.
Está ( ão ) CORRETA ( s ) a ( s ) afirmativa( as ):
I,II e III.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas I.
No Texto I, em Será árduo garimpar os números da família, amigos, contatos profissionais. (l. 13-15), as vírgulas são utilizadas para
isolar vocativo
assinalar inversão
destacar conjunção
marcar enumeração
indicar elipse verbal
No trecho do Texto II a baixa atividade solar reduziria a temperatura no planeta em 0,3 grau até o fim do século, isto é, apenas um décimo da elevação prevista pelos cientistas. (l. 15-18), a expressão isto é deve ser separada por duas vírgulas, de acordo com as regras de pontuação da Língua Portuguesa.
O emprego das vírgulas está correto em:A Terra é um planeta, e a Lua, é o seu único satélite.
Na Via Láctea, existem, estrelas e vários corpos celestes.
O Sol vai esfriar, mas isso, não vai refrescar a Terra.
Os planetas, cometas, e satélites giram em torno do Sol.
Por volta de 2020, ou seja, daqui a 8 anos, o Sol vai esfriar.
Sobre a pontuação empregada em um segmento do texto, é correto afirmar:
Em um dos mais abrangentes relatórios sobre as áreas protegidas amazônicas, que acaba de ser publicado pelo ISA (Instituto Socioambiental) e pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), no primeiro parágrafo, a vírgula poderia ser substituída por dois-pontos, sem prejuízo para a correção.
Em Vários levantamentos apontam que formalizar a posse de certas áreas por seus habitantes nativos é uma excelente maneira de evitar o desmatamento nelas (3º parágrafo), uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois de apontam, sem prejuízo para a correção.
O segmento isolado por parênteses no início do segundo parágrafo − as de proteção integral, cujo nome já diz tudo, e as de uso sustentável, nas quais é possível a extração controlada de madeira, por exemplo − constitui uma ressalva ao que se afirma.
Em E, de fato, a taxa de desmate de 1998 a 2009 é a menor nas terras indígenas: cerca de 1,5% da área (3º parágrafo), os dois-pontos introduzem uma especificação do que se acabou de afirmar.
No segmento as de proteção integral, cujo nome já diz tudo (2º parágrafo), a vírgula poderia ser retirada sem prejuízo para a correção e o sentido originais.
Quanto à repetição da expressão "principalmente no interior", isolada por aspas, é correto afirmar que se trata de
insistência desnecessária, a se considerarem os comentários referentes à enorme popularidade atingida pelo rádio.
recurso estilístico para realçar, com viés pejorativo, a pouca instrução dos ouvintes do rádio, na maioria, analfabetos.
justificativa aceitável para o fato de o autor não ter sido reconhecido pelos ouvintes, na época, como um prestigiado cronista.
ironia com relação ao bordão repetido por todos sobre a penetração do rádio como meio de comunicação na época.
Com base na leitura do texto acima, julgue os itens seguintes.
O segmento muitas de artistas renomados (l.5-6) está entre vírgulas porque constitui uma oração que restringe o termo antecedente.
Com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.
A estrutura linguística do texto seria prejudicada caso se substituísse o ponto final após cultural (l.11) por sinal de dois-pontos, e a vírgula após Brasília (l.14), por ponto final, eliminando-se o trecho subsequente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...