Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.

A vírgula após “disponibilidade” (l.6) é empregada para separar termos de mesma função dispostos em enumeração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Festas e missas foram celebradas para comemorar a "providência divina". (5º parágrafo)

É correto depreender do emprego das aspas que isolam a expressão grifada acima

  • A.

    sentido especial e particular atribuído aos desígnios divinos, onipresentes na época, na justificativa dos resultados da ação humana.

  • B.

    recurso estilístico para realçar, com intenção pejorativa, a participação da Igreja nas decisões da coroa portuguesa durante a época colonial.

  • C.

    justificativa aceitável em razão da enorme influência da religião entre aqueles que se aventuravam pelo sertão à procura de riquezas.

  • D.

    intenção irônica, a partir das informações sobre todo o trabalho humano e o sacrifício dos que se envolveram na saga da descoberta do ouro.

Leia as afirmações abaixo, referentes à pontuação empregada no 1º parágrafo do texto.

I. A má fama dessa modalidade [...] − já tão disseminada em países de educação de alto nível − persiste até hoje no Brasil.

Na frase acima, se os travessões fossem substituídos por vírgulas, haveria prejuízo para a correção e a lógica.

II. Em parte, pela resistência de uma turma aferrada à velha ideia de que ensino bom, só na sala de aula.

Mantendo-se a correção e o sentido, uma vírgula pode ser colocada imediatamente após turma.

III. Uma nova pesquisa, conduzida pela Fundação Victor Civita, retirou um conjunto deles dessa zona de sombra.

As vírgulas que isolam o segmento conduzida pela Fundação Victor Civita podem ser suprimidas, sem prejuízo para a correção.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

A respeito das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

A introdução de vírgula logo após “pensamento” (l.17) prejudicaria a correção gramatical do período e o torna incoerente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pontuação está plenamente adequada na frase:

  • A.

    Conquanto trabalhasse, com o lixo da cidade o motorista, sujeito digno e prestimoso fazia questão de deixar seu caminhão rebrilhando, enquanto os colegas faziam a coleta.

  • B.

    Conquanto trabalhasse com o lixo da cidade, o motorista, sujeito digno e prestimoso, fazia questão de deixar seu caminhão rebrilhando, enquanto os colegas faziam a coleta.

  • C.

    Conquanto trabalhasse com o lixo da cidade o motorista, sujeito digno, e prestimoso, fazia questão de deixar seu caminhão rebrilhando, enquanto, os colegas faziam a coleta.

  • D.

    Conquanto trabalhasse com o lixo da cidade, o motorista sujeito digno e prestimoso, fazia questão de deixar seu caminhão rebrilhando enquanto os colegas, faziam a coleta.

  • E.

    Conquanto trabalhasse com o lixo da cidade, o motorista, sujeito digno e prestimoso fazia questão de deixar, seu caminhão rebrilhando, enquanto os colegas faziam a coleta.

Para os brasileiros, Machado é aquilo que é Dante para os italianos, Cervantes para os espanhóis, Shakespeare para os ingleses, Goethe para os alemães: um assunto inesgotável.

Na frase acima, os dois-pontos introduzem uma

  • A.

    ressalva.

  • B.

    hesitação.

  • C.

    explicação.

  • D.

    divagação.

  • E.

    divagação.

"Além de criar empregos e renda, a atividade exige investimentos contínuos em infraestrutura. É outro benefício para a população." (final do último parágrafo)

Justifica-se o emprego das aspas no segmento acima por tratar-se de

  • A.

    comentário que contesta a afirmativa anterior.

  • B.

    quebra na sequência das ideias expostas anteriormente.

  • C.

    reprodução da fala de uma autoridade.

  • D.

    resumo da importância turística da cidade.

  • E.

    transcrição do assunto central do texto.

Resultado: rios secos, pessoas sem água, animais mortos e espécies ameaçadas. (1º parágrafo)

O emprego dos dois-pontos introduz segmento que

  • A.

    interrompe voluntariamente o pensamento.

  • B.

    atribui sentido diferenciado às palavras.

  • C.

    contraria as informações expostas anteriormente.

  • D.

    repete informação já apresentada no texto.

  • E.

    conclui o que vem sendo exposto no parágrafo.

Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

Emprega-se a vírgula logo após “(spam)” (l.12) para isolar a expressão de natureza explicativa que se segue a esse termo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

O emprego de vírgulas na linha 4 justifica-se por isolar adjunto adverbial deslocado de sua posição padrão.

  • C. Certo
  • E. Errado
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