Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.
A vírgula após disponibilidade (l.6) é empregada para separar termos de mesma função dispostos em enumeração.
Festas e missas foram celebradas para comemorar a "providência divina". (5º parágrafo)
É correto depreender do emprego das aspas que isolam a expressão grifada acima
sentido especial e particular atribuído aos desígnios divinos, onipresentes na época, na justificativa dos resultados da ação humana.
recurso estilístico para realçar, com intenção pejorativa, a participação da Igreja nas decisões da coroa portuguesa durante a época colonial.
justificativa aceitável em razão da enorme influência da religião entre aqueles que se aventuravam pelo sertão à procura de riquezas.
intenção irônica, a partir das informações sobre todo o trabalho humano e o sacrifício dos que se envolveram na saga da descoberta do ouro.
Leia as afirmações abaixo, referentes à pontuação empregada no 1º parágrafo do texto.
I. A má fama dessa modalidade [...] − já tão disseminada em países de educação de alto nível − persiste até hoje no Brasil.
Na frase acima, se os travessões fossem substituídos por vírgulas, haveria prejuízo para a correção e a lógica.
II. Em parte, pela resistência de uma turma aferrada à velha ideia de que ensino bom, só na sala de aula.
Mantendo-se a correção e o sentido, uma vírgula pode ser colocada imediatamente após turma.
III. Uma nova pesquisa, conduzida pela Fundação Victor Civita, retirou um conjunto deles dessa zona de sombra.
As vírgulas que isolam o segmento conduzida pela Fundação Victor Civita podem ser suprimidas, sem prejuízo para a correção.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
A respeito das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
A introdução de vírgula logo após pensamento (l.17) prejudicaria a correção gramatical do período e o torna incoerente.
A pontuação está plenamente adequada na frase:
Conquanto trabalhasse, com o lixo da cidade o motorista, sujeito digno e prestimoso fazia questão de deixar seu caminhão rebrilhando, enquanto os colegas faziam a coleta.
Conquanto trabalhasse com o lixo da cidade, o motorista, sujeito digno e prestimoso, fazia questão de deixar seu caminhão rebrilhando, enquanto os colegas faziam a coleta.
Conquanto trabalhasse com o lixo da cidade o motorista, sujeito digno, e prestimoso, fazia questão de deixar seu caminhão rebrilhando, enquanto, os colegas faziam a coleta.
Conquanto trabalhasse com o lixo da cidade, o motorista sujeito digno e prestimoso, fazia questão de deixar seu caminhão rebrilhando enquanto os colegas, faziam a coleta.
Conquanto trabalhasse com o lixo da cidade, o motorista, sujeito digno e prestimoso fazia questão de deixar, seu caminhão rebrilhando, enquanto os colegas faziam a coleta.
Para os brasileiros, Machado é aquilo que é Dante para os italianos, Cervantes para os espanhóis, Shakespeare para os ingleses, Goethe para os alemães: um assunto inesgotável.
Na frase acima, os dois-pontos introduzem umaressalva.
hesitação.
explicação.
divagação.
divagação.
"Além de criar empregos e renda, a atividade exige investimentos contínuos em infraestrutura. É outro benefício para a população." (final do último parágrafo)
Justifica-se o emprego das aspas no segmento acima por tratar-se decomentário que contesta a afirmativa anterior.
quebra na sequência das ideias expostas anteriormente.
reprodução da fala de uma autoridade.
resumo da importância turística da cidade.
transcrição do assunto central do texto.
Resultado: rios secos, pessoas sem água, animais mortos e espécies ameaçadas. (1º parágrafo)
O emprego dos dois-pontos introduz segmento queinterrompe voluntariamente o pensamento.
atribui sentido diferenciado às palavras.
contraria as informações expostas anteriormente.
repete informação já apresentada no texto.
conclui o que vem sendo exposto no parágrafo.
Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
Emprega-se a vírgula logo após (spam) (l.12) para isolar a expressão de natureza explicativa que se segue a esse termo.
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
O emprego de vírgulas na linha 4 justifica-se por isolar adjunto adverbial deslocado de sua posição padrão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...