Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.

Em “O bullying é praticado no Brasil, no mundo inteiro.”, a vírgula foi empregada para separar:

  • A.

    aposto.

  • B.

    segmentos de mesmo valor sintático.

  • C.

    sujeito do predicado.

  • D.

    expressões explicativas.

  • E.

    adjunto adverbial anteposto.

Os travessões, utilizados em “(...) Toda manh㠖 ia pensando, de volta para casa – ele desceria ao quintal, levando pedacinhos de pão para ela.(...)”, têm a finalidade de:

  • A.

    indicar a fala de personagens secundárias.

  • B.

    isolar enunciado intercaladoemoutro enunciado.

  • C.

    destacar passagem essencial ao desenvolvimento do texto.

  • D.

    continuar o texto de forma intrigante e misteriosa.

  • E.

    anunciar que se trata de referência a outro texto.

Analise o uso da pontuação nas sentenças abaixo e assinale a opção correta.

  • A.

    “[...] é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural, etc.” (2º§). A vírgula foi empregada para marcar a intercalação de uma informação na sentença.

  • B.

    “A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez.” (1º§). A função das vírgulas é separar o sujeito do verbo.

  • C.

    “Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreensão [...] e a ética, por sua vez, exerce uma permanente vigilância (3º§). Os dois pontos introduzem uma explicação.

  • D.

    “Existe, e essa forma é o que chamamos de ética.” (2º §). A vírgula está empregada de forma errada, pois não é possível seu uso antes da conjunção “é”.

  • E.

    “Para entendermos como isso acontece na história da humanidade, basta lembrarmos que [...]” (3º§). A função da vírgula é separar o adjunto adverbial de tempo do predicado.

A vírgula está corretamente empregada em:

  • A.

    O empregado executa bem suas tarefas, e o gerente recebe as comissões.

  • B.

    Ouçam bem, aquilo que lhes disse anteriormente.

  • C.

    Esta é uma, cidade acolhedora.

  • D.

    Eles não fazem distinção entre um, e outro.

Em: “Um mundo todo vivo tem grande força – a força de um inferno” (Clarice Lispector, o travessão (–) poderia ser substituído, sem alterar o sentido da frase, por:

  • A.

    Um ponto final.

  • B.

    Aspas.

  • C.

    Reticências.

  • D.

    Vírgula

A pontuação é um recurso de que dispõe a língua escrita para auxiliar o leitor na construção dos sentidos do texto.

Sendo de base sintática na língua portuguesa, a pontuação NÃO está empregada de acordo com a norma-padrão em:

  • A.

    Quando vemos um menino de rua, afastamo-nos rapidamente.

  • B.

    Meninos de família, crianças educadas e honestas, frequentam a escola.

  • C.

    Meninos de rua, que vivem à própria sorte, sofrem agressões todos os dias.

  • D.

    Meninos, é preferível estar em um abrigo a passar as noites embaixo de marquises.

  • E.

    As autoridades, tudo fazem para minimizar o problema dos menores abandonados.

O período: “Ela não só está comprometida com a estrutura do texto, isto é, a ligação entre os termos e as frases, como também com a semântica” (l. 55-57) pode ser reescrito, omitindo a expressão isto é e alterando a pontuação, sem mudar o sentido, da seguinte maneira:

  • A.

    Ela não só está comprometida com a estrutura do texto, a ligação entre os termos e as frases; como também com a semântica.

  • B.

    Ela não só está comprometida com a estrutura do texto. A ligação entre os termos e as frases, como também com a semântica.

  • C.

    Ela não só está comprometida com a estrutura do texto; a ligação entre os termos e as frases, como também com a semântica.

  • D.

    Ela não só está comprometida com a estrutura do texto - a ligação entre os termos e as frases -–, como também com a semântica.

  • E.

    Ela não só está comprometida com a estrutura do texto. A ligação entre os termos e as frases. Como também com a semântica.

Marque a alternativa em que a vírgula foi utilizada de forma CORRETA:

  • A.

    "(...) Aurélia passava, agora as noites solitárias. (...)"

  • B.

    "(...) A menina, que não pensava em interrogá-lo, também não contestava esses fúteis inventos. (...)"

  • C.

    "(..) Conhecia, a moça que Seixas retirava-lhe seu amor; (...)"

  • D.

    "(...) Além de que, ela tinha, sobre o amor ideias singulares, (...)".

Atente para as afirmações abaixo sobre a pontuação empregada em segmentos transcritos do texto.

I. Eis aí duas culturas, a grega e a romana, que na Antiguidade se reuniram para criar uma civilização comum... A substituição das vírgulas por travessões redundaria em prejuízo para a correção e a lógica.

II. Se Grécia e Roma foram, para Poe, uma espécie de casa... A retirada simultânea das vírgulas não implicaria prejuízo para a correção e a lógica.

III. ... a primeira, em suma, a tornar-se letrada no pleno sentido deste termo, e a transmitir-nos o seu conhecimento letrado. A vírgula colocada imediatamente depois de termo é facultativa.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III.

... a pergunta fica inevitável: isso seria ... (2º parágrafo)

Os dois-pontos da frase acima

  • A.

    introduzem a questão que vem em seguida.

  • B.

    suspendem intencionalmente o pensamento.

  • C.

    repetem a informação que vem antes deles.

  • D.

    assinalam mudança nas falas de um diálogo.

  • E.

    indicam a interrupção do assunto.

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