Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Está corretamente pontuada a frase:
O antigo mito de que Mozart transcrevia a música que tocava, em seu cérebro, foi derrubado por estudiosos, que, afirmam que ele, ao contrário disso, aprimorava suas ideias − até um grau quase maníaco.
O antigo mito, de que Mozart transcrevia a música que tocava em seu cérebro, foi derrubado por estudiosos que, afirmam que ele, ao contrário disso, aprimorava suas ideias, até um grau quase maníaco.
O antigo mito de que Mozart transcrevia a música, que tocava em seu cérebro foi derrubado por estudiosos; que afirmam que ele (ao contrário disso) aprimorava suas ideias até um grau quase maníaco.
O antigo mito de que Mozart transcrevia a música que tocava em seu cérebro, foi derrubado por estudiosos, que afirmam que ele, ao contrário disso aprimorava suas ideias até um grau quase maníaco.
O antigo mito de que Mozart transcrevia a música que tocava em seu cérebro foi derrubado por estudiosos que afirmam que ele, ao contrário disso, aprimorava suas ideias até um grau quase maníaco.
A afirmação correta em relação à pontuação empregada em um segmento do texto está em:
A demora deve-se em parte ao fato de que mesmo tarefas simples requerem um grande conjunto de habilidades: a expressão grifada poderia ser colocada entre vírgulas, sem prejuízo para a correção e a lógica.
Faz cerca de 50 anos que faltam cinco ou dez anos para que isso aconteça: as aspas foram empregadas para destacar que se trata de uma afirmação inteiramente irônica.
Os robôs têm se mostrado ferramentas valiosas para soldados, cirurgiões e pessoas que desejam limpar seu carpete: outra vírgula poderia ser colocada imediatamente depois do termo pessoas, sem prejuízo para a correção e a lógica.
É claro que robôs multiuso não são uma ideia nova. Faz cerca de 50 anos...: a substituição do ponto final por dois-pontos redundaria em prejuízo para a correção e a lógica.
Agora existe um movimento que pretende construir máquinas multifuncionais − robôs que naveguem: o travessão poderia ser substituído por dois-pontos sem prejuízo para a correção.
Está inteiramente adequada a pontuação do seguinte período:
Ao omitir a palavra genocídio no caso dos massacres, em Ruanda, o governo americano demonstrou que não iria intervir certamente, porque uma intervenção do ponto de vista político, não lhe interessava.
Ao omitir a palavra genocídio, no caso dos massacres, em Ruanda, o governo americano demonstrou que não iria intervir, certamente, porque uma intervenção, do ponto de vista político não lhe interessava.
Ao omitir a palavra genocídio, no caso dos massacres em Ruanda, o governo americano demonstrou que não iria intervir, certamente porque uma intervenção, do ponto de vista político, não lhe interessava.
Ao omitir a palavra, genocídio, no caso dos massacres em Ruanda, o governo americano, demonstrou que não iria intervir, certamente, porque uma intervenção, do ponto de vista político não lhe interessava.
Ao omitir, a palavra genocídio, no caso dos massacres, em Ruanda o governo americano demonstrou, que não iria intervir, certamente porque uma intervenção do ponto de vista político não lhe interessava.
Os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios. Assinale a alternativa que corresponde ao sinal de reticências no poema:
Para indicar surpresa, expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada situação.
São usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.
São usadas para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando.
Nenhuma das alternativas.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.
Na fala do homem, no terceiro parágrafo, as aspas poderiam ser substituídas por:
dois pontos.
parênteses.
travessão
reticências.
colchetes
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.
No trecho, ...pormais tempo ao carinho do teu pai, da E) tua mãe, dos teus irmãozinhos, da tua tia solteira? (parágrafo 3), a vírgula foi empregada para separar:
o aposto.
o vocativo.
termos de mesma função sintática.
expressões explicativas.
orações explicativas.
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
As orações que, historicamente, têm sido consideradas como espaços masculinos (l.16-17) e que resultaram em campos com predominância masculina (l.20-21) poderiam, mantendo-se a coerência do texto e a sua correção gramatical, ser introduzidas por vírgulas, sendo, assim, interpretadas de uma maneira não restritiva.
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho A divisão do trabalho doméstico, a socialização de homens e mulheres e as relações de poder entre os gêneros (l.6-8), o emprego da vírgula no lugar do conectivo e, em homens e mulheres, não alteraria a relação semântico-sintática entre os termos da oração.
Com base no texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
Infere-se do texto, pelo emprego das aspas no primeiro parágrafo, entre outros aspectos, que a autora não comunga da visão dos autores referidos no início do primeiro parágrafo do texto quanto à relação entre o Brasil e a ciência.
As duas primeiras vírgulas apresentadas no terceiro parágrafo ocorrem pelo motivo exposto na alternativa:
para destacar um adjunto adverbial deslocado
para destacar um aposto
para separar o sujeito de seu verbo
para separar termos de mesma função sintática
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...