Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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A vírgula é um sinal de pontuação indicativo de pausa. Há casos, no entanto, em que seu uso é proibido:

  • A.

    entre verbo e seu (s) complemento(s); depois de orações adverbiais antepostas;

  • B.

    entre sujeito e predicado ou entre predicado e sujeito; entre verbo e seu (s) complemento(s);

  • C.

    quando há elipse do verbo; para separar adjuntos adverbiais de natureza diferente (desde que antepostos ao sujeito da oração);

  • D.

    para separar conjunções contíguas; após locuções adverbiais;

  • E.

    antes de mas; depois de consequentemente.

Com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.

Na linha 5, a inserção de vírgula imediatamente após o vocábulo “valores”, embora altere o sentido original do período, mantém a sua correção gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pontuação encontra-se INCORRETA em:

  • A.

    conheço a diretora da escola cujos resultados positivos foram destacados na reunião da Diretoria de Ensino.

  • B.

    Dizem que das situações críticas surgem as saídas mais criativas.

  • C.

    Parece um liquidificador; mas, na verdade, usa o mesmo princípio de rotação das máquinas de lavar.

  • D.

    “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. (Lavoisier)

A pontuação correta encontra-se na alternativa:

  • A.

    “A felicidade, é uma conquista de cada um.”

  • B.

    “Você já leu ‘Vozes d’África’, de Castro Alves?”

  • C.

    “Estejam amanhã, às onze horas, em ponto no meu escritório.”

  • D.

    "O avião rumou, para a Itália, naquela mesma tarde.”

Festas e missas foram celebradas para comemorar a "providência divina". (5º parágrafo)

É correto depreender do emprego das aspas que isolam a expressão grifada acima

  • A.

    sentido especial e particular atribuído aos desígnios divinos, onipresentes na época, na justificativa dos resultados da ação humana.

  • B.

    recurso estilístico para realçar, com intenção pejorativa, a participação da Igreja nas decisões da coroa portuguesa durante a época colonial.

  • C.

    justificativa aceitável em razão da enorme influência da religião entre aqueles que se aventuravam pelo sertão à procura de riquezas.

  • D.

    intenção irônica, a partir das informações sobre todo o trabalho humano e o sacrifício dos que se envolveram na saga da descoberta do ouro.

Em relação a pontuação, assinale a alternativa que melhor justifica seu uso:

  • A.

    dois pontos são utilizados somente para indicar uma enumeração.

  • B.

    as aspas são utilizadas para introduzir a citação de alguém ou introduzir uma fala.

  • C.

    o travessão é indicado para separar orações intercaladas e indicar supressão de um trecho.

  • D.

    a vírgula é utilizada para separar termos que possuem a mesma função sintática na oração.

Assinale a alternativa correta, quanto à pontuação.

  • A.

    O ponto final do 1o parágrafo pode ser substituído por dois pontos, para realçar o que afirmado no parágrafo seguinte.

  • B.

    Em “"NEE (Necessidades Educativas Especiais)"” os parênteses têm caráter explicativo, em relação à sigla que os antecede.

  • C.

    Em “"Continuo acreditando em uma educação pautada na cooperação, na criatividade, na reflexão crítica, na solidariedade"” as vírgulas separam vocativos.

  • D.

    Depois de “"A inclusão dos alunos com NEE"” poderia haver uma vírgula substituindo os parênteses.

  • E.

    Numa redação oficial empregam-se reticências para separar itens de uma exposição de motivos, decreto de lei, etc.

I. A guerra tradicional é um jogo masculino: as mulheres tribais nunca se reuniram em bandos para atacar tribos vizinhas. (2º parágrafo)

II. E então, surge uma questão mais ampla: gênero é realmente importante na liderança? (4º parágrafo)

A respeito do emprego dos dois-pontos nas frases acima, é correto afirmar:

  • A.

    Assinalam uma pausa mais forte em I e II e estarão corretamente substituídos por pontos e vírgulas, sem alteração do sentido original.

  • B.

    Em I e II, introduzem segmentos de mesma função, e podem ser corretamente substituídos por vírgulas, sem alteração do sentido original.

  • C.

    Estão empregados de acordo com sua função imediata, que é a de introduzir os elementos de um diálogo que, no texto, se dá entre o autor do livro e um eventual leitor.

  • D.

    Em I e II, há a mesma função explicativa para o sinal de dois-pontos, apesar da dúvida trazida pela questão colocada na 2º caso.

  • E.

    Introduzem segmento que determina relação de causa em I; em II, encontra-se uma especificação.

Relativamente à pontuação, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Em o que quiseram na grande maioria foi aprender bem a sua língua (muitos estavam ainda ligados aos dialetos regionais) e conhecer a literatura italiana (1º parágrafo), os parênteses isolam um segmento explicativo.

  • B.

    Em A expectativa era que aproveitariam a oportunidade para melhorar o seu nível profissional por meio de novos conhecimentos técnicos ligados à atividade de cada um (1º parágrafo), a colocação de uma vírgula imediatamente depois de profissional implicaria prejuízo para a correção.

  • C.

    Em pois têm a capacidade de interessar a todos e portanto devem ser levados ao maior número (2º parágrafo), o termo portanto poderia ser isolado por vírgulas, sem prejuízo para a correção e a lógica.

  • D.

    Em A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura (4º parágrafo), a colocação de uma vírgula imediatamente depois de coisas implicaria prejuízo para o sentido.

  • E.

    Em Quando eu tinha doze anos, em Poços de Caldas, um jardineiro português e sua esposa brasileira, ambos analfabetos, me pediram para lhes ler o Amor de Perdição (3º parágrafo), as vírgulas que isolam o segmento ambos analfabetos poderiam ser substituídas por travessões, sem prejuízo para a correção.

No diálogo da charge, a vírgula serve para:

  • A.

    Separar o aposto

  • B.

    Separar adjuntos adverbiais deslocados

  • C.

    Separar termos com a mesma função sintática

  • D.

    Separar o vocativo

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