Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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A pontuação está plenamente adequada na seguinte frase:

  • A.

    O autor ainda que de modo respeitoso, não deixa de discordar de dom Odilo Scherer, que se pronunciou numa entrevista recente, a respeito da cobrança segundo ele inadmissível por serviços de saúde.

  • B.

    O autor, ainda que de modo respeitoso não deixa de discordar de dom Odilo Scherer, que se pronunciou, numa entrevista recente a respeito da cobrança, segundo ele inadmissível, por serviços de saúde.

  • C.

    O autor, ainda que, de modo respeitoso, não deixa de discordar de dom Odilo Scherer, que se pronunciou numa entrevista recente a respeito da cobrança, segundo ele inadmissível, por serviços de saúde.

  • D.

    O autor, ainda que de modo respeitoso, não deixa de discordar de dom Odilo Scherer, que se pronunciou, numa entrevista recente, a respeito da cobrança, segundo ele inadmissível, por serviços de saúde.

  • E.

    O autor, ainda que de modo respeitoso não deixa de discordar, de dom Odilo Scherer, que se pronunciou, numa entrevista, recente, a respeito da cobrança segundo ele, inadmissível, por serviços de saúde.

Com relação às estruturas linguísticas e à pontuação do texto, julgue os itens que se seguem.

Na linha 23, o ponto final após “rolos” poderia ser substituído por ponto e vírgula, desde que o termo “Quantas” fosse grafado com minúscula: quantas.

  • E. Errado
  • C. Certo

Com relação às estruturas linguísticas e à pontuação do texto, julgue os itens que se seguem.

Na linha 37, é obrigatório o emprego da vírgula após o travessão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 23 a 26 referem-se ao texto abaixo.

(É que talvez os relevos dos grandes sentimentos humanos só se deixem mesmo apalpar pelo avesso: a falta permite, mais facilmente, sondar a profundidade do pleno, a dor, do contentamento.)

Atente para as afirmações seguintes sobre a pontuação empregada na frase acima, transcrita do 1º parágrafo do texto.

I. O uso dos parênteses para isolar a frase justifica-se por se tratar de uma digressão que, embora relacionada à reflexão feita no parágrafo, interrompe momentaneamente o fluxo do pensamento.

II. Os dois-pontos introduzem um segmento que constitui, de certo modo, uma ressalva ao que se afirma no segmento imediatamente anterior.

III. As vírgulas que isolam o segmento mais facilmente poderiam ser retiradas sem prejuízo para a correção e a lógica.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Atenção: As questões de números 17 a 22 referem-se ao texto abaixo.

... editaria a obra às próprias custas e não se arrependeria: o livro converteu-se em nosso primeiro best-seller.

Os dois-pontos introduzem segmento

  • A.

    que denota o tempo decorrido entre a publicação da obra e a aceitação do público.

  • B.

    conclusivo, com ressalva ao que foi expresso anteriormente.

  • C.

    concessivo, pela oposição de sentido marcado na negação do verbo anterior.

  • D.

    que, embora redundante, tem o objetivo de realçar a importância da informação.

  • E.

    explicativo, em que se percebe noção de causa.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

A pontuação está plenamente adequada na frase:

  • A.

    O cronista, diante da possibilidade de habitar uma ilha, enumera uma série de argumentos que, a princípio, desqualificariam as supostas vantagens de um insulamento, mas, ao fim e ao cabo, convence-se de que está na ilha a última chance de desfrutarmos nossa liberdade.

  • B.

    O cronista diante da possibilidade, de habitar uma ilha, enumera uma série de argumentos, que a princípio desqualificariam as supostas vantagens de um insulamento, mas ao fim e ao cabo, convence-se de que está na ilha a última chance de desfrutarmos nossa liberdade.

  • C.

    O cronista diante da possibilidade de habitar uma ilha enumera uma série de argumentos, que a princípio, desqualificariam as supostas vantagens de um insulamento; mas ao fim e ao cabo convence-se, de que está na ilha a última chance de desfrutarmos nossa liberdade.

  • D.

    O cronista, diante da possibilidade de habitar uma ilha enumera uma série de argumentos, que a princípio, desqualificariam as supostas vantagens de um insulamento mas, ao fim e ao cabo convence-se de que está na ilha, a última chance de desfrutarmos nossa liberdade.

  • E.

    O cronista, diante da possibilidade de habitar uma ilha enumera uma série de argumentos que a princípio, desqualificariam as supostas vantagens de um insulamento; mas ao fim e ao cabo, convence-se de que, está na ilha, a última chance de desfrutarmos nossa liberdade.

A pontuação está plenamente adequada no período:

  • A.

    Muito se debate, nos dias de hoje, acerca do espaço que o ensino religioso deve ou não ocupar dentro ou fora das escolas públicas; há quem não admita interferência do Estado nas questões de fé, como há quem lembre a obrigação que ele tem de orientar as crianças em idade escolar.

  • B.

    Muito se debate nos dias de hoje, acerca do espaço, que o ensino religioso deve ou não ocupar dentro ou fora das escolas públicas: há quem não admita interferência do Estado, nas questões de fé, como há quem lembre, a obrigação que ele tem de orientar as crianças em idade escolar.

  • C.

    Muito se debate nos dias de hoje, acerca do espaço que o ensino religioso, deve ou não ocupar dentro ou fora das escolas públicas, há quem não admita interferência do Estado nas questões de fé, como há quem lembre a obrigação: que ele tem de orientar as crianças em idade escolar.

  • D.

    Muito se debate, nos dias de hoje, acerca do espaço que o ensino religioso deve, ou não, ocupar dentro, ou fora, das escolas públicas; há quem não admita interferência, do Estado, nas questões de fé; como há quem lembre a obrigação, que ele tem de orientar as crianças em idade escolar.

  • E.

    Muito se debate, nos dias de hoje acerca do espaço que o ensino religioso deve, ou não, ocupar dentro ou fora das escolas públicas: há quem não admita interferência do Estado, nas questões de fé, como há quem lembre, a obrigação, que ele tem de orientar as crianças, em idade escolar.

Atenção: As questões de números 9 a 15 referem-se ao texto seguinte.

É preciso reelaborar, para sanar falha estrutural, a redação da seguinte frase:

  • A.

    O autor do texto chama a atenção para o fato de que o desejo de promover a igualdade corre o risco de obter um efeito contrário.

  • B.

    Embora haja quem aposte no critério único de julgamento, para se promover a igualdade, visto que desconsideram o risco do contrário.

  • C.

    Quem vê como justa a aplicação de um mesmo critério para julgar casos diferentes não crê que isso reafirme uma situação de injustiça.

  • D.

    Muitas vezes é preciso corrigir certas distorções aplicando- se medidas que, à primeira vista, parecem em si mesmas distorcidas.

  • E.

    Em nossa época, há desequilíbrios sociais tão graves que tornam necessários os desequilíbrios compensatórios de uma ação corretiva.

Atenção: As questões de números 1 a 8 referem-se ao texto seguinte.

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

  • A.

    As fotografias, por prosaicas que possam ser, representam um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado que foi pela magia da imagem e por ela instado a uma viagem imaginária.

  • B.

    As fotografias, por prosaicas que possam ser representam um corte temporal; brecha no tempo, por onde entra nosso olhar capturado, que foi pela magia da imagem, e por ela instado a uma viagem imaginária.

  • C.

    As fotografias por prosaicas, que possam ser, representam um corte temporal: brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado que foi, pela magia da imagem, e por ela instado a uma viagem imaginária.

  • D.

    As fotografias por prosaicas, que possam ser representam, um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar capturado, que foi pela magia da imagem e por ela instado a uma viagem imaginária.

  • E.

    As fotografias por prosaicas que possam ser, representam um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado, que foi pela magia da imagem e, por ela, instado a uma viagem imaginária.

Cada alternativa apresenta segmento transcrito do texto e o mesmo segmento pontuado de modo diferente. A alteração que preserva o respeito ao padrão culto escrito, mas que provoca mudança do sentido original, é a encontrada em:

  • A.

    Ao se aproximar do riacho do Ipiranga, às 16h30 de 7 de setembro de 1822,

    Ao se aproximar do riacho do Ipiranga − às 16h30 de 7 de setembro de 1822 −

  • B.

    o príncipe regente, futuro imperador do Brasil e rei de Portugal, estava com dor de barriga.

    o príncipe regente futuro imperador do Brasil, e rei de Portugal, estava com dor de barriga.

  • C.

    Acredita-se que tenha sido algum alimento malconservado ingerido no dia anterior em Santos, no litoral paulista.

    Acredita-se, que tenha sido algum alimento malconservado, ingerido no dia anterior em Santos, no litoral paulista.

  • D.

    ou a água contaminada das bicas e chafarizes que abasteciam as tropas de mula na serra do Mar.

    ou, a água contaminada; das bicas e chafarizes, que abasteciam as tropas de mula na serra do Mar.

  • E.

    Segundo ele, a intervalos regulares D. Pedro se via obrigado a apear do animal que o transportava para “prover-se” no denso matagal que cobria as margens da estrada.

    Segundo ele a intervalos regulares, D. Pedro se via obrigado, a apear do animal que o transportava para “prover-se” no denso matagal que cobria as margens da estrada.

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