Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Analise as assertivas a seguir sobre a pontuação do texto.

I. As vírgulas da linha 02 estão sendo utilizadas em substituição à forma verbal protege.

II. As três primeiras vírgulas da linha 15 separam termos de mesma função sintática.

III. Na linha 10, o ponto depois de ciências poderia ser substituído por ponto e vírgula sem causar incorreção à frase.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Com relação à pontuação, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Em: “Eu, você, nós dois girando/ na vitrola sem parar” (João Gilberto), as vírgulas separam elementos da mesma função sintática.

  • B.

    Em: “As mulheres choravam de medo; os homens zombavam de tudo” (J. C. Carvalho), o ponto-e-vírgula foi utilizado para marcar uma pausa entre orações de sentidos opostos e tem a mesma função da vírgula.

  • C.

    Em: “A mocinha da caixa, tão loirinha, tão branquinha, tão magrinha, era, entretanto, uma fera” (Fernando Sabino), as vírgulas foram utilizadas para separar elementos de valor explicativo.

  • D.

    Em: “Costumava-se dizer, nos anos 70, que “uma brasa, mora” era uma pessoa muito especial, muito esperta”, as aspas destacadas na frase foram utilizadas para evidenciar gírias utilizadas nos anos 70.

Observando o fragmento abaixo, pode-se concluir que as vírgulas poderiam ser substituídas, sem alterar a conjuntura da norma culta, por:

Com esta frase o geógrafo, Paulo Rosa, fez um alerta estarrecedor.

  • A.

    Aspas, pois possuem uma função de explicação;

  • B.

    Apóstrofo, pois semelhante às aspas explicam como também especificam algo;

  • C.

    Apóstrofe, pois além de serem atribuídas às figuras de linguagem, contribuem nas ênfases;

  • D.

    Parênteses, pois estaria de acordo com o padrão culto da língua;

  • E.

    Os itens A e D estão corretos.

A afirmação INCORRETA sobre a pontuação empregada em um segmento do segundo parágrafo do texto é:

  • A.

    Em A descoberta das terras americanas é, basicamente, um episódio dessa obra ingente, a retirada simultânea das vírgulas manteria, em linhas gerais, o sentido da frase.

  • B.

    Em De início pareceu ser episódio secundário, uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois do termo início, sem prejuízo para a correção e a lógica.

  • C.

    Em A Espanha − a quem coubera um tesouro como até então não se conhecera no mundo − tratará de transformar os seus domínios numa imensa cidadela, os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas, sem prejuízo para a correção e a lógica.

  • D.

    Em Esse interesse contrapõe Espanha e Portugal, “donos” dessas terras, às demais nações europeias, o emprego das aspas denota a atribuição de um sentido particular ao termo destacado.

  • E.

    Em A partir desse momento a ocupação da América deixa de ser um problema exclusivamente comercial: intervêm nele importantes fatores políticos, os dois-pontos indicam uma quebra da sequência das ideias.

Com referência ao texto acima, julgue os próximos itens.

As aspas foram empregadas no vocábulo “vínculos” (l.16) para indicar que esse vocábulo foi utilizado no texto de forma irônica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Preserva-se a correção gramatical do texto ao se substituírem os dois-pontos, após a expressão “ou seja” (l.20), por vírgula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

  • A.

    O texto é polêmico, de vez que, busca estabelecer um equilíbrio de julgamento, num terreno em que via de regra dominam as paixões, já que tanto a religião como a ciência advogam para si mesmas, o estatuto do conhecimento verdadeiro.

  • B.

    O texto é polêmico, de vez que busca estabelecer, um equilíbrio de julgamento, num terreno em que via de regra dominam as paixões; já que tanto a religião como a ciência advogam para si mesmas, o estatuto do conhecimento verdadeiro.

  • C.

    O texto é polêmico, de vez que: busca estabelecer um equilíbrio de julgamento num terreno em que, via de regra, dominam as paixões já que tanto a religião, como a ciência, advogam para si mesmas o estatuto do conhecimento verdadeiro.

  • D.

    O texto é polêmico, de vez que busca estabelecer um equilíbrio de julgamento num terreno em que, via de regra, dominam as paixões, já que tanto a religião como a ciência advogam para si mesmas o estatuto do conhecimento verdadeiro.

  • E.

    O texto é polêmico de vez, que busca estabelecer um equilíbrio de julgamento, num terreno em que via de regra, dominam as paixões já que, tanto a religião como a ciência, advogam, para si mesmas, o estatuto do conhecimento verdadeiro.

Está correta a seguinte afirmação sobre a pontuação do texto:

  • A.

    O uso de aspas em “Gene da longevidade”, no título, explicita o receio do autor em assumir como correta uma expressão que considera pouco razoável.

  • B.

    Em [...] pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rush, em Chicago, observaram [...], a supressão da primeira vírgula não altera a correção da frase.

  • C.

    Os parênteses em (CEPT, na sigla em inglês) acolhem especificação que, por sua vez, é antecedida pela exposição de uma causa.

  • D.

    As aspas em “certo” sugerem uma específica concepção: a de que a pesquisa é um processo de paulatina descoberta, que não se pauta pela oposição entre certo e errado.

  • E.

    Alterando a pontuação do trecho “Talvez nenhum. Há muitas outras variantes...”, é redação correta, que preserva o sentido, a seguinte: “Talvez nenhum, por que há muitas outras variantes”.

Está inteiramente adequada a pontuação do seguinte período:

  • A.

    Em qualquer escalão do governo costuma haver mais cedo, ou mais tarde, atritos entre o pessoal técnico-administrativo estabilizado, por concurso, e o pessoal indicado para cargos de confiança que ficam ao sabor, das conveniências políticas.

  • B.

    Em qualquer escalão, do governo, costuma haver mais cedo ou mais tarde, atritos entre o pessoal técnico-administrativo estabilizado por concurso, e o pessoal indicado para cargos de confiança, que ficam ao sabor das conveniências políticas.

  • C.

    Em qualquer escalão do governo, costuma haver, mais cedo ou mais tarde, atritos entre o pessoal técnico-administrativo, estabilizado por concurso, e o pessoal indicado para cargos de confiança, que ficam ao sabor das conveniências políticas.

  • D.

    Em qualquer escalão do governo costuma haver, mais cedo ou mais tarde, atritos, entre o pessoal técnico-administrativo, estabilizado por concurso e o pessoal, indicado para cargos de confiança, que ficam ao sabor das conveniências políticas.

  • E.

    Em qualquer escalão do governo costuma haver mais cedo, ou mais tarde atritos, entre o pessoal técnico-administrativo estabilizado, por concurso, e o pessoal indicado, para cargos de confiança, que ficam ao sabor das conveniências políticas.

Atenção: As questões de números 5 a 11 referem-se ao texto abaixo.

Considere os itens abaixo. Em cada um deles, encontramse a transcrição de um segmento do texto e o mesmo segmento pontuado de maneira diferente da original.

I. (linhas 14 a 16) frequentemente reivindicando para si as principais qualidades de “Kane” e a coautoria do roteiro / frequentemente reivindicando, para si, as principais qualidades de “Kane” e a coautoria do roteiro

II. (linhas 18 a 20) Independentemente do quanto de justiça e veracidade “Raising Kane” trazia (o artigo foi bastante contestado na época), / Independentemente do quanto de justiça e veracidade “Raising Kane” trazia − o artigo foi bastante contestado na época −

III. (linhas 20 a 22) surgem agora evidências de que a própria Pauline atuou de modo tão pouco ético como ela acusava Welles de ter agido. / surgem agora, evidências de que a própria Pauline atuou de modo tão pouco ético como ela acusava Welles de ter agido.

O padrão culto escrito abona a nova pontuação de

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I e III, apenas.

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