Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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O texto a seguir constitui referência para resposta das questões 01 a 08.

Sobre os elementos linguísticos do texto, considere as assertivas a seguir:

I. A separação correta das sílabas do vocábulo “coadjuvantes” (1.º parágrafo) é co-a-dju-van-tes.

II. O vocábulo “matéria” (1.º parágrafo) é acentuado pelo mesmo motivo do vocábulo “rádio” (2.º parágrafo).

III. A conjunção “embora” (1.º parágrafo) pode ser substituída, sem prejuízo gramatical e para a compreensão do texto, pela conjunção “conquanto”.

IV. Em “Alguns grupos podem utilizar as redes para espalhar boatos e difamar candidatos...” (4.º parágrafo), o sujeito da primeira oração é indeterminado.

Diante da análise, estão certas as assertivas:

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e III

  • D.

    II e IV

  • E.

    III e IV

Atente para as afirmações abaixo.

I. Em podem redimir as distâncias impostas pela desigualdade econômica, pois têm a capacidade de interessar a todos e portanto devem ser levados ao maior número (2º parágrafo), o elemento sublinhado pode ser substituído por por que, sem prejuízo para a correção.

II. Em Mas, noutros países, mesmo os analfabetos podem participar bem da literatura erudita quando lhes é dada a oportunidade (3o parágrafo), o elemento grifado expressa uma condição, equivalendo a se.

III. Em A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura (4o parágrafo), o segmento sublinhado pode ser substituído por nas quais, sem prejuízo para a correção e a lógica.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, apenas.

  • E.

    II, apenas.

Assinale a alternativa gramaticalmente correta.

  • A.

    Em “tornando-se mais compreensivos, tolerantes e confiantes” poderia ocorrer mesóclise.

  • B.

    Em “torna-se um grande benefício” ocorre próclise.

  • C.

    Em “se adaptar a metodologias diferenciadas” não ocorre crase porque a palavra sublinhada é apenas um artigo indefinido.

  • D.

    Em “para atender a uma diversidade maior de alunos” a palavra sublinhada poderia receber acento de crase (acento facultativo).

  • E.

    Em “tendo que se adaptar a metodologias diferenciadas” o pronome poderia estar posposto ao verbo no infinitivo.

  • A.

    No último parágrafo do texto, os termos iniciados pela preposição “a”, nos trechos “a uma publicidade sincera” e “a um sistema de imprensa que não furte os governos aos deveres da sua responsabilidade”, complementam o sentido do termo “direitos” (l.20).

  • B.

    Na linha 1, a forma verbal “Queriam” flexiona-se no plural para concordar com o sujeito “os impostos municipais” (l.1-2).

  • C.

    A omissão da vírgula que aparece imediatamente após a expressão “certos jornais” (l.3) não prejudicaria a correção gramatical do texto.

  • D.

    Na linha 12, a substituição do sinal de dois-pontos por travessão manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.

  • E.

    Na linha 13, é facultado o emprego do pronome “se” antes ou depois do verbo “passaria”.

O tratamento dado ao mito em uma obra de referência, como o dicionário de onde foi extraído o verbete sobre Narciso, implica algumas características do texto, tais como

  • A.

    a ordem direta na construção das frases e a redução dos episódios a um núcleo mínimo essencial.

  • B.

    o predomínio do tempo presente e a preferência pela argumentação em detrimento da narração.

  • C.

    a ausência dos marcadores discursivos típicos da narrativa e a ordem direta na construção das frases.

  • D.

    a inexistência de adjetivação e a ausência dos marcadores discursivos típicos da narrativa.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escrita é ato abstrato e individual das pessoas que se apropriam da língua comum e lhe imprimem um estilo particular de expressão.

  • B.

    Níveis de linguagem são os modos variados com que o indivíduo escreve de acordo com o meio sociocultural em que ele vive.

  • C.

    Referente é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida uma interpretação adequada.

  • D.

    A frase: “O aluno custou entender aquele conteúdo de gramática” não fere os princípios da regência verbal.

  • E.

    Desenhos, gestos, sons, cores, cheiros, onomatopeias são formas de linguagem.

A língua tem sempre uma série de recursos linguísticos que permitem dizer a mesma mensagem com estruturas diferentes.

Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa em que, entre parênteses, está corretamente analisado o recurso utilizado para produzir a mesma mensagem nas duas frases apresentadas.

  • A.

    1. “O aluno que estuda vence.” 2. “O aluno estudioso vence”. (substituição da oração adverbial pelo adjunto adverbial ou vice-versa)

  • B.

    1. “Não saiu por causa da chuva”. 2. “Não saiu porque chovia”. (substituição da oração adjetiva por um adjetivo correspondente ou vice-versa)

  • C.

    1. “O presidente assinou o decreto”. 2. “O decreto foi assinado pelo presidente”. (transposição dos termos da frase)

  • D.

    1. “Embora tivesse lido o texto, não respondeu às questões”. 2. “Mesmo tendo lido o livro, não respondeu às questões”. (polissemia das preposições)

  • E.

    1. “Não mais se fabricam armas quando se deseja a paz”. 2. “Quando se deseja a paz, não mais se fabricam armas”. (ênfase na ideia principal ou na subordinada)

Aos primeiros, tudo: destaque, nome completo, cobertura constante etc. Aos outros, silêncio ou, quando muito, críticas azedas. Desta forma valorizam-se falsos valores e cometem- se graves erros de avaliação.

Considerado o trecho acima, afirma-se com correção:

  • A.

    A forma verbal implícita em cada uma das duas frases iniciais é “concedem-se”.

  • B.

    Os dois-pontos introduzem uma síntese coerente e precisa das coisas referidas genérica e informalmente por tudo.

  • C.

    Ao encadear dois segmentos, a conjunção ou vem reposicionar o primeiro termo na argumentação, colocando-o, então, como a primeira de duas possibilidades.

  • D.

    Ao caracterizar o silêncio, a expressão quando muito equivale a “no máximo”.

  • E.

    O emprego simultâneo de valorizam-se e valores constitui redundância condenável, visto que, nesse caso, o excesso não confere maior vigor ao que se exprime na frase.

Considere as afirmativas feitas a seguir. Está INCORRETO o que consta em:

  • A.

    O adjetivo áspero está flexionado no grau superlativo, em sua forma sintética: aspérrima educadora.

  • B.

    A imprensa, arauto do progresso, e a elegância, modelo do esnobismo...

    Os segmentos grifados se classificam sintaticamente como complementos nominais das expressões a que se referem.

  • C.

    ... que acabava de ser inventado em França.

    Ruas arrasaram-se...

    As formas verbais grifadas são exemplo de voz passiva.

  • D.

    Ninguém! Absolutamente ninguém.

    O ponto de exclamação denota ênfase do autor.

  • E.

    Para que a era se firmasse fora preciso a transfiguração da cidade.

    O emprego da forma verbal grifada denota ação passada, anterior a outra, também passada.

Aponte a alternativa em que todos os itens são meios de comunicação, somente, de característica escrita.

  • A.

    Rádio, TV e jornal;

  • B.

    Jornal, revista e internet;

  • C.

    Telefone, Podcast e revista;

  • D.

    Podcast, jornal e TV;

  • E.

    Jornal, Revista e carta.

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