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O texto a seguir constitui referência para resposta das questões 01 a 08.
Sobre os elementos linguísticos do texto, considere as assertivas a seguir:
I. A separação correta das sílabas do vocábulo coadjuvantes (1.º parágrafo) é co-a-dju-van-tes.
II. O vocábulo matéria (1.º parágrafo) é acentuado pelo mesmo motivo do vocábulo rádio (2.º parágrafo).
III. A conjunção embora (1.º parágrafo) pode ser substituída, sem prejuízo gramatical e para a compreensão do texto, pela conjunção conquanto.
IV. Em Alguns grupos podem utilizar as redes para espalhar boatos e difamar candidatos... (4.º parágrafo), o sujeito da primeira oração é indeterminado.
Diante da análise, estão certas as assertivas:
I e II
I e III
II e III
II e IV
III e IV
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Atente para as afirmações abaixo.
I. Em podem redimir as distâncias impostas pela desigualdade econômica, pois têm a capacidade de interessar a todos e portanto devem ser levados ao maior número (2º parágrafo), o elemento sublinhado pode ser substituído por por que, sem prejuízo para a correção. II. Em Mas, noutros países, mesmo os analfabetos podem participar bem da literatura erudita quando lhes é dada a oportunidade (3o parágrafo), o elemento grifado expressa uma condição, equivalendo a se. III. Em A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura (4o parágrafo), o segmento sublinhado pode ser substituído por nas quais, sem prejuízo para a correção e a lógica. Está correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa gramaticalmente correta.
Em tornando-se mais compreensivos, tolerantes e confiantes poderia ocorrer mesóclise.
Em torna-se um grande benefício ocorre próclise.
Em se adaptar a metodologias diferenciadas não ocorre crase porque a palavra sublinhada é apenas um artigo indefinido.
Em para atender a uma diversidade maior de alunos a palavra sublinhada poderia receber acento de crase (acento facultativo).
Em tendo que se adaptar a metodologias diferenciadas o pronome poderia estar posposto ao verbo no infinitivo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No último parágrafo do texto, os termos iniciados pela preposição a, nos trechos a uma publicidade sincera e a um sistema de imprensa que não furte os governos aos deveres da sua responsabilidade, complementam o sentido do termo direitos (l.20).
Na linha 1, a forma verbal Queriam flexiona-se no plural para concordar com o sujeito os impostos municipais (l.1-2).
A omissão da vírgula que aparece imediatamente após a expressão certos jornais (l.3) não prejudicaria a correção gramatical do texto.
Na linha 12, a substituição do sinal de dois-pontos por travessão manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.
Na linha 13, é facultado o emprego do pronome se antes ou depois do verbo passaria.
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O tratamento dado ao mito em uma obra de referência, como o dicionário de onde foi extraído o verbete sobre Narciso, implica algumas características do texto, tais como
a ordem direta na construção das frases e a redução dos episódios a um núcleo mínimo essencial.
o predomínio do tempo presente e a preferência pela argumentação em detrimento da narração.
a ausência dos marcadores discursivos típicos da narrativa e a ordem direta na construção das frases.
a inexistência de adjetivação e a ausência dos marcadores discursivos típicos da narrativa.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta.
A escrita é ato abstrato e individual das pessoas que se apropriam da língua comum e lhe imprimem um estilo particular de expressão.
Níveis de linguagem são os modos variados com que o indivíduo escreve de acordo com o meio sociocultural em que ele vive.
Referente é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida uma interpretação adequada.
A frase: O aluno custou entender aquele conteúdo de gramática não fere os princípios da regência verbal.
Desenhos, gestos, sons, cores, cheiros, onomatopeias são formas de linguagem.
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A língua tem sempre uma série de recursos linguísticos que permitem dizer a mesma mensagem com estruturas diferentes.
Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa em que, entre parênteses, está corretamente analisado o recurso utilizado para produzir a mesma mensagem nas duas frases apresentadas.
1. O aluno que estuda vence. 2. O aluno estudioso vence. (substituição da oração adverbial pelo adjunto adverbial ou vice-versa)
1. Não saiu por causa da chuva. 2. Não saiu porque chovia. (substituição da oração adjetiva por um adjetivo correspondente ou vice-versa)
1. O presidente assinou o decreto. 2. O decreto foi assinado pelo presidente. (transposição dos termos da frase)
1. Embora tivesse lido o texto, não respondeu às questões. 2. Mesmo tendo lido o livro, não respondeu às questões. (polissemia das preposições)
1. Não mais se fabricam armas quando se deseja a paz. 2. Quando se deseja a paz, não mais se fabricam armas. (ênfase na ideia principal ou na subordinada)
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Aos primeiros, tudo: destaque, nome completo, cobertura constante etc. Aos outros, silêncio ou, quando muito, críticas azedas. Desta forma valorizam-se falsos valores e cometem- se graves erros de avaliação.
Considerado o trecho acima, afirma-se com correção:A forma verbal implícita em cada uma das duas frases iniciais é concedem-se.
Os dois-pontos introduzem uma síntese coerente e precisa das coisas referidas genérica e informalmente por tudo.
Ao encadear dois segmentos, a conjunção ou vem reposicionar o primeiro termo na argumentação, colocando-o, então, como a primeira de duas possibilidades.
Ao caracterizar o silêncio, a expressão quando muito equivale a no máximo.
O emprego simultâneo de valorizam-se e valores constitui redundância condenável, visto que, nesse caso, o excesso não confere maior vigor ao que se exprime na frase.
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Considere as afirmativas feitas a seguir. Está INCORRETO o que consta em:
O adjetivo áspero está flexionado no grau superlativo, em sua forma sintética: aspérrima educadora.
A imprensa, arauto do progresso, e a elegância, modelo do esnobismo...
Os segmentos grifados se classificam sintaticamente como complementos nominais das expressões a que se referem.... que acabava de ser inventado em França.
Ruas arrasaram-se...
As formas verbais grifadas são exemplo de voz passiva.
Ninguém! Absolutamente ninguém.
O ponto de exclamação denota ênfase do autor.
Para que a era se firmasse fora preciso a transfiguração da cidade.
O emprego da forma verbal grifada denota ação passada, anterior a outra, também passada.
Aponte a alternativa em que todos os itens são meios de comunicação, somente, de característica escrita.
Rádio, TV e jornal;
Jornal, revista e internet;
Telefone, Podcast e revista;
Podcast, jornal e TV;
Jornal, Revista e carta.
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