Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Permanentemente as pessoas se apropriam e refazem discursos pré-existentes, gerando novos significados, devolvendo à audiência novos textos, que se recombinam com outros, gerando uma infinita cadeia de textos e de significados. Isso vai dos textos a conversas cotidianas. Desse modo, quando os diversos tipos de textos dialogam entre si ocorre

  • A.

    o discursivismo.

  • B.

    a intertextualidade.

  • C.

    o estruturalismo.

  • D.

    o simbolismo.

  • E.

    a iconicidade.

No fim do século XIV, Portugal, vitimado por uma sucessão de administrações perdulárias, se convertera em um reino endividado. Sem alternativas para produzir riquezas em seu território, a coroa voltou os olhos para o mar.

É correto afirmar que a articulação lógica entre as afirmativas iniciais do texto se estabelece com base na noção de

  • A.

    finalidade e explicação.

  • B.

    constatação e causa.

  • C.

    consequência e finalidade.

  • D.

    causa e consequência.

  • A.

    O pronome “se”(l.2) confere ao trecho indeterminação do sujeito.

  • B.

    O segmento “se não for detido”(l.2) está entre vírgulas porque se trata de um aposto.

  • C.

    A palavra “fetiche”(l.5) está sendo empregada com o sentido figurado de objeto de obsessão, de aspiração.

  • D.

    Mantém-se a correção gramatical do período ao se eliminar a vírgula após o travessão(l.8).

  • E.

    O pronome “Ela”(l.10) é elemento de coesão que retoma o antecedente “tecnologia”.

  • A.

    O emprego de sinal indicativo de crase em “à Informação”(l.3) justifica-se porque a palavra “acesso” exige complemento regido pela preposição “a”, e a palavra “Informação” vem precedida de artigo definido feminino.

  • B.

    Em “o apresentou”(l.4), o termo “o” funciona como pronome que retoma o antecedente “Cadastro de Expulsões da Administração Federal (Ceaf)”.

  • C.

    A substituição de “dos”(l.9) por daqueles mantém a correção gramatical do período.

  • D.

    Pelos sentidos e informações do texto, subentende-se que o sujeito de “recolhe” (l.10) é “pesados impostos” (l.9).

  • E.

    O emprego de vírgula após “educação” (l.11) justifica-se porque isola elementos de mesma função sintática componentes de uma enumeração.

Com relação às ideias e às estruturas gramaticais do texto, julgue os itens de 1 a 10.

A oração introduzida pelo elemento “que” (ℓ.5) funciona como sujeito da oração que inicia o período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao sentido e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

As expressões “o que” (l.5) e “fato que” (l.7) poderiam ser colocadas uma no lugar da outra, no texto, sem prejuízo das relações morfossintáticas e semânticas nele expressas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.

No trecho “A economia solidária vem-se apresentando” (l.1), o deslocamento do pronome pessoal oblíquo para depois do verbo principal da locução não prejudicaria a correção gramatical do texto: vem apresentando-se.

  • C. Certo
  • E. Errado

Verdade é que (1) a ação em nome de um universal por si só caracteriza qualquer moral. É por meio dela que (2) se faz o cálculo do “sentido” no qual, fora da vantagem que (3) define a regra, o sujeito honesto se transfigura imediatamente em otário. (L. 43‐47) A respeito das ocorrências do QUE no período anterior, é correto afirmar que se trata de conjunção em

  • A. (1), apenas.
  • B. (3), apenas.
  • C. todas.
  • D. (2), apenas.

“A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo que não se elimina da cultura brasileira. Há um enorme cinismo em pensar assim. É o que move os bandidos travestidos de empresários. Há bons e maus empresários. Uma legislação que puna exemplarmente os corruptores vai separar o joio do trigo, assim como a multiplicação de exemplos de empreendedores que assumem riscos, produzem, geram empregos e devolvem à sociedade parte do que conquistaram em ações ou projetos sociais”; nesse segmento do texto há cinco ocorrências (sublinhadas) do pronome relativo QUE; assinale a alternativa em que a identificação do antecedente do pronome está errada.

  • A.

    que/algo.

  • B.

    que/o.

  • C.

    que/legislação.

  • D.

    que/exemplos.

  • E.

    que/o.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Em todos os exemplos abaixo o QUE é pronome relativo, EXCETO:

  • A.

    “[...] tu ainda és quase tão moroso como a velha gôndola QUE destronaste ...”

  • B.

    “O bonde, assim QUE nasceu [...]”

  • C.

    “E a cidade ainda está cheia de gente QUE se lembra das gôndolas [...]”

  • D.

    “[...] num ritmo regular QUE é a expressão perfeita de regularidade [...]”

  • E.

    “[...] estou antegozando a satisfação QUE me vais dar daqui a pouco ...”

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