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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Permanentemente as pessoas se apropriam e refazem discursos pré-existentes, gerando novos significados, devolvendo à audiência novos textos, que se recombinam com outros, gerando uma infinita cadeia de textos e de significados. Isso vai dos textos a conversas cotidianas. Desse modo, quando os diversos tipos de textos dialogam entre si ocorre
o discursivismo.
a intertextualidade.
o estruturalismo.
o simbolismo.
a iconicidade.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
No fim do século XIV, Portugal, vitimado por uma sucessão de administrações perdulárias, se convertera em um reino endividado. Sem alternativas para produzir riquezas em seu território, a coroa voltou os olhos para o mar.
É correto afirmar que a articulação lógica entre as afirmativas iniciais do texto se estabelece com base na noção definalidade e explicação.
constatação e causa.
consequência e finalidade.
causa e consequência.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O pronome se(l.2) confere ao trecho indeterminação do sujeito.
O segmento se não for detido(l.2) está entre vírgulas porque se trata de um aposto.
A palavra fetiche(l.5) está sendo empregada com o sentido figurado de objeto de obsessão, de aspiração.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se eliminar a vírgula após o travessão(l.8).
O pronome Ela(l.10) é elemento de coesão que retoma o antecedente tecnologia.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O emprego de sinal indicativo de crase em à Informação(l.3) justifica-se porque a palavra acesso exige complemento regido pela preposição a, e a palavra Informação vem precedida de artigo definido feminino.
Em o apresentou(l.4), o termo o funciona como pronome que retoma o antecedente Cadastro de Expulsões da Administração Federal (Ceaf).
A substituição de dos(l.9) por daqueles mantém a correção gramatical do período.
Pelos sentidos e informações do texto, subentende-se que o sujeito de recolhe (l.10) é pesados impostos (l.9).
O emprego de vírgula após educação (l.11) justifica-se porque isola elementos de mesma função sintática componentes de uma enumeração.
Com relação às ideias e às estruturas gramaticais do texto, julgue os itens de 1 a 10.
A oração introduzida pelo elemento que (ℓ.5) funciona como sujeito da oração que inicia o período.
Em relação ao sentido e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
As expressões o que (l.5) e fato que (l.7) poderiam ser colocadas uma no lugar da outra, no texto, sem prejuízo das relações morfossintáticas e semânticas nele expressas.Com relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
No trecho A economia solidária vem-se apresentando (l.1), o deslocamento do pronome pessoal oblíquo para depois do verbo principal da locução não prejudicaria a correção gramatical do texto: vem apresentando-se.
Verdade é que (1) a ação em nome de um universal por si só caracteriza qualquer moral. É por meio dela que (2) se faz o cálculo do sentido no qual, fora da vantagem que (3) define a regra, o sujeito honesto se transfigura imediatamente em otário. (L. 43‐47) A respeito das ocorrências do QUE no período anterior, é correto afirmar que se trata de conjunção em
Língua Portuguesa - Emprego do QUE - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo que não se elimina da cultura brasileira. Há um enorme cinismo em pensar assim. É o que move os bandidos travestidos de empresários. Há bons e maus empresários. Uma legislação que puna exemplarmente os corruptores vai separar o joio do trigo, assim como a multiplicação de exemplos de empreendedores que assumem riscos, produzem, geram empregos e devolvem à sociedade parte do que conquistaram em ações ou projetos sociais; nesse segmento do texto há cinco ocorrências (sublinhadas) do pronome relativo QUE; assinale a alternativa em que a identificação do antecedente do pronome está errada.
que/algo.
que/o.
que/legislação.
que/exemplos.
que/o.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Em todos os exemplos abaixo o QUE é pronome relativo, EXCETO:
[...] tu ainda és quase tão moroso como a velha gôndola QUE destronaste ...
O bonde, assim QUE nasceu [...]
E a cidade ainda está cheia de gente QUE se lembra das gôndolas [...]
[...] num ritmo regular QUE é a expressão perfeita de regularidade [...]
[...] estou antegozando a satisfação QUE me vais dar daqui a pouco ...
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