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Com relação ao texto acima, julgue os itens de 83 a 89.
Na oração que a precisão era grande (l.7), o vocábulo que classifica-se como conjunção explicativa.
Considere as ocorrências da palavra que nos seguintes segmentos do texto.
I. Uma definição nos diz que é um estado de espírito (linha 03)
II. pediu aos entrevistados que avaliassem (linha 07)
III. Nota-se que (linha 10)
IV. não pode, obviamente, ser feliz a pessoa que passa fome (linhas 20 e 21)
Em qual segmento a palavra que é um pronome?
Apenas I.
Apenas IV.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Com referência ao texto antecedente, julgue os itens a seguir.
O pronome que (l.4) refere-se a Charlize Theron (l.3).
A lacuna corretamente preenchida pelo segmento que se encontra entre parênteses está em:
Os romanos acreditavam ...... o rei tinha origem divina. (por que)
A decadência econômica de Roma fez ...... a plebe entrasse em conflito com os patrícios. (com que)
O Império Bizantino foi construído no lugar ...... antes existia a colônia grega de Bizâncio. (de que)
O ano de 1453 marca o momento ...... Constantinopla é dominada pelos turcos. (para que)
O fortalecimento dos generais contribuiu ...... as guerras civis em Roma avançassem. (em que)
Julgue os próximos itens, relativos às ideias do texto acima e às estruturas nele empregadas.
Em não se parece muito com o que eles previram (l.15), o pronome que tem como antecedente o pronome o, que se refere a mundo (l.14).
A palavra que (l. 1) tem o mesmo valor sintático e morfológico do que se destaca em:
Vamos ao Maranhão, que a passagem está barata.
Ainda que chova, irei ao encontro.
Há mais razões para sorrir que para chorar.
Ele espera que tudo dê certo.
A cidade em que nascemos só prospera.
A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Não causaria prejuízo às relações sintáticas do período a substituição do trecho é que os registros de conexão nem sempre são suficientes (l.25-26) por de os registros de conexão nem sempre serem suficientes.
Considerando a morfossintaxe, assinale a alternativa em que as palavras destacadas apresentam o mesmo valor das frases A especialista no uso das tecnologias da educação ressalta, entretanto, que essa transição da escola analógica (...); Quando o educador começa a trabalhar esses projetos, chega um momento em que o sistema não reconhece o que ele está fazendo.
Alguns educadores ainda acham que o desenvolvimento dos alunos depende, única e exclusivamente, da nota das avaliações que, dependendo do valor, pode desestimular o jovem discente. Entretanto, a grande maioria considera que diversificar o método usado para avaliar possibilita melhores resultados.
A leitura de livros paradidáticos, que ajudam a ampliar o conhecimento, também pode mostrar que os jovens, quando estimulados de forma correta, não largam esse instrumento. O contato, desde a infância, com ele é que poderá fazer diferença na formação do aluno.
São referências de qualidade elaboradas pelo Governo Federal os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que estruturam e reestruturam os currículos escolares de todo o Brasil, obrigatórios para as escolas públicas e opcionais para as particulares. Os PCN começaram a ser definidos levando-se em consideração a extensão territorial e cultural do país, em que há diferentes realidades regionais. Outra questão que as diretrizes procuraram estimular nas últimas edições foi a atualização profissional de professores, coordenadores e diretores.
Gilberto Freire afirma que para ensinar é preciso ter segurança daquilo que se faz e para que se faz, gerando competência profissional, pois com a falta dela o professor teria que, provavelmente, justificar dúvidas sobre sua autoridade.
No que diz respeito a aspectos gramaticais e semânticos do texto acima, julgue os itens subsecutivos.
A inserção do segmento que é imediatamente antes da expressão "exercida" (l.3) preservaria a correção gramatical do texto.
Na oração, Procurou-SE a felicidade na humilde comemoração, o SEé classificado como.
pronome apassivador.
índice de indeterminação do sujeito.
pronome reflexivo.
conjunção subordinativa adverbial.
conjunção subordinativa integrante.
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