Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 1 a 10.

O trecho “O levantamento explica por que o consumo liderou a atividade econômica” (l.21-22) poderia ser reescrito, sem prejuízo do sentido ou da correção gramatical do texto, da seguinte forma: A pesquisa esclarece porque o consumo liderou a atividade econômica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 1 a 10.

O período entre as linhas 17 e 21 permaneceria correto com a seguinte redação: No conjunto, a pesquisa mostra um quadro favorável, embora se tenha verificado aumento do percentual de maiores de 25 anos de idade sem instrução (de 13% para 15,1%) e de jovens entre 15 e 17 anos de idade que não estudam nem trabalham.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Na expressão: “a formação continuada de seus profissionais” (1º parágrafo), o substantivo destacado expressa ação cujo agente é o termo precedido da preposição “de”.

  • B.

    As palavras “país” (1º parágrafo), “aí” (2º parágrafo), pífio (2º parágrafo) e “espontaneístas” (3º parágrafo) foram acentuadas pelo mesmo motivo.

  • C.

    Na oração: “Suprimi-las de vez do horizonte”, é facultado o uso do acento agudo na última sílaba da palavra destacada.

  • D.

    Na expressão: “a salvação da lavoura pedagógica”, do 1º parágrafo, o substantivo destacado expressa ação cujo agente é o termo precedido da preposição “de”.

De acordo com a norma culta, a mistura das pessoas do discurso em um texto, muitas vezes, demonstra a incapacidade do interlocutor em concordá-las de forma coerente e coesa. Algumas vezes, entretanto, a mistura evidencia o respeito à variante linguística como na propaganda de medicamentos genéricos, contratada pelo Ministério da Saúde. O texto veiculado afirmava:

– Genérico é tão bom quanto o remédio de marca, mas custa bem menos.

– Doutor, prescreva genéricos.

– E você, se o médico esquecer, lembra ele.

Considerando o enunciado e o exemplo dado, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A frase declarativa “Genérico é tão bom quanto o remédio de marca, mas custa bem menos” evoca dois auditórios: o universal, consumidor e o particular, médicos.

  • B.

    Em “Doutor, prescreva genéricos”, o uso do verbo no imperativo, de acordo com a norma culta, está conjugado adequadamente.

  • C.

    Por se tratar de um receptor específico, doutor, foi adequado o uso do verbo “prescreva”, em vez de “receite”, mais apropriado para o auditório universal.

  • D.

    Mesmo com a mudança do receptor, público universal, o adequado seria respeitar a norma culta da Língua Portuguesa e não cometer a inadequação “lembra ele”.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do segundo parágrafo.

  • A.

    No período: “Daí a necessidade de uma compreensão mais ampla da história da categoria e de suas condições de trabalho”, o termo destacado pode ser substituído, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico por “outrossim”.

  • B.

    O trecho “considerando-se as relações desses profissionais com os poderes públicos”, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou alteração de sentido: “conquanto sejam consideradas as relações desses profissionais com os poderes públicos”.

  • C.

    No trecho: “considerando-se as relações desses profissionais com os poderes públicos, com a população e com os alunos”, é facultada a supressão das duas últimas ocorrências da palavra destacada, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo de sentido.

  • D.

    No trecho: “Tais dimensões são imprescindíveis para o debate sobre as possibilidades do magistério”, a expressão destacada pode ser substituída sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por “infensas ao”.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do primeiro e do segundo parágrafos.

  • A.

    Infere-se que a indisciplina revela uma contradição inerente ao cotidiano escolar dos nossos dias: um novo modelo de aluno em conflito com escolas ainda pouco democráticas, de caráter elitista e conservador.

  • B.

    Nos trechos: “democratização política do país” e “desmilitarização das relações sociais”, no segundo parágrafo, os termos destacados são resultado da regência dos substantivos abstratos de ação que os precedem e expressam os agentes das ações representadas por esses substantivos.

  • C.

    A oração “Temos diante de nós um novo aluno, um novo sujeito histórico” pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Há diante de nós um novo aluno, um novo sujeito histórico”.

  • D.

    No trecho: “um novo sujeito histórico mas, em certa medida, guardamos como padrão pedagógico a imagem”, a segunda ocorrência da vírgula é obrigatória, devido à utilização da conjunção coordenativa “mas”.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao primeiro e ao segundo parágrafos.

  • A.

    O trecho “justificada pelo fato de os professores portugueses necessitarem de coisas trazidas da Europa”, do primeiro parágrafo, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “justificada pelo fato dos professores portugueses necessitarem de coisas trazidas da Europa”.

  • B.

    No trecho: “coisas trazidas da Europa, às quais estavam acostumados, enquanto os nacionais consumiam produtos locais, mais baratos”, do primeiro parágrafo, suprimir a primeira e a última ocorrência da vírgula não caracteriza erro gramatical, mas implica alteração de sentido.

  • C.

    O trecho “Uma questão curiosa (...) é de como ocorria a relação entre as aulas dadas”, do segundo parágrafo, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Uma questão curiosa (...) refere-se à relação entre as aulas dadas”.

  • D.

    O trecho “Se lembrarmos que quem deveria providenciar o pagamento dos professores era um órgão central” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Se lembrarmos de que aquele que deveria providenciar o pagamento dos professores era um órgão central”.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao primeiro parágrafo.

  • A.

    No trecho: “Não se tratava somente da hierarquização das aulas a partir do valor que se lhes atribuía”, as duas ocorrências da palavra “se” não têm a mesma classificação, e o verbo “atribuir” é transitivo direto e indireto.

  • B.

    A oração adjetiva “que preparariam as elites para os cursos superiores” teve a forma verbal destacada flexionada na terceira pessoa do plural porque o pronome relativo e refere-se ao antecedente “disciplinas mais ‘nobres’”.

  • C.

    No trecho: “era o tamanho da localidade onde fosse sediada a aula, uma vez que nas cidades onde houvesse maior população” a primeira ocorrência do termo destacado não pode ser substituída por “em que”, ao contrário da segunda.

  • D.

    No trecho: “haveria naturalmente maior número de alunos, sendo o trabalho do mestre maior”, a oração destacada pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “quando o trabalho do mestre fosse maior”.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta quanto ao quarto e ao quinto parágrafos.

  • A.

    No trecho: “Em que pese a informalidade do mercado”, do quarto parágrafo, a expressão destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por “Graças à”.

  • B.

    No trecho: “o tutor terá de se resignar ao estilo de vida próprio dos adolescentes abastados”, do quarto parágrafo, a forma verbal destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por “se aferrar”.

  • C.

    Um ajuste gramatical necessário ao período inicial do quinto parágrafo, “recato e à discrição que deverão presidir as atividades do tutor” é a anteposição da preposição “com” ao pronome sublinhado, para respeitar a regência do verbo “presidir”.

  • D.

    Na oração: “ele terá de se comportar segundo uma espécie de autoridade tímida”, é permitida a colocação do pronome destacado depois da forma verbal no infinitivo.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito do terceiro parágrafo.

  • A.

    No período: “Caso o profissional logre ‘fidelizar’ o cliente, terá emprego garantido por vários anos”, o verbo “lograr” destacado assume o sentido de “enganar”.

  • B.

    No período: “Caso o profissional logre ‘fidelizar’ o cliente”, o termo destacado é exemplo da linguagem comercial que o autor do texto adota ironicamente.

  • C.

    No período: “ para professores aposentados”, o termo destacado estabelece o nexo lógico-semântico de tempo.

  • D.

    Na oração: “embora não conte com nenhum direito trabalhista”, a substituição do termo destacado por “posto que” implicaria alteração de sentido.

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