Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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  • A.

    Desde que (1)

  • B.

    às (2)

  • C.

    os (3)

  • D.

    se (4)

  • E.

    a partir (5)

  • A.

    às (1)

  • B.

    gera (2)

  • C.

    obedecidos (3)

  • D.

    criam-se (4)

  • E.

    sufragando (5)

  • A.

    sucita (1)

  • B.

    que (2)

  • C.

    Aqueles (3)

  • D.

    de que(4)

  • E.

    lograram (5)

Assinale a opção em que o texto do Editorial da Folha de S. Paulo, de 4/9/2012, foi transcrito com erro gramatical.

  • A.

    A julgar pelo comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), está no fim o ciclo de cortes na taxa básica de juros da economia. A redução de meio ponto percentual, que levou a Selic a 7,5%, nível mais baixo da história, pode ter sido a última de uma série iniciada em agosto de 2011.

  • B.

    Ao cabo de um ano, o Banco Central (BC) diminuiu os juros básicos em cinco pontos, e, a partir de agora, segundo o Copom, novos cortes deverão ser conduzidos com a máxima parcimônia.

  • C.

    A estratégia adotada pelo BC nesse período invalidou o argumento clássico segundo cujos juros no Brasil não poderiam cair a níveis mais razoáveis sem desestabilizar a economia.

  • D.

    Teve papel importante nesse resultado o cenário externo de forte contração, que levou o BC a projetar um quadro de desaceleração interna, com redução dos riscos inflacionários de curto prazo.

  • E.

    As incertezas sobre a retomada do crescimento não foram ainda debeladas. O PIB do segundo trimestre mostrou nova queda dos investimentos, e o crédito ao consumo já não desempenha o mesmo papel impulsionador do passado.

Assinale o trecho em que a transcrição do texto adaptado de Rodolfo Hoffmann, Distribuição de renda e crescimento econômico (http://www.scielo.br/scielo. php) desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas linguísticas

  • A.

    Embora haja consenso (pelo menos aparente) sobre a necessidade de diminuir a desigualdade, toda medida específica gera polêmica. Muitas pesquisas mostram uma associação da desigualdade da distribuição da renda no Brasil com o nível e a distribuição da escolaridade. O aumento acelerado da escolaridade é uma estratégia que levaria ao crescimento econômico com menor desigualdade.

  • B.

    É provável que a importância da educação como determinante do rendimento das pessoas e da sua desigualdade está superestimada nas análises econométricas, simplesmente porque não se dispõem de boas medidas para vários outros determinantes da renda, que estão positivamente correlacionados com a escolaridade.

  • C.

    Muitas dessas pesquisas se baseiam na teoria do capital humano. É desnecessário dizer que a própria expressão “capital humano” é contraditória com o conceito marxista de capital. Mas, a ideia de que a remuneração de um trabalhador deva crescer com a sua escolaridade é perfeitamente compatível com essa corrente de pensamento.

  • D.

    Mas, o aumento da escolaridade também é um objetivo em si, considerando-se que ela favorece a participação mais plena do cidadão na economia e na sociedade modernas. Assim, apesar das divergências teóricas, há um consenso sobre a necessidade de aumentar rapidamente a escolaridade. Um movimento no sentido de diminuir a desigualdade da distribuição da renda no país certamente não pode se basear apenas em determinada política econômica.

  • E.

    Na realidade, praticamente toda política econômica tem um impacto, maior ou menor, sobre a distribuição da renda: política fiscal, previdência social, política de crédito, política educacional, reforma agrária etc. Alterações na legislação também podem ter impacto importante. A dificuldade na análise de cada medida é levar em consideração seus diversos efeitos diretos e indiretos, como fica claro na discussão sobre o aumento do salário mínimo.

  • A.

    destacam-se

  • B.

    teria de ser procurada

  • C.

    à concentração

  • D.

    beneficia às

  • E.

    com que

De acordo com a organização dos argumentos no texto, provoca-se erro ao

  • A.

    empregar o verbo provocar antes de “o desemprego” (ℓ.8).

  • B.

    explicitar o termo às nações depois de “bem-estar” (ℓ.4).

  • C.

    usar o artigo antes de “minorias” (ℓ.5), escrevendo às minorias.

  • D.

    inserir o termo do país depois de “sustentável” (ℓ.8).

  • E.

    repetir o termo como funcionam antes de cada um dos termos da enumeração: “o papel da produtividade” (ℓ.2), “as formas de aumentá-la” (ℓ.2) e “a função das instituições” (ℓ.2 e 3).

Assinale a opção de reescrita do último período sintático do texto que respeita as regras gramaticais e a coerência entre as ideias.

  • A.

    Então, a sociedade pode decidir que: (a) aquele espaço pode ser utilizado de outra forma.

  • B.

    Então, a sociedade pode decidir: aquele espaço pode ser utilizado de outra forma.

  • C.

    Então a sociedade pode decidir que, aquele espaço pode, ser utilizado de outra forma.

  • D.

    Então a sociedade pode decidir; que aquele espaço pode ser utilizado: de outra forma.

  • E.

    Então, a sociedade pode decidir que: (a) aquele espaço pode ser utilizado, (b) de outra forma.

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