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Desde que (1)
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Assinale a opção em que o texto do Editorial da Folha de S. Paulo, de 4/9/2012, foi transcrito com erro gramatical.
A julgar pelo comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), está no fim o ciclo de cortes na taxa básica de juros da economia. A redução de meio ponto percentual, que levou a Selic a 7,5%, nível mais baixo da história, pode ter sido a última de uma série iniciada em agosto de 2011.
Ao cabo de um ano, o Banco Central (BC) diminuiu os juros básicos em cinco pontos, e, a partir de agora, segundo o Copom, novos cortes deverão ser conduzidos com a máxima parcimônia.
A estratégia adotada pelo BC nesse período invalidou o argumento clássico segundo cujos juros no Brasil não poderiam cair a níveis mais razoáveis sem desestabilizar a economia.
Teve papel importante nesse resultado o cenário externo de forte contração, que levou o BC a projetar um quadro de desaceleração interna, com redução dos riscos inflacionários de curto prazo.
As incertezas sobre a retomada do crescimento não foram ainda debeladas. O PIB do segundo trimestre mostrou nova queda dos investimentos, e o crédito ao consumo já não desempenha o mesmo papel impulsionador do passado.
Assinale o trecho em que a transcrição do texto adaptado de Rodolfo Hoffmann, Distribuição de renda e crescimento econômico (http://www.scielo.br/scielo. php) desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas linguísticas
Embora haja consenso (pelo menos aparente) sobre a necessidade de diminuir a desigualdade, toda medida específica gera polêmica. Muitas pesquisas mostram uma associação da desigualdade da distribuição da renda no Brasil com o nível e a distribuição da escolaridade. O aumento acelerado da escolaridade é uma estratégia que levaria ao crescimento econômico com menor desigualdade.
É provável que a importância da educação como determinante do rendimento das pessoas e da sua desigualdade está superestimada nas análises econométricas, simplesmente porque não se dispõem de boas medidas para vários outros determinantes da renda, que estão positivamente correlacionados com a escolaridade.
Muitas dessas pesquisas se baseiam na teoria do capital humano. É desnecessário dizer que a própria expressão capital humano é contraditória com o conceito marxista de capital. Mas, a ideia de que a remuneração de um trabalhador deva crescer com a sua escolaridade é perfeitamente compatível com essa corrente de pensamento.
Mas, o aumento da escolaridade também é um objetivo em si, considerando-se que ela favorece a participação mais plena do cidadão na economia e na sociedade modernas. Assim, apesar das divergências teóricas, há um consenso sobre a necessidade de aumentar rapidamente a escolaridade. Um movimento no sentido de diminuir a desigualdade da distribuição da renda no país certamente não pode se basear apenas em determinada política econômica.
Na realidade, praticamente toda política econômica tem um impacto, maior ou menor, sobre a distribuição da renda: política fiscal, previdência social, política de crédito, política educacional, reforma agrária etc. Alterações na legislação também podem ter impacto importante. A dificuldade na análise de cada medida é levar em consideração seus diversos efeitos diretos e indiretos, como fica claro na discussão sobre o aumento do salário mínimo.
destacam-se
teria de ser procurada
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beneficia às
com que
De acordo com a organização dos argumentos no texto, provoca-se erro ao
empregar o verbo provocar antes de o desemprego (ℓ.8).
explicitar o termo às nações depois de bem-estar (ℓ.4).
usar o artigo antes de minorias (ℓ.5), escrevendo às minorias.
inserir o termo do país depois de sustentável (ℓ.8).
repetir o termo como funcionam antes de cada um dos termos da enumeração: o papel da produtividade (ℓ.2), as formas de aumentá-la (ℓ.2) e a função das instituições (ℓ.2 e 3).
A
B
C
D
E
em que
que
em que
em que
que
Assinale a opção de reescrita do último período sintático do texto que respeita as regras gramaticais e a coerência entre as ideias.
Então, a sociedade pode decidir que: (a) aquele espaço pode ser utilizado de outra forma.
Então, a sociedade pode decidir: aquele espaço pode ser utilizado de outra forma.
Então a sociedade pode decidir que, aquele espaço pode, ser utilizado de outra forma.
Então a sociedade pode decidir; que aquele espaço pode ser utilizado: de outra forma.
Então, a sociedade pode decidir que: (a) aquele espaço pode ser utilizado, (b) de outra forma.
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