Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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O segmento do texto empregado em sentido figurado é:

  • A.

    conhecimentos técnicos.

  • B.

    direito inalienável.

  • C.

    ambos analfabetos.

  • D.

    alimento humanizador.

  • E.

    número de horas.

A presença do metal na frota vinda do Brasil era tão inusitada que espiões franceses pensaram que o ouro era proveniente do Peru. (2º parágrafo)

De acordo com o contexto, o termo grifado na frase acima significa:

  • A.

    algo que frustra e causa decepção.

  • B.

    uma coisa provável de acontecer.

  • C.

    uma coisa agradável, que causa prazer.

  • D.

    algo inesperado, que causa surpresa.

Com relação às ideias e às estruturas gramaticais do texto, julgue os itens de 1 a 10.

O vocábulo “combustão” (ℓ.5) é empregado, no texto, em sentido conotativo, com o significado de queima.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as assertivas a seguir a respeito do significado de expressões em contexto:

I. O vocábulo “tíbias” (l. 16) refere-se a um osso dos membros inferiores, contudo, no texto, é empregado como adjetivo e poderia ser substituído pela expressão “sem força”.

II. O vocábulo “fiascos” (l. 20) tem um sentido negativo, podendo ser substituído por “insucesso”.

III. A palavra “reminiscências” (l. 39) refere-se a experiências e poderia ser substituída por “fatos” sem alteração do sentido e da estrutura original da frase.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    Apenas II e III.

  • A. A expressão “a mesma coisa” (l.4) equivale, semanticamente, à oração “nunca pagam a conta”.
  • B. A expressão “e assim por diante” (l.2) poderia, sem prejuízo de sentido, ser substituída por “etc.”
  • C. A expressão “idealistas-com-o-dinheiro-dos-outros” (l.4) refere-se ao 2º. grupo de pessoas.
  • D. A palavra “preciso” (§2) equivale semanticamente aos adjetivos “exato” e “rigoroso”.
  • E. As palavras “tipo” e “grupo” são semanticamente equivalentes (l. 1).

Assinale a interpretação da oração “Talvez não seja assim.” (ℓ.11) que respeita as relações semânticas entre as ideias do texto e mantém a coerência entre os argumentos.

  • A.

    A relação entre formatos sociais e os excelentes índices de educação é questionável.

  • B.

    A vida em um país nórdico nem sempre faz refletir sobre a relação entre igualdade e liberdade.

  • C.

    Não é comum que serviços públicos voltados para melhorar a vida do cidadão caracterizem países nórdicos.

  • D.

    Nem sempre uma sociedade igualitária tem como consequência a formação de seres humanos plenos e sociedades transformadoras.

  • E.

    O hábito da desigualdade pode impedir uma reflexão mais profunda sobre os valores de uma sociedade igualitária.

Assinale a expressão verbal que indica, no texto, uma ação continuada, ainda acontecendo.

  • A.

    “irá diminuir”(l.3)

  • B.

    “pedindo-se”(l.8)

  • C.

    “vem tendo”(l.11)

  • D.

    “tem de ser”(l.14 e 15)

  • E.

    “está aquecida”(l.17)

Assinale a estrutura sintática que, no texto, tem valor signifi cativo de causa.

  • A.

    “demora em chegar ao local desejado”(l.2 e 3)

  • B.

    “que atinge muitas capitais brasileiras.”(l. 4 e 5)

  • C.

    “pode ser apontado como o responsável por essa situação.”(l.6, 7 e 8)

  • D.

    “que as pessoas façam longos deslocamentos.”(l.9 e 10)

  • E.

    “por terem essa característica”(l.11 e 12)

Leia o trecho abaixo para responder à questão 9.

“Quando saímos do hospital, Pedro já dera entrada no pagamento.”

Em relação ao trecho em destaque, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O trecho em destaque indica um fato que ainda está em andamento.

( ) O trecho em destaque indica um fato totalmente concluído e que ocorreu antes de outro fato também já concluído.

( ) O trecho em destaque indica um fato futuro, mas relativo a um outro, no passado.

  • A.

    F/ F/ V

  • B.

    F/ F/ F

  • C.

    V/ V/ F

  • D.

    F/ V/ F

Com base no texto, julgue os itens que se seguem.

A palavra “proteção”, nas linhas 3 e 9, poderia ser corretamente substituída por tutela, sem prejuízo aos sentidos do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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