Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Analise as informações.

• É o aditamento a um ato administrativo anterior, para fins de retificação ou atualização.

• É o documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes. É documento de valor jurídico.

• É um documento em que se afirma a veracidade de certo fato ou a existência de obrigação.

As informações referem-se, correta e respectivamente, aos seguintes documentos:

  • A.

    boletim, auto, atestado.

  • B.

    portaria, auto, boletim.

  • C.

    alvará, ata, apostila.

  • D.

    auto, boletim, portaria.

  • E.

    apostila, ata, atestado.

Para responder às questões de números 31 a 33, leia o texto.

As reduções ortográficas em destaque no texto – 19hrs30m, Prof.º, sec. – estão incorretamente grafadas, devendo ser corrigidas, correta e respectivamente, por:

  • A.

    19hs30 – Profe. – séclo.

  • B.

    19h30 – Prof. – séc.

  • C.

    19:30min – Profssor. – sclo.

  • D.

    19hras30m – Prof.oro – séc.

  • E.

    19hras30m – Prof.oro – séc.

Para responder às questões de números 31 a 33, leia o texto.

Um fecho adequado para a correspondência é:

  • A.

    Respeitosamente.

  • B.

    Limitados ao exposto.

  • C.

    Afetuosamente.

  • D.

    Sem mais para o momento.

  • E.

    Indubitavelmente.

Para responder às questões de números 31 a 33, leia o texto.

Considerando que o documento do Sr. Fulano de Tal tenha como destinatário o governador de estado, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  • A.

    Exmo. Governador ... Sua Excelência

  • B.

    Ilmo. Governador ... Sua Excelência

  • C.

    Prezado Senhor Governador ... Vossa Ilustríssima

  • D.

    Senhor Governador ... Vossa Excelência

  • E.

    Ilmo. Sr. Governador ... Vossa Senhoria

Com referência aos requisitos da correspondência oficial, julgue os itens que se seguem.

É facultado o emprego do tratamento “digníssimo” nas comunicações oficiais dirigidas aos chefes de poder, especialmente ao presidente da República, autoridade máxima da Federação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos requisitos da correspondência oficial, julgue os itens que se seguem.

Estaria correta a seguinte construção no corpo de um ofício que visasse oferecer a entidades privadas os serviços da instituição bancária pública Banco da Amazônia S.A.: Alinhado com a sustentabilidade, o Banco da Amazônia S.A. busca alternativas de negócios que utilizem tecnologias e suporte técnico com a finalidade de desenvolver a região, para garantir recursos às gerações futuras.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das características da redação oficial e do texto acima, julgue os seguintes itens.

Sabendo-se que concisão e correção gramatical são requisitos da correspondência oficial, estaria de acordo com esses requisitos a seguinte reescritura do primeiro período do texto para compor uma correspondência oficial: Acredita-se que o Banco da Amazônia S.A., ao garantir melhores negócios e o bem-estar da população, deve auxiliar precipuamente os serviços financeiros, atual e futuramente, oferecidos por essa instituição financeira pública federal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das características da redação oficial e do texto acima, julgue os seguintes itens.

Caso fosse reescrever o texto sob a forma de um memorando, o autor poderia alternar o primeiro parágrafo com o segundo, trocando-os de lugar, sem que houvesse prejuízo para a coerência e a coesão textual.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das características da redação oficial e do texto acima, julgue os seguintes itens.

Para que o texto em questão pudesse fazer parte de um aviso dirigido ao ministro do Meio Ambiente, cujo assunto fosse “Novo paradigma de desenvolvimento sustentável do Banco da Amazônia: rumos a seguir”, deveria ser encaminhado pelo ministro da Fazenda, representante máximo do órgão a que está vinculado o Banco da Amazônia S.A., com o emprego do vocativo “Senhor Ministro”, seguido de vírgula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões 9 e 10

Maria da Silva, chefe de uma unidade administrativa, após perceber que, em sua seção, havia a necessidade urgente da compra de materiais de expediente, como envelopes, papéis e canetas, decidiu encaminhar uma correspondência oficial, por email, sem certificação digital, a João dos Santos, chefe da unidade responsável pelo controle desses materiais, requisitando o envio, com urgência, dos materiais que faltavam.

Supondo que Maria tenha encaminhado sua solicitação por meio de memorando, assinale a opção que contém a forma correta de apresentação das seguintes informações: tipo de expediente, data, destinatário, assunto, fecho e signatário. Considere que Maria e o destinatário ocupam cargos de mesma hierarquia.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

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