Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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No que se refere ao formato e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os próximos itens, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

No envelope de endereçamento de correspondência oficial dirigida ao governador de estado, devem constar, além da expressão A Sua Excelência o Senhor, o nome do destinatário e o seu endereço completo, que pode ser substituído pelo CEP.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao formato e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os próximos itens, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Emprega-se o pronome de tratamento Ilustríssimo em documentos encaminhados a particulares e a autoridades que recebam o tratamento de Vossa Senhoria.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao formato e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os próximos itens, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Na ausência de espaço para despachos no próprio memorando, deve-se lavrá-los em folha de continuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao formato e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os próximos itens, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Na redação de ofício e aviso, documentos que diferem quanto ao remetente e ao destinatário, adota-se o padrão ofício.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao formato e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os próximos itens, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

O fecho a ser empregado em correspondências oficiais destinadas a autoridades de mesma hierarquia é Respeitosamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os princípios da impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal, constantes do Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção que apresenta um trecho adequado para compor um documento oficial.

  • A.

    Solicitamos a prorrogação do estágio da estudante de administração alocada nesta Seção por mais um semestre, tendo em vista que a mesma tem desempenhado as atividades dela com extrema eficiência.

  • B.

    O cancelamento de reunião deverá ser imediatamente comunicado à Secretaria do Gabinete.

  • C.

    É com grande honra e satisfação, que comunico que V. Exa. será agraciada, pelo Presidente desta Instituição com a Medalha de Condecoração.

  • D.

    Venho por meio deste solicitar autorização para realização do seminário sobre o tabagismo no salão de reuniões nos dias 27 e 28 de março.

  • E.

    A senadora saudou a presidenta da República, em seu discurso, e solicitou sua intervenção no seu Estado, mas isso não surpreendeu-a.

Assinale a opção correta a respeito de correspondência oficial.

  • A.

    O documento via fax possui formatação própria, diferindo-se das demais correspondências oficiais.

  • B.

    Considerando a concordância dos pronomes de tratamento, uma comunicação dirigida ao presidente do Senado Federal deverá ser redigida da seguinte maneira: Vossa Excelência será informado da tramitação do projeto em pauta.

  • C.

    Apesar de menos usuais, ilustríssimo e digníssimo são pronomes de tratamento aceitos em comunicações oficiais.

  • D.

    As páginas de um ofício devem ser numeradas, inclusive a primeira, quando houver mais de uma.

  • E.

    Os ofícios e memorandos não podem ser impressos em frente e verso, uma vez que é utilizado o papel timbrado.

Ainda em relação à correspondência oficial, assinale a opção correta.

  • A.

    A mensagem de correio eletrônico não tem valor documental, uma vez que não há forma de confirmar a autenticidade da assinatura do seu remetente.

  • B.

    O documento adequado para a comunicação entre setores da mesma instituição é o memorando.

  • C.

    Nos documentos do padrão ofício, o signatário deve ser identificado pelo nome, seguido do nome da instituição.

  • D.

    Em documentos endereçados a um ministro de Estado, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Ministro.

  • E.

    O telegrama é a forma de comunicação mais utilizada em situações de emergência, dados seu baixo custo e a celeridade por ele proporcionada.

No que se refere às normas para elaboração de correspondência oficial, assinale a opção correta.

  • A.

    O expediente adequado para que um ministro de Estado submeta um projeto de ato normativo à consideração da presidenta da República é a exposição de motivos.

  • B.

    Apesar da recomendação para que se empreguem os fechos Atenciosamente e Respeitosamente, nas redações oficiais, admite-se também o uso de Cordialmente, Saudações e Com meus cumprimentos, se o conteúdo do documento for solene.

  • C.

    Na comunicação entre um tribunal regional eleitoral e o Tribunal Superior Eleitoral, deve-se utilizar um memorando.

  • D.

    Em correspondências enviadas a deputado, juiz, embaixador e diretor-geral de agência reguladora, deve-se empregar o pronome de tratamento Vossa Excelência.

  • E.

    Aviso é o expediente adequado para a comunicação entre o gestor máximo de qualquer órgão da administração e outras autoridades de mesma hierarquia.

Nos itens a seguir, são apresentados trechos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação para compor uma correspondência oficial.

Ilustríssimo Senhor Diretor-Geral,

Dando continuidade ao projeto que visa a inclusão digital de comunidades carentes de nosso estado e atendendo ao pedido de milhares de cidadãos, que solicitaram salas de aula de informática nas escolas, com acesso à Internet, enviamos os documentos comprobatórios da compra dos aparelhos supracitados, os quais se encontram em nosso depósito devendo ser enviados ao alunado a que se destina tão logo seja autorizada de sua parte este feito.

  • C. Certo
  • E. Errado
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