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Relacione a coluna A com a coluna B, considerando a forma mais adequada do uso de pronomes em redação oficial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
III III II III I III
II II II III III I
I III II I III III
I III II I III I
III I I II III III
Sobre redação oficial, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) De acordo com os princípios da administração pública da impessoalidade, publicidade e moralidade, é inadmissível que um documento expedido pelo Poder Público esteja redigido de maneira obscura ou ambígua, salvo exceções estabelecidas na Constituição Brasileira.
( ) As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (a Administração Pública) e um único receptor dessas comunicações, a própria Administração Pública.
( ) A elaboração de atos e comunicações oficiais deve seguir os princípios da legalidade, da flexibilidade e da impessoalidade.
( ) O uso dos pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) em comunicações oficiais apresenta certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V F V F
V V V V
V F V V
F V F F
F F F V
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Beth estará de férias em março. Comprou um pacote de viagens e estará fora do estado por 20 dias. Soube, porém, que alguns negócios pendentes há tempos poderão ser resolvidos, justamente nesse período. Lembrou-se, então, do irmão Carlos, que poderá cuidar de seus negócios. Para isso, ela se valerá de um documento em que se estabelece legalmente essa incumbência, outorga-se o mandato e explicitam-se os poderes conferidos. Trata-se do(a)
convênio.
requerimento.
contrato.
deliberação.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
há mais de dez dias V. Sa
a mais de dez dias você
à mais de dez dias V. Exa
a mais de dez dias Sua Senhoria
à mais de dez dias você
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere as seguintes possibilidades de expressão em documentos oficiais:
I. Agradecemos-lhe antecipadamente.
II. Ansiosamente, aguardamos sua resposta.
III. Pedimos-lhe bondosamente que nos responda às perguntas formuladas.
IV. Lamentamos profundamente informar.
Segundo os manuais de redação contemporâneos, as expressões- clichês cabíveis de rejeição total estão em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto.
O texto apresentado é um memorando, pois
confere licença ou autorização para a prática de exercício de atividade sujeita ao poder de policiamento do Estado.
há narração escrita pormenorizada e autenticada de um fato, por meio de ato ou diligência, administrativa ou judiciária.
é um escrito circunstanciado que informa algo de interesse público, restrito ao ambiente virtual.
é uma correspondência interna de linguagem simples e breve, usada em órgãos públicos e empresas privadas.
se trata de documento revestido de formalidades legais, fornecido por autoridade competente, a pedido do interessado.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto.
O problema verificado no documento do funcionário está relacionado
ao uso de formas impessoais de expressão, já que ele analisa os problemas de forma distanciada.
ao desconhecimento das regras de concordância verbal, já que ele se expressa mal com as formas verbais.
à falta de harmonia na escrita, já que ele emprega palavras obscenas que comprometem a qualidade do texto.
ao desconhecimento dos níveis de linguagem, já que ele emprega expressões inadequadas ao trato administrativo.
à falta de objetividade, já que ele não consegue expor ao diretor exatamente o que pretende dizer.
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Leia o texto.
Supondo que o destinatário do texto seja um arcebispo, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
Vossa Santidade ... vossa
Sua Excelência ... sua
Vossa Excelência Reverendíssima ... sua
Vossa Senhoria ... tua
Sua Reverendíssima ... vossa
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Analise as seguintes afirmativas.
I. Artigo é a unidade básica para apresentação, divisão ou agrupamento de assuntos em um texto normativo. Quanto à numeração, consagrou-se a práxis de até o artigo nono adotar a numeração ordinal. A partir do número 10, empregam-se os algarismos arábicos correspondentes, seguidos de ponto-final.
II. Na técnica legislativa, os parágrafos constituem a imediata divisão de um artigo. O parágrafo é representado pelo sinal gráfico §.
III. Os incisos são utilizados como elementos discriminativos de artigo, se o assunto neles tratado não puder ser condensado no próprio artigo ou não se mostrar adequado a constituir parágrafo. Os incisos são indicados por algarismos romanos e as alíneas, por letras.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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Leia o texto para responder às questões de números 44 e 45.
O texto é exemplo de
requerimento.
ata.
carta.
memorando.
circular.
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