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No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os próximos itens.
Dada a definição do princípio da não autoincriminação como o direito de o acusado não produzir provas contra si próprio em processo penal, é correto afirmar que o emprego da vírgula imediatamente após autoincriminação (l.4) é obrigatório.A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
As aspas, em todas as suas ocorrências no texto, foram empregadas com a mesma função.A substituição dos travessões empregados nas linhas 12 e 14 por vírgulas prejudicaria a correção gramatical do período.
O emprego de vírgula após Em breve (l.16) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto, ou seja, deslocado de sua posição tradicional.
No que se refere às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 17.
As expressões por algum tempo (l.1) e dentro de uma sala mais ou menos escura (l.2) exercem a função de complemento da forma verbal permanece (l.1), razão por que o emprego de vírgulas para isolar a primeira expressão prejudicaria a correção gramatical do texto.
No que se refere às ideias do texto acima e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.
Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregada vírgula logo após o adjetivo federal (l.12).
Acerca da pontuação do poema, encontra respaldo no texto o seguinte comentário:
Os parênteses em (Ilustrações, talvez, de qualquer livro de infância) acolhem informação não só incerta como também tomada como irrelevante pelo poeta.
O verso Outrora. recebeu pontuação que reforça o sentido da palavra.
Os dois-pontos em Há só ilustrações de infância: são seguidos de uma síntese, por meio de outras palavras, do mesmo conteúdo expresso neste verso.
O uso das vírgulas em Outrora, quando fui verdadeiro ao meu sonho, é um preciosismo de estilo, já que a sintaxe não é, aí, levada em conta.
A presença de vírgula em Grandes livros coloridos, para ver mas não ler ; é equívoco que o poeta corrige no verso seguinte (Grandes páginas de cores para recordar mais tarde), que tem a mesma estrutura sintática.
Assinale a alternativa que, correspondente a reescrita de trecho do texto, mantém o sentido e está correta em relação à pontuação.
e o que se desdobra daqui para a frente é leitura pessoal, arriscada e perigosa, como é a vida. / e o que se desdobra, daqui para a frente, é leitura pessoal, arriscada e perigosa, como é a vida.
Sucederam-se os dias, as paisagens, os rostos, e cresceu em mim a convicção de que, mais que poeta, convivia com um grande ficcionista. / Sucederam-se, os dias, as paisagens, os rostos, e cresceu em mim, a convicção de que, mais que poeta, convivia, com um grande ficcionista.
Tão original que, a criar personagens em romances, preferiu dotá-los de nome, biografia, autonomia, personalidade e chamou-os heterônimos. / Tão original que, a criar, personagens, em romances, preferiu dotá-los: de nome; biografia; autonomia; personalidade (e, chamou-os heterônimos).
Os especialistas que autopsiaram-no em milhares de artigos e os antologistas que recortaram-no em diversos temas devem se indignar. / Os especialistas, que autopsiaram-no em milhares de artigos e os antologistas, que recortaram-no em diversos temas, devem se indignar.
Ouso dizer que Quando fui outro tem essa pretensão / Ouso dizer que, Quando fui outro tem essa pretensão.
... somos também agentes, dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.
A alternativa que apresenta nova pontuação para o segmento acima, mantendo o sentido e a correção originais, é:... somos também, agentes, dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.
... somos também agentes dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.
... somos também agentes, dentro de certos limites dos caminhos que trilhamos − especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.
... somos também agentes, dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos especialmente: quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.
... somos também agentes (dentro de certos limites) dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.
Refiro-me aqui à democracia representativa, às vezes também denominada, com certa redundância, democracia de instituições.
A frase acima está também pontuada em conformidade com a norma padrão escrita em:Refiro-me aqui, à democracia representativa, às vezes também denominada, com certa redundância democracia de instituições.
Refiro-me, aqui, à democracia representativa, às vezes também denominada com certa redundância, democracia de instituições.
Refiro-me aqui à democracia representativa; às vezes também, denominada com certa redundância democracia de instituições.
Refiro-me aqui, à democracia representativa, às vezes, também denominada com certa redundância, democracia de instituições.
Refiro-me, aqui, à democracia representativa, às vezes também denominada, com certa redundância, democracia de instituições.
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