Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

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No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os próximos itens.

Dada a definição do princípio da não autoincriminação como o direito de o acusado não produzir provas contra si próprio em processo penal, é correto afirmar que o emprego da vírgula imediatamente após “autoincriminação” (l.4) é obrigatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

As aspas, em todas as suas ocorrências no texto, foram empregadas com a mesma função.

  • C. Certo
  • E. Errado

A substituição dos travessões empregados nas linhas 12 e 14 por vírgulas prejudicaria a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

O emprego de vírgula após “Em breve” (l.16) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto, ou seja, deslocado de sua posição tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 17.

As expressões “por algum tempo” (l.1) e “dentro de uma sala mais ou menos escura” (l.2) exercem a função de complemento da forma verbal “permanece” (l.1), razão por que o emprego de vírgulas para isolar a primeira expressão prejudicaria a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às ideias do texto acima e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.

Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregada vírgula logo após o adjetivo “federal” (l.12).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da pontuação do poema, encontra respaldo no texto o seguinte comentário:

  • A.

    Os parênteses em (Ilustrações, talvez, de qualquer livro de infância) acolhem informação não só incerta como também tomada como irrelevante pelo poeta.

  • B.

    O verso Outrora. recebeu pontuação que reforça o sentido da palavra.

  • C.

    Os dois-pontos em Há só ilustrações de infância: são seguidos de uma síntese, por meio de outras palavras, do mesmo conteúdo expresso neste verso.

  • D.

    O uso das vírgulas em Outrora, quando fui verdadeiro ao meu sonho, é um preciosismo de estilo, já que a sintaxe não é, aí, levada em conta.

  • E.

    A presença de vírgula em Grandes livros coloridos, para ver mas não ler ; é equívoco que o poeta corrige no verso seguinte (Grandes páginas de cores para recordar mais tarde), que tem a mesma estrutura sintática.

Assinale a alternativa que, correspondente a reescrita de trecho do texto, mantém o sentido e está correta em relação à pontuação.

  • A.

    e o que se desdobra daqui para a frente é leitura pessoal, arriscada e perigosa, como é a vida. / e o que se desdobra, daqui para a frente, é leitura pessoal, arriscada e perigosa, como é a vida.

  • B.

    Sucederam-se os dias, as paisagens, os rostos, e cresceu em mim a convicção de que, mais que poeta, convivia com um grande ficcionista. / Sucederam-se, os dias, as paisagens, os rostos, e cresceu em mim, a convicção de que, mais que poeta, convivia, com um grande ficcionista.

  • C.

    Tão original que, a criar personagens em romances, preferiu dotá-los de nome, biografia, autonomia, personalidade – e chamou-os “heterônimos”. / Tão original que, a criar, personagens, em romances, preferiu dotá-los: de nome; biografia; autonomia; personalidade (e, chamou-os “heterônimos”).

  • D.

    Os especialistas que autopsiaram-no em milhares de artigos e os antologistas que recortaram-no em diversos temas devem se indignar. / Os especialistas, que autopsiaram-no em milhares de artigos e os antologistas, que recortaram-no em diversos temas, devem se indignar.

  • E.

    Ouso dizer que Quando fui outro tem essa pretensão / Ouso dizer que, Quando fui outro tem essa pretensão.

... somos também agentes, dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

A alternativa que apresenta nova pontuação para o segmento acima, mantendo o sentido e a correção originais, é:

  • A.

    ... somos também, agentes, dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

  • B.

    ... somos também agentes dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

  • C.

    ... somos também agentes, dentro de certos limites dos caminhos que trilhamos − especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

  • D.

    ... somos também agentes, dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos especialmente: quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

  • E.

    ... somos também agentes (dentro de certos limites) dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

Refiro-me aqui à democracia representativa, às vezes também denominada, com certa redundância, democracia de instituições.

A frase acima está também pontuada em conformidade com a norma padrão escrita em:

  • A.

    Refiro-me aqui, à democracia representativa, às vezes também denominada, com certa redundância democracia de instituições.

  • B.

    Refiro-me, aqui, à democracia representativa, às vezes também denominada com certa redundância, democracia de instituições.

  • C.

    Refiro-me aqui à democracia representativa; às vezes também, denominada com certa redundância democracia de instituições.

  • D.

    Refiro-me aqui, à democracia representativa, às vezes, também denominada com certa redundância, democracia de instituições.

  • E.

    Refiro-me, aqui, à democracia representativa, às vezes também denominada, com certa redundância, democracia de instituições.

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