Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.
Outros estudos como os realizados, por médicos das clínicas universitárias de Regensburg e Tübingen confirmam tal fenômeno.
O corpo fica mais suscetível a infecções e surgem dores que, como explica o especialista, não deveriam existir.
Medo significa estresse para o corpo e pode consequentemente, debilitar o sistema imunológico.
Mas até mesmo, a comunicação médico-paciente, se o médico não for cuidadoso pode desencadear medos no paciente.
Podemos segundo o neurologista Magnus Heier, criar sintomas ou fazê-los desaparecer.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No trecho Nesse contexto, governos e empresas estão fechando o cerco contra a corrupção e a fraude, valendo- -se dos mais variados mecanismos: leis severas, normas de mercado e boas práticas de gestão de riscos. o emprego de dois-pontos cumpre a função de
enumerar dados novos, que desmentem uma afirmação precedente.
expor um ponto de vista contrário àquele adotado pelo autor.
apresentar ideias contrastantes, para instalar uma polêmica.
deslocar a atenção do leitor para informações não pertinentes ao texto.
introduzir informações que especificam uma afirmação anterior.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.
Merleau-Ponty, escreve que ler, é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra, ou seja, é uma reflexão em outrem.
Merleau-Ponty escreve que ler, é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra ou seja é uma reflexão em outrem.
Merleau-Ponty, escreve que ler é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra ou seja é uma reflexão em outrem.
Merleau-Ponty escreve que, ler é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra, ou seja, é uma reflexão em outrem.
Merleau-Ponty escreve que ler é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra, ou seja, é uma reflexão em outrem.
Com base na organização das ideias e na estruturação linguística do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Não haveria alteração sintática do texto nem prejuízo à sua correção gramatical, caso o ponto-final imediatamente antes do conectivo Mas, no trecho protegidos por lei. Mas esses dias (l.13) fosse substituído por vírgula, da seguinte forma: protegidos por lei, mas esses dias.
Julgue os próximos itens com relação à estrutura linguística e à organização das ideias do texto acima.
No segundo parágrafo, o emprego das aspas marca a mudança de discurso do autor do texto.
Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Nas linhas 8 e 10, os travessões são empregados para isolar os exemplos dados pela autora para problemas urbanísticos e problemas ambientais.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Em A política para passageiros era clara: transporte de massas em grandes centros urbanos (l.23-24), o sinal de dois-pontos introduz uma explicação.
Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.
Na linha 1, estaria gramaticalmente correta a inserção de vírgula após a palavra Francesa, dada a extensão do trecho A presença de petróleo abundante na Guiana Francesa.
Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.
Com correção gramatical e sem prejuízo da coerência textual, o ponto final empregado na linha 8 poderia ser substituído, feitas as devidas alterações de maiúscula e minúscula, por dois-pontos.
Com relação aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Os parênteses e os travessões empregados no segundo período do texto e a vírgula empregada logo após oceânico (l.26) são empregados para isolar definições de termos nem sempre conhecidos do leitor comum, ao qual esse gênero textual se dirige.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...