Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

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"sua capacidade de descobrir e inovar" (4º parágrafo)

Considerando-se o contexto, o segmento isolado por aspas é

  • A.

    uma expressão com sentido especial, intercalada no contexto.

  • B.

    a ideia principal do desenvolvimento de todo o parágrafo.

  • C.

    o argumento utilizado pelo autor, em que se baseia o desenvolvimento do texto.

  • D.

    a transcrição exata das palavras do especialista citado.

  • E.

    um comentário explicativo introduzido no contexto, para mais amplo esclarecimento.

O longo segmento introduzido por travessão no 1º parágrafo

  • A.

    antecipa o que é assinalado no texto como o atual quadro.

  • B.

    demonstra o teor de um dos documentos mais contundentes.

  • C.

    prevê a inclusão, na agricultura, dos serviços prestados pela natureza.

  • D.

    projeta a situação em cada lugar, que deverá se estabelecer no futuro.

  • E.

    refere-se a futuras situações insustentáveis, devido ao aumento da população.

Está inteiramente correta a pontuação do seguinte período:

  • A.

    Não é fácil − confessemos logo − estabelecer uma clara linha divisória entre o que há de virtuoso na confiança, reconhecida como atividade positiva e criativa, e o que há de meritório em desconfiar, quando isso significa problematizar uma decisão.

  • B.

    Não é fácil, confessemos logo, estabelecer uma clara linha divisória: entre o que há de virtuoso na confiança reconhecida como atividade positiva, e criativa, e o que há de meritório em desconfiar, quando isso significa problematizar uma decisão.

  • C.

    Não é fácil, confessemos logo: estabelecer uma clara linha divisória, entre o que há de virtuoso na confiança reconhecida, como atividade positiva e criativa, e o que há de meritório em desconfiar quando, isso, significa problematizar uma decisão.

  • D.

    Não é fácil, confessemos logo estabelecer, uma clara linha divisória, entre o que há de virtuoso, na confiança reconhecida, como atividade positiva e criativa, e o que há de meritório em desconfiar, quando isso significa problematizar uma decisão.

  • E.

    Não é fácil − confessemos logo − estabelecer uma clara linha divisória, entre o que há de virtuoso, na confiança reconhecida como atividade positiva e criativa, e o que há de meritório, em desconfiar quando isso significa problematizar uma decisão.

A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 6.

No último parágrafo, a inserção de vírgula logo após “atividade” (l.38) preservaria o sentido original do texto e a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens seguintes.

A inserção de vírgula logo depois do advérbio “talvez” (l.26) prejudicaria a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

As lacunas das linhas 05, 12 e 31 devem ser completadas, correta e respectivamente, por

Assinale a alternativa INCORRETA acerca do emprego de vírgulas no texto.

  • A.

    A primeira vírgula da linha 01, por ser opcional, pode ser suprimida sem ocasionar problema estrutural ao texto.

  • B.

    A vírgula da linha 03 antecede um segmento que explicará algo sobre o vocábulo cidade.

  • C.

    A vírgula após Festa das Hortênsias (linhas 17 e 18) introduz uma oração de caráter explicativo.

  • D.

    As vírgulas da linhas 20 e 21 separam termos que desempenham a mesma função sintática.

  • E.

    Se houvesse vírgula após Gramado (linha 29), ocorreria um problema de fragmentação da frase.

Considere o período e as afirmações abaixo. Carlos, pegou a cópia do contrato?

I. Se a vírgula fosse retirada, não haveria alteração de sentido.

II. A pontuação está incorreta.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    somente I.

  • B.

    somente II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    nenhuma.

  • A.

    elementos de mesma função sintática componentes de uma enumeração.

  • B.

    oração subsequente de natureza explicativa.

  • C.

    aposto explicativo.

  • D.

    adjunto adverbial de modo.

  • E.

    oração subordinada subsequente.

Em relação ao uso de pontuação no texto, analise as seguintes assertivas, assinalando C, se correto, ou E, se errado.

( ) Na primeira linha do texto, a supressão do ponto final e do pronome Ele não causa incorreção ao período, desde que, em lugar deles, seja inserida a conjunção e.

( ) A supressão das vírgulas que separam as expressões melhores (linha 03) e sadios (linha 22) provoca alteração na estrutura sintática da frase.

( ) Na linha 29, a vírgula que precede o pronome cujo não pode ser suprimida, sob pena de provocar alteração na classificação da oração que separa.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – C – C.

  • B.

    C – E – C.

  • C.

    E – C – E.

  • D.

    C – E – E.

  • E.

    E – E – E.

Considere as orações abaixo:

I. Nesta semana, eu já tinha chegado tarde ao escritório.

II. Ele deixou claro a sua opinião.

De acordo com a norma culta,

  • A.

    somente I está correta.

  • B.

    somente II está correta.

  • C.

    I e II estão corretas.

  • D.

    nenhuma está correta.

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