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A pontuação está correta em:
O áspero comentário, que se refere à notícia de que os parlamentares cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente com o tratamento dado à saúde pública que assim se pronunciou: Tem de cancelar mesmo! deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos, nada de fazer média à custa de quem não tem como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos.
O áspero comentário que se refere à notícia, de que os parlamentares cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente, com o tratamento dado à saúde pública. Tem de cancelar mesmo, deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos. Nada de fazer média à custa de quem não tem como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos.
O áspero comentário, que se refere à notícia de que os parlamentares, cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente, com o tratamento dado à saúde pública: Tem de cancelar mesmo, deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos. Nada de fazer média à custa de quem não tem, como tratar da saúde; devido a hospitais sem leitos, sem médicos.
O áspero comentário que se refere, à notícia de que os parlamentares cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente com o tratamento dado à saúde pública. Tem de cancelar mesmo! deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos, nada de fazer média à custa de quem não tem, como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos.
O áspero comentário que se refere à notícia de que os parlamentares cancelaram, seu encontro com o papa foi realizado por uma pessoa descontente, com o tratamento dado à saúde pública: Tem de cancelar mesmo, deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos, nada de fazer média, à custa de quem não tem como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos.
Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima apresentado.
Sem prejuízo dos sentidos originais do texto e de sua correção gramatical, na linha 3, o ponto final empregado logo após a forma verbal diversificam poderia ser substituído por sinal de dois-pontos, seguido por Os grafado com inicial minúscula.
Os da linha 20, para que o texto fique correto, devem ser substituídos por
pontos finais.
vírgulas.
pontos de exclamação.
pontos de interrogação.
dois-pontos.
Julgue os itens a seguir, em relação à estrutura linguística e à organização das ideias do texto acima.
Na linha 12, o emprego das vírgulas que separam portanto é obrigatório, dada a posição ocupada por esse vocábulo no período.
Sobre a pontuação empregada no texto, afirma-se corretamente:
Em Introduzida nos lares, a televisão concedia prestígio social à família (2º parágrafo), a vírgula poderia ser substituída por dois-pontos, sem prejuízo para a correção.
A substituição dos travessões empregados no primeiro parágrafo por parênteses implicaria prejuízo para a correção e a lógica.
Os dois-pontos empregados no último parágrafo introduzem uma citação textual de trechos das cartas dos leitores mencionados.
Em A posse do objeto que traz as imagens para dentro de casa significava ... (3º parágrafo), uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois da palavra objeto, sem prejuízo para o sentido e a correção.
Em Antes do videoteipe (VT), a teledramaturgia transportava uma carga de emoção ... (4º parágrafo), a vírgula poderia ser retirada, sem prejuízo para a correção.
Assinale a opção em que foram empregados corretamente os sinais de pontuação.
As pessoas, que dão valor, apenas, ao lado material da vida, não sabem, o que de valor há na vida.
Propõem-se situações semelhantes às do cotidiano nas quais o estudante terá a experiência, próxima da realidade, com que irá deparar-se.
A riqueza de um povo se revela por sua cultura pois, por meio dela podem-se perceber os valores que fundamentam as práticas de uma comunidade.
Os artefatos produzidos, têm seu valor econômico, mas é preciso também, levar em consideração seu valor simbólico.
De fato, enfrentaremos uma situação constrangedora, que será difícil de ser contornada; contamos, pois, com a colaboração de todos para superarmos este desafio.
Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 17.
A retirada da vírgula empregada logo após o vocábulo reduzidos (l.17) promoveria incorreção gramatical ao texto.
Acerca das ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
A vírgula empregada logo após brasileiro, na linha 6, poderia ser suprimida, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido original do texto.
Julgue os próximos itens, relativos a aspectos linguísticos dos fragmentos de texto apresentados.
Sem prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido original do último período do fragmento IV, a expressão adverbial em 2011 (l.10) poderia ser deslocada, com a vírgula que a sucede, para o início do período, desde que suprimida a vírgula após que (l.10) e feitas as devidas alterações no emprego de maiúsculas e minúsculas.
Atente para as afirmações abaixo sobre a pontuação empregada em segmentos do texto.
I. Recordam-nos, entretanto, a singular importância dessas estradas para a região de Piratininga, cujos destinos aparecem assim representados em um panorama simbólico. (1º parágrafo) A vírgula colocada imediatamente depois de Piratininga poderia ser retirada sem alteração de sentido. II. Eram de vária espécie esses tênues e rudimentares caminhos de índios. (3º parágrafo) A inversão da ordem direta na construção da frase acima justificaria a colocação de uma vírgula imediatamente depois de espécie, sem prejuízo para a correção. III. Era o processo chamado ibapaá, segundo Montoya, caapeno, segundo o padre João Daniel, cuapaba, segundo Martius, ou ainda caapepena, segundo Stradelli: talvez o mais generalizado, não só no Brasil como em quase todo o continente americano. (3º parágrafo) Os dois-pontos poderiam ser substituídos por um travessão, sem prejuízo para a correção e a clareza. Está correto o que se afirma APENAS emIII.
I e II.
II.
II e III.
I e III.
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