Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa em que o adjetivo destacado apresenta o substantivo correspondente de forma inadequada.

  • A.

    automobilístico / automóvel.

  • B.

    caótico / caos.

  • C.

    brasileiro / Brasil.

  • D.

    enérgicas / energia.

  • E.

    público / publicidade.

Considere:

Já ...... muitas pessoas no ônibus. Dali ...... pouco o falatório ao telefone aborreceria muitos dos passageiros. Eles já estavam ...... incomodados pelo provável barulho. ...... dias que enfrentavam esse problema, sendo-lhes ...... as reclamações pela possibilidade de desentendimento. Portanto, ...... de suportar o desconforto.

Preenchem, corretamente, as lacunas do texto:

  • A.

    havia - a - meio - Fazia - proibidas - haviam

  • B.

    haviam - a - meia - Fazia - proibido - havia

  • C.

    haviam - há - meio - Faziam - proibidas - haviam

  • D.

    havia - há - meia - Fazia - proibido - haviam

  • E.

    havia - a - meio - Fazia - proibidas - havia

Considere:

No Brasil, a falta de educação entre as pessoas vem aumentando. Por uma ......, ainda que superficial, podemos ...... com ...... a falta de um ...... de discrição dos ...... de pais despreparados para educá-los.

As palavras que preenchem, respectivamente, as lacunas do texto acima estão corretamente grafadas em:

  • A.

    análise - enxergar - clareza - gesto - discípulos

  • B.

    análise - enchergar - claresa - gesto - dicipulos

  • C.

    análise - enchegar - clareza - jesto - disípulos

  • D.

    análize - enxergar - clareza - jesto - discípulos

  • E.

    análize - enxergar - claresa - gesto - dissípulos

Com relação a palavras em uso no texto, assinale a opção em que os dois vocábulos mencionados pertencem à mesma classe gramatical.

  • A.

    “artificial” (l.2) e “menor” (l.9)

  • B.

    “seu” (l.8) e “um” (l.9)

  • C.

    “demanda” (l.8) e “uniforme” (l.20)

  • D.

    “que” (l.26) e “que” (l.29)

  • E.

    “obtém” (l.29) e “decorrente” (l.31)

Suas telas, se não eram destruídas ou vilipendiadas, eram guardadas...

Preservando-se o sentido original, o elemento sublinhado acima pode ser corretamente substituído por

  • A.

    embora.

  • B.

    como.

  • C.

    quando.

  • D.

    desde que.

  • E.

    caso.

Assinale a alternativa em que o termo destacado está, quanto à sua classe gramatical, INCORRETAMENTE classificado.

  • A. “O diferente nunca é um chato.” (3º§) – advérbio
  • B. “Ele aprendeu a suportar o riso,...” (11º§) – preposição
  • C. “… entende o porquê de quem o agride.” (5º§) – pronome
  • D. “... em coisas que ele sabe importantes.” (11º§) – adjetivo
  • E. “... enquanto todos em torno agridem e gargalham.” (9º§) – conjunção

Considerando as possibilidades de classificação da palavra a, analise as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.

( ) Na linha 05, a palavra a, nas duas ocorrências, representa artigos definidos.

( ) Nas três ocorrências na linha 11, a palavra a funciona como preposição.

( ) Na linha 13, na combinação aos, a palavra a é um artigo definido.

( ) Na linha 15, a palavra a é uma preposição.

( ) Na linha 19, em à, ocorre a combinação da conjunção a com o artigo definido feminino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    F – F – V – V – V.

  • B.

    V – V – F – F – F.

  • C.

    V – F – V – F – F.

  • D.

    F – V – F – V – V.

  • E.

    F – F – F – F – F.

Assinale a opção correta no que se refere à humanização da cachorra Baleia no contexto de Vidas Secas.

  • A.

    Entre os principais elementos que propiciam a humanização de Baleia estão o seu desejo e a sua capacidade de se rebelar contra seu dono, Fabiano.

  • B.

    A humanização de Baleia eleva o animal à condição de homem, porém de um ser humano sem horizonte, sem utopia e incapaz de sonhar com um mundo diferente.

  • C.

    No trecho apresentado, a humanização de Baleia operada pelo narrador apaga os traços que possibilitam a sua identificação imediata como um animal doméstico.

  • D.

    A atmosfera transcendente e supersticiosa que envolve a morte de Baleia é elemento essencial para humanizar a personagem, que assume as crenças religiosas dos sertanejos.

  • E.

    A humanização de Baleia simboliza a humanidade daqueles a quem a sociedade impôs a condição de animalidade, como Fabiano e sua família.

A partir da leitura do texto acima, assinale a opção correta a respeito da posição do romance Vidas Secas no panorama da prosa do segundo momento modernista no Brasil.

  • A.

    A descrição detalhada, pitoresca e idealizada da cena da morte de Baleia está de acordo com os padrões do regionalismo romântico ainda presentes na estética de Vidas Secas.

  • B.

    A ambientação sertaneja, que faz de Vidas Secas um romance nordestino, está ausente nesse trecho, que narra a morte da cachorra Baleia.

  • C.

    Em Vidas Secas, o autor mostra a complexidade humana dos que não sabem analisar os próprios sentimentos, até mesmo na composição da cachorra Baleia.

  • D.

    A preocupação de Baleia em juntar o gado e sua existência consumida em submissão a Fabiano tornam Vidas Secas um típico romance proletário.

  • E.

    Inserida no romance social de 1930, a obra Vidas Secas privilegia a objetividade em detrimento da subjetividade; por essa razão, o narrador apresenta a morte de Baleia de maneira fria e distante.

Assinale a opção em que é expressa a contradição que sintetiza o conflito central representado no poema.

  • A.

    A vontade de amar, que me paralisa o trabalho, (v.7).

  • B.

    De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço: (v.11).

  • C.

    Itabira é apenas uma fotografia na parede. / Mas como dói! (v.18 e 19).

  • D.

    Alguns anos vivi em Itabira. (v.1).

  • E.

    Noventa por cento de ferro nas calçadas. (v.4).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...