Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A expressão isolada por vírgula é empregada claramente para reforçar um ponto de vista do autor do texto no seguinte exemplo:

  • A. “Durante os protestos de junho, alguns cartazes pediam a revogação do direito de voto dos beneficiários do programa Bolsa Família” (l. 1-3)
  • B. “não lhes permitiria disputar vagas oferecidas, por exemplo, pela indústria paulista caso forçados à migração” (l. 29-31)
  • C. “Primeiro, vetou ou limitou políticas voltadas a reformar os arranjos estruturais que reproduzem a pobreza” (l. 46-48)
  • D. “Enfim, a ausência de reparação institucional, a carência de capacitações e a internalização da humilhação se reforçaram mutuamente para reproduzir a pobreza” (l. 60-63)
  • E. “exige a contrapartida da frequência escolar e, de fato, reduz o trabalho infantil” (l. 73-75)

O mecanismo da concordância verbal contribui para a coesão e para o entendimento dos textos, porque garante que os termos a que se referem os verbos possam ser facilmente resgatados pelo leitor, mesmo quando enunciados em períodos diferentes.

O exemplo do texto em que a concordância permite identificar o sujeito de um verbo, presente em outro período, é:

  • A. “É provável, contudo, que o BF tenha contribuído para a perda de influência” (l. 8-9)
  • B. “Também há indícios” (l. 26-27)
  • C. “Primeiro, vetou ou limitou políticas voltadas a reformar os arranjos estruturais” (l. 46-47)
  • D. “a transferência de dinheiro aumenta a responsabilidade individual” (l. 77-79)
  • E. “os cartazes que os pais estiveram incapacitados de escrever” (l. 98-99)

A construção do sentido do trecho abaixo se apoia em um jogo de palavras que envolve os complementos verbais destacados.

“Seu principal efeito, argumentam, não é o de superar o círculo vicioso da pobreza, mas iniciar um círculo virtuoso dos direitos” (l. 88-91) Nesses complementos, o núcleo (“círculo”) é idêntico, enquanto os adjuntos adnominais são diferentes.

Essa diferença sugere principalmente uma oposição entre sentidos caracterizados como:

  • A. negativo x positivo
  • B. abstrato x concreto
  • C. possível x utópico
  • D. coletivo x individual
  • E. passado x presente

Julgue a classificação das funções sintáticas desempenhadas pelas palavras destacadas e assinale a alternativa correta.

  • A. “... as respostas que encontram são mais loucas ainda.” (6º§) – sujeito
  • B. “... esqueça as galáxias e me explica a existência...” (10º§) – complemento verbal
  • C. “É impossível imaginar um tempo em que nada existia.” (5º§) – complemento nominal
  • D. “Não consigo impedir que certas perguntas me perturbem.” (7º§) – complemento nominal
  • E. “... alguém é capaz de dizer por que existe o mundo em vez de nada?” (5º§) – complemento verbal

Em qual alternativa a palavra destacada exerce função sintática diferente das demais nos fragmentos?

  • A. “... falo do cara que ouve vozes...” (2º§)
  • B. “... pensei que é melhor ser louco...” (1º§)
  • C. “... e acredita que o porteiro do prédio sequestra meninas,...” (2º§)
  • D. “... nem supunha que tal pensamento me ocorresse um dia,...” (1º§)
  • E. “Pode alguém achar que a mente humana é capaz de explicar um troço como esse,...” (9º§)

Assinale a alternativa em que a referência estabelecida entre as palavras destacadas esteja INCORRETA.

  • A. “Simplesmente porque o doido inventa a existência como lhe apraz,...” (3º§)
  • B. “Quem não quer entender, não faz perguntas. Isto é, só os sensatos as fazem; os loucos, não.” (6º§)
  • C. “É possível que o que vou dizer nesta crônica espante o leitor como espantou a mim, ao pensá-lo.” (1º§)
  • D. “... jamais algum habitante da Terra poderá chegar àquele sistema solar. Mesmo que viajasse a 300 mil quilômetros por hora, levaria séculos para chegar .” (7º§)
  • E. “... essas perguntas são feitas por gente sensata, ou seja, quem as formula é quem pretende reduzir a existência do mundo a explicações objetivas e compreensíveis.” (6º§)

Leia os fragmentos do texto e assinale a alternativa correta.

I. “É que nunca o pensara antes, nem supunha que tal pensamento me ocorresse um dia, a sério.” (1º§)

II. “... a sensatez não explica a existência e muito menos a não existência.” (5º§)

III. “Ela é minúscula e sua teia tão tênue...” (10º§)

  • A. No fragmento I, a palavra destacada assinala uma concessão.
  • B. A palavra destacada no fragmento II é a única que coordena duas informações.
  • C. As palavras destacadas nos fragmentos II e III adicionam uma informação contrária.
  • D. Nos fragmentos I, II e III as palavras destacadas estabelecem a mesma relação de sentido.
  • E. As palavras destacadas nos fragmentos I, II e III do texto estabelecem diferentes relações de sentido.

Em “Só sei que a teia existe porque a aranha não poderia estar suspensa no ar sem nada em que se apoiasse.” (10º§), a palavra destacada pode ser definida morfologicamente como um(a)

  • A. adjetivo, porque caracteriza a aranha.
  • B. conjunção, pois liga duas informações.
  • C. preposição, já que forma uma locução adjetiva.
  • D. preposição, já que forma uma locução adjetiva.
  • E. interjeição, visto que demonstra um sentimento, uma emoção.

Leia as informações.

I. No fragmento “... têm outra forma e não produzem teia,...” (11º§), o sujeito dos verbos ter e produzir é indeterminado.

II. No fragmento “Não resta dúvida de que o universo, por suas incomensuráveis dimensões, está para além da compreensão humana.” (9º§), o sujeito do verbo destacado é classificado como simples.

III. No fragmento “... a existência é a existência, não precisa de lógica.” (12º§), a palavra destacada é o núcleo do sujeito dos dois verbos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II e III, apenas.

Ao afirmar que “o louco não busca explicações sensatas. Inventa alguma tão absurda quanto o próprio universo.” (12º§), em relação ao sentido, o narrador exprime uma

  • A. finalidade para sensatez.
  • B. condição para explicação dos loucos.
  • C. causa para os fenômenos do universo.
  • D. consequência para as explicações sensatas.
  • E. comparação entre a explicação dos loucos e o universo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...