Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale, a seguir, a única palavra que se encontra no aumentativo.
utilização
educação
população
sinalização
espertalhão
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.
Na linha 12, ao educar é oração com sentido temporal.
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
O vocábulo mas (l.14) exerce função de termo aditivo em relação à asserção da oração que o antecede.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
À oração para que não ocorra um colapso no sistema público (l.11-12) é atribuída a ideia de consequência.
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando as ideias e aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os itens a seguir.
No período Essas redes abrangem associações e grupos culturais para divulgar e preservar suas manifestações de cunho artístico. (l.10-12), duas orações expressam finalidades das Redes Culturais (l.10).
Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto, devendo ser julgado certo se, além de gramaticalmente correto, mantiver o sentido original do texto, ou errado, em caso contrário.
não se criaram (...) profissionais liberais. (l.39-41): não foram criadas universidades, e, sim, escolas autônomas para a formação de profissionais liberais.
Sobre o uso dos pronomes e das conjunções no texto II, marque a alternativa correta.
O pronome essas (2º parágrafo), acompanhado de substâncias, foi utilizado para retomar atrazina e ametrina (1º parágrafo).
No trecho em plantações de cana-de-açúcar e milho. (1º parágrafo), o vocábulo em destaque é uma conjunção que introduz ideia de explicação.
Para tornar clara a relação de sentido entre os parágrafos, o segundo poderia ser introduzido pela conjunção adversativa Entretanto.
Se, no lugar de outros (2º parágrafo), fosse utilizado o pronome tais, o sentido do texto seria preservado.
A conjunção como, no trecho final do 2º parágrafo, une duas informações indicando a ideia de condição entre elas.
Alguns adversários acham que é castigo excessivo; os que a defendem sustentam que é isso mesmo que a sociedade deseja, mas não há provas disso.
Um texto apresenta sempre elementos que retomam elementos anteriores, dando coesão ao que se escreve. Assinale a alternativa que indica, nesse período, o elemento que não retoma qualquer termo anterior.
os.
a.
isso.
que.
disso.
Uma especialista da ONU, Ilona Szabo, lembra que a quantidade de drogas em poder do cidadão não prova coisa alguma: apenas cria para o traficante a necessidade de ter estoques do produto escondidos e só levar consigo pequenas quantidades de cada vez. Nada mais simples.
Sobre os constituintes desse segmento, assinale a afirmativa correta.
Ilona Szabo, por não ser identificada de forma precisa, não traz qualquer credibilidade ao texto.
O indefinido alguma, no contexto em que está, tem valor negativo.
O termo Ilona Szabo aparece entre vírgulas por ter valor de vocativo.
A preposição de, em suas três ocorrências, tem emprego obrigatório, em função de ser solicitada por algum termo anterior.
O período nada mais simples indica uma opinião do traficante de drogas.
Está correto o que se afirma sobre um segmento do texto:
No segmento Influenciou, direta ou indiretamente, a produção de sucessivas gerações de artistas, e... (2º parágrafo) a vírgula empregada imediatamente após artistas não pode ser suprimida.
Os parênteses (3º parágrafo) isolam uma ressalva ao que se afirmou no segmento imediatamente anterior.
Considerando-se o contexto, no trecho em razão da tragicidade de sua existência (2º parágrafo), o segmento sublinhado pode ser substituído por devido a.
O segmento sublinhado em No entanto, no interior mesmo do mundo objetivo da cultura...(5º parágrafo) tem valor conclusivo.
No segmento − sociais ou estéticas − (5º parágrafo), os travessões podem ser suprimidos, sem prejuízo para a correção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...