Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale, a seguir, a única palavra que se encontra no aumentativo.

  • A.

    utilização

  • B.

    educação

  • C.

    população

  • D.

    sinalização

  • E.

    espertalhão

 

No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.

Na linha 12, “ao educar” é oração com sentido temporal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

O vocábulo “mas” (l.14) exerce função de termo aditivo em relação à asserção da oração que o antecede.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

À oração “para que não ocorra um colapso no sistema público” (l.11-12) é atribuída a ideia de consequência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os itens a seguir.

No período “Essas redes abrangem associações e grupos culturais para divulgar e preservar suas manifestações de cunho artístico.” (l.10-12), duas orações expressam finalidades das “Redes Culturais” (l.10).

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto, devendo ser julgado certo se, além de gramaticalmente correto, mantiver o sentido original do texto, ou errado, em caso contrário.

“não se criaram (...) profissionais liberais.” (l.39-41): não foram criadas universidades, e, sim, escolas autônomas para a formação de profissionais liberais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o uso dos pronomes e das conjunções no texto II, marque a alternativa correta.

  • A.

    O pronome “essas” (2º parágrafo), acompanhado de “substâncias”, foi utilizado para retomar “atrazina e ametrina” (1º parágrafo).

  • B.

    No trecho “em plantações de cana-de-açúcar e milho.” (1º parágrafo), o vocábulo em destaque é uma conjunção que introduz ideia de explicação.

  • C.

    Para tornar clara a relação de sentido entre os parágrafos, o segundo poderia ser introduzido pela conjunção adversativa Entretanto.

  • D.

    Se, no lugar de “outros” (2º parágrafo), fosse utilizado o pronome tais, o sentido do texto seria preservado.

  • E.

    A conjunção “como”, no trecho final do 2º parágrafo, une duas informações indicando a ideia de condição entre elas.

“Alguns adversários acham que é castigo excessivo; os que a defendem sustentam que é isso mesmo que a sociedade deseja, mas não há provas disso”.

Um texto apresenta sempre elementos que retomam elementos anteriores, dando coesão ao que se escreve. Assinale a alternativa que indica, nesse período, o elemento que não retoma qualquer termo anterior.

  • A.

    os.

  • B.

    a.

  • C.

    isso.

  • D.

    que.

  • E.

    disso.

“Uma especialista da ONU, Ilona Szabo, lembra que a quantidade de drogas em poder do cidadão não prova coisa alguma: apenas cria para o traficante a necessidade de ter estoques do produto escondidos e só levar consigo pequenas quantidades de cada vez. Nada mais simples.”

Sobre os constituintes desse segmento, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Ilona Szabo, por não ser identificada de forma precisa, não traz qualquer credibilidade ao texto.

  • B.

    O indefinido “alguma”, no contexto em que está, tem valor negativo.

  • C.

    O termo “Ilona Szabo” aparece entre vírgulas por ter valor de vocativo.

  • D.

    A preposição “de”, em suas três ocorrências, tem emprego obrigatório, em função de ser solicitada por algum termo anterior.

  • E.

    O período “nada mais simples” indica uma opinião do traficante de drogas.

Está correto o que se afirma sobre um segmento do texto:

  • A.

    No segmento Influenciou, direta ou indiretamente, a produção de sucessivas gerações de artistas, e... (2º parágrafo) a vírgula empregada imediatamente após artistas não pode ser suprimida.

  • B.

    Os parênteses (3º parágrafo) isolam uma ressalva ao que se afirmou no segmento imediatamente anterior.

  • C.

    Considerando-se o contexto, no trecho em razão da tragicidade de sua existência (2º parágrafo), o segmento sublinhado pode ser substituído por devido a.

  • D.

    O segmento sublinhado em No entanto, no interior mesmo do mundo objetivo da cultura...(5º parágrafo) tem valor conclusivo.

  • E.

    No segmento − sociais ou estéticas − (5º parágrafo), os travessões podem ser suprimidos, sem prejuízo para a correção.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...