Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação a informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A expressão implementado de maneira contundente (l.7-8) leva ao entendimento de que o transporte rodoviário foi executado de forma dispersa por todo o país simultaneamente.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Considere o emprego do verbo levar no trecho: Uma competição não dura apenas alguns minutos. Leva anos.
A frase em que esse verbo está usado com o mesmo sentido é:O menino leva o material adequado para a escola.
João levou uma surra da mãe.
A enchente leva todo o lixo rua abaixo.
O trabalho feito com empenho leva ao sucesso.
O atleta levou apenas dez segundos para terminar a prova.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
O texto trata de uma ciência ligada ao esporte. Dentre os trechos transcritos abaixo, um deles utiliza vocabulário que pertence ao campo dos esportes mas que, no texto, é usado com sentido figurado.
Qual é o trecho?a chave do êxito (l. 5-6)
nem se fala (l. 8-9)
entra em campo (l. 16)
cresceu de tal forma (l. 20-21)
o perfil de desgaste (l. 45-46)
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
No trecho Na luta para melhorar... (l. 1), a palavra luta, empregada metaforicamente, passa a ter o sentido de
embate
combate
enfrentamento
disputa
busca
No primeiro parágrafo, o autor do texto diz que é "curioso" o emprego do vocábulo "arena" feito por alguns locutores esportivos e declara que emprega esse termo por educação. Caso não quisesse ser educado, o termo empregado poderia ser:
inadequado
ultrapassado
ignorante
cômico
interessante
O segmento cujo sentido está adequadamente expresso em outras palavras é:
pintada com hieróglifos = recoberta com cifrões
escritos seculares = caracteres mundanos
conseguiu decifrar = logrou decodificar
parece pairar no ar = semelha ofuscar
capelão da corte = militar do reino
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sabe-se que, em nossa cultura, a depender dos contextos, o substantivo coisa adquire muitos significados, pois pode ser usado em lugar de quase tudo o que existe ou pode existir.
Pode-se entender que, nos versos finais do texto 2, coisa a coisa coisamente significam, respectivamente,realidade a realidade realmente.
fato o fato factualmente.
mistério o mistério misteriosamente.
causa a causa casualmente.
objeto o objeto objetivamente.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta em relação às duas ocorrências de catedrais, numeradas no texto 1.
I tem sentido próprio, significa sé; II adquire o sentido figurado de grande igreja.
I, usada em sentido próprio, quer dizer matriz; II, em sentido figurado, significa fonte.
I e II têm sentido figurado, ou seja, ambas têm um só sentido: casa de oração.
I tem sentido figurado fonte; II adquire o sentido próprio de casa de oração.
I e II são usadas em sentido próprio e têm o mesmo sentido grande igreja.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A forma verbal podem (l.8) está empregada no sentido de têm autorização.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013
Todas as palavras abaixo pertencem à mesma família de História (linha 14), MENOS:
pré-história.
historiador.
historiografia.
histologia.
historinha.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...