Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação a informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A expressão “implementado de maneira contundente” (l.7-8) leva ao entendimento de que o transporte rodoviário foi executado de forma dispersa por todo o país simultaneamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o emprego do verbo levar no trecho: “Uma competição não dura apenas alguns minutos. Leva anos”.

A frase em que esse verbo está usado com o mesmo sentido é:

  • A.

    O menino leva o material adequado para a escola.

  • B.

    João levou uma surra da mãe.

  • C.

    A enchente leva todo o lixo rua abaixo.

  • D.

    O trabalho feito com empenho leva ao sucesso.

  • E.

    O atleta levou apenas dez segundos para terminar a prova.

O texto trata de uma ciência ligada ao esporte. Dentre os trechos transcritos abaixo, um deles utiliza vocabulário que pertence ao campo dos esportes mas que, no texto, é usado com sentido figurado.

Qual é o trecho?

  • A.

    “a chave do êxito” (l. 5-6)

  • B.

    “nem se fala” (l. 8-9)

  • C.

    “entra em campo” (l. 16)

  • D.

    “cresceu de tal forma” (l. 20-21)

  • E.

    “o perfil de desgaste” (l. 45-46)

No trecho “Na luta para melhorar...” (l. 1), a palavra luta, empregada metaforicamente, passa a ter o sentido de

  • A.

    embate

  • B.

    combate

  • C.

    enfrentamento

  • D.

    disputa

  • E.

    busca

No primeiro parágrafo, o autor do texto diz que é "curioso" o emprego do vocábulo "arena" feito por alguns locutores esportivos e declara que emprega esse termo por educação. Caso não quisesse ser educado, o termo empregado poderia ser:

  • A.

    inadequado

  • B.

    ultrapassado

  • C.

    ignorante

  • D.

    cômico

  • E.

    interessante

O segmento cujo sentido está adequadamente expresso em outras palavras é:

  • A.

    pintada com hieróglifos = recoberta com cifrões

  • B.

    escritos seculares = caracteres mundanos

  • C.

    conseguiu decifrar = logrou decodificar

  • D.

    parece pairar no ar = semelha ofuscar

  • E.

    capelão da corte = militar do reino

Sabe-se que, em nossa cultura, a depender dos contextos, o substantivo coisa adquire muitos significados, pois pode ser usado em lugar de quase tudo o que existe ou pode existir.

Pode-se entender que, nos versos finais do texto 2, coisa … a coisa … coisamente significam, respectivamente,

  • A.

    realidade … a realidade … realmente.

  • B.

    fato … o fato … factualmente.

  • C.

    mistério … o mistério … misteriosamente.

  • D.

    causa … a causa … casualmente.

  • E.

    objeto … o objeto … objetivamente.

Assinale a alternativa correta em relação às duas ocorrências de catedrais, numeradas no texto 1.

  • A.

    I tem sentido próprio, significa sé; II adquire o sentido figurado de grande igreja.

  • B.

    I, usada em sentido próprio, quer dizer matriz; II, em sentido figurado, significa fonte.

  • C.

    I e II têm sentido figurado, ou seja, ambas têm um só sentido: casa de oração.

  • D.

    I tem sentido figurado – fonte; II adquire o sentido próprio de casa de oração.

  • E.

    I e II são usadas em sentido próprio e têm o mesmo sentido – grande igreja.

 

No que se refere aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A forma verbal “podem” (l.8) está empregada no sentido de têm autorização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todas as palavras abaixo pertencem à mesma família de História (linha 14), MENOS:

  • A.

    pré-história.

  • B.

    historiador.

  • C.

    historiografia.

  • D.

    histologia.

  • E.

    historinha.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...