Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O emprego das formas e das locuções verbais estaria (l.3), pode conter (l.17), Pode ser (l.19) e deve ocorrer (l.21) indica que o fato abordado no texto relaciona-se a uma hipótese, que poderá ou não se confirmar no futuro.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
Em Há queixas frequentes de professores e alunos contra o uso de celulares nas salas de aula., a palavra destacada apresenta como significado adequado
abusos.
atitudes.
atitudes.
lamentações.
questionamentos.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa em que a reescrita altera o sentido original do texto.
Examinei a rua.
= Olhei atentamente a rua.... o caminhar tranquilo, muito suave, na calçada larga.
= o caminhar tranquilo, muito suave, na amplitude da calçada.Nenhuma farmácia aberta.
= Farmácia nenhuma aberta.Duas horas da manhã.
= Naquela madrugada, o relógio marcava duas horas da manhã.Alguma farmácia haveria de plantão...
= Farmácia alguma estaria de plantão...Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No trecho O bicho estava perto. Ia atacar-me a barriga da perna? Passou-me pela cabeça o grave da situação. Que seria de mim, atacado por um cão feroz numa via deserta, em plena madrugada, na cidade estranha? Como me arranjaria? Como reagiria? Como lutar contra o monstro, sem pedra nem pau, duas coisas tão úteis banidas pela vida urbana? , as orações interrogativas indicam as
evocações do passado do narrador.
hipóteses levantadas pelo narrador.
possibilidades de o narrador atacar o bicho.
brincadeiras do narrador com a situação.
sugestões dos transeuntes ao narrador.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Para responder às questões de números 08 e 09, considere a seguinte passagem do segundo parágrafo do texto: Já o Código Civil, em seu artigo 20, faz com que não apenas o protagonista tenha amparo na lei para se insurgir contra um livro e exigir sua retirada do mercado, como estende essa possibilidade a coadjuvantes de quarta grandeza ou a seus herdeiros.
O par correlato não apenas... como, em destaque na passagem do texto, estabelece entre as orações relação de
adversidade.
alternância.
conclusão.
adição.
explicação.
Mas sei que veio firme, porque minha vocação foi mais forte do que toda e qualquer tendência. (1º parágrafo)
... fui, por muito tempo, músico sem estudar, naturalmente levando a sério todas as tendências... (último parágrafo) Considerando-se o emprego da palavra tendência nas frases acima, pode-se afirmar que seu sentido estará expresso com adequação, respectivamente, por:aptidão e conselhos.
desvio e lições.
influência e impulsos.
propensão e estilos.
entrave e impressões.
Considerado o contexto, o segmento adequadamente expresso em outras palavras está em:
apesar da convulsão = malgrado a grande agitação
chancela editorial = diplomacia publicística
Além das opiniões elogiosas = em seguida às asserções aparatosas
ímpeto criador = disposição inventariante
raízes aflorantes no solo = origens florescentes sob o rés do chão
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima apresentado.
A palavra nebulosas (l.7) é empregada, no texto, com função adjetiva, podendo ser substituída por obscuras, enigmáticas.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013
Considere as seguintes propostas de reescritura do seguinte fragmento do texto: metade da população pode ser considerada leitora (linhas 01 e 02):
I. metade da população pode ser considerada legente.
II. metade da população pode ser considerada ledora.
III. metade da população pode ser considerada leiturista.
Quais mantêm o sentido original?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013
As expressões adversas (linha 32) e mais suscetível (linha 33), sem causar alteração de sentido ou necessidade de ajuste na estrutura das respectivas frases, poderiam ser substituídas, respectivamente, por:
desfavoráveis melindrosa
diferentes hostil
inversas habituada
diversas adaptável
favoráveis receptiva
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...