Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No trecho “podemos utilizar essa mesma abordagem no nosso organismo, sem necessariamente nos limitarmos a meios tradicionais, como educação e desenvolvimento cultural.” (l. 56-59), o verbo limitar, no sentido de restringir, exige a presença da preposição “a”.

Essa exigência de preposição também se observa na regência da forma verbal destacada em:

  • A. A eliminação de doenças consideradas incuráveis representa a principal meta da tecnologia moderna.
  • B. A tentativa de criação de seres humanos superdotados confirma a nova perspectiva da ciência atual.
  • C. As pesquisas sobre o futuro da humanidade conduzem a descobertas inimagináveis há poucos anos.
  • D. Os desafios éticos acompanham a possibilidade de programar filhos capazes de se tornarem gênios.
  • E. Os novos tempos resgatam a crença de que haverá invenções importantes para prevenir as doenças.

A forma verbal em destaque está empregada de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa em:

  • A. Crianças e adultos estarão mais protegidos de várias doenças mortais se disporem de melhores condições de saneamento básico.
  • B. Estudos concluídos recentemente preveram uma queda expressiva de produção nas culturas de soja, arroz e trigo nas próximas décadas.
  • C. Médicos e nutricionistas interviram na dieta de adolescentes para prevenir problemas futuros, como excesso de peso.
  • D. Parcerias poderão ser firmadas quando cientistas brasileiros verem os resultados obtidos por europeus na área de engenharia genética.
  • E. Pesquisadores brasileiros mantiveram o mesmo nível de publicações nas áreas de física e de ciências espaciais atingido no ano anterior.

O verbo auxiliar destacado está utilizado de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa em:

  • A. A comissão encarregada de analisar a reciclagem de materiais concluiu que têm havido boas soluções para os resíduos hospitalares.
  • B. As conclusões dos peritos comprovaram que já deviam fazer cinco horas que o acidente acontecera e o socorro ainda não chegara.
  • C. As experiências recentes tentam descobrir se pode existir outras formas de vida além dessa que conhecemos no nosso planeta.
  • D. Os oceanógrafos afirmam que deve haver espécies raras de esponjas no litoral do Nordeste que nunca chegaremos a conhecer.
  • E. Os representantes das grandes potências acreditam que podem haver pactos para impedir a explosão da terceira guerra mundial.

No trecho “Um mundo habitado por seres com habilidades sobre-humanas parece ficção científica” (. 1-2), a palavra destacada apresenta hífen porque a natureza das partes que a compõem assim o exige.

O grupo em que todas as palavras estão grafadas de acordo com a ortografia oficial é

  • A. erva-doce, mal-entendido, sobrenatural
  • B. girassol, bem-humorado, batepapo
  • C. hiper-glicemia, vice-presidente, pontapé
  • D. pan-americano, inter-estadual, vagalume
  • E. subchefe, pós-graduação, inter-municipal

A expressão em destaque está grafada de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa em:

  • A. A internet, tal como a conhecemos, aberta, livre e democrática, é um fenômeno sem igual porquê é incontrolável.
  • B. As melhores universidades do mundo abrem as portas da excelência porque oferecem na rede cursos inteiros de graça.
  • C. Os professores que pesquisam os cursos a distância explicaram o por quê do sucesso atual da educação via internet.
  • D. Os cursos na internet começam a ter peso fora do mundo virtual por que várias instituições começaram a aceitar créditos conquistados on-line.
  • E. Porque a revolução da educação on-line de alto nível já se tornou, de fato, uma realidade em todo o mundo?

As reticências utilizadas pelo autor no trecho “desabotoava a blusa até o estômago, enfiava a mão dentro dela e puxava para fora um seio lindo, liso, branco, aquele mamilo atrevido... E nós, meninos, de boca aberta...” (l. 50-53) assinalam uma determinada sensação.

O trecho em que semelhante sensação se verifica é:

  • A. “Se estou com fome e gosto de queijo, eu como queijo...” (l. 2-3)
  • B. “Procuro outra coisa de que goste: banana, pão com manteiga, chocolate...” (l. 4-5)
  • C. “Enquanto varria e limpava, sofria ouvindo o pianista tocando uma música horrível: Bach, Brahms, Debussy...” (l. 22-24)
  • D. “Mas eu comprava um mata-fome e ia para casa comendo o mata-fome bem devagarzinho...” (l. 64-66)
  • E. “Ridendo dicere severum: rindo, dizer as coisas sérias...” (l. 69-70)

O acento grave está empregado de acordo com a norma- -padrão em:

  • A. Ensinar implica à necessidade de também aprender.
  • B. Os professores sempre visam à evolução dos alunos.
  • C. A educação se constrói à duras penas.
  • D. Recorrer à métodos pedagógicos alternativos é fundamental.
  • E. É importante criar discussões àcerca do ensino.

No trecho “Ele não conseguia cuidar da casa sozinho nem tinha dinheiro para pagar uma faxineira. Aí ele propôs uma troca: ofereceu moradia para quem se dispusesse a fazer os serviços de limpeza.” (l. 13-17), a repetição do pronome ele denota um(a)

  • A. crítica implícita do autor ao referente do termo.
  • B. tentativa de enaltecer o feito do personagem.
  • C. busca de aproximar o texto da linguagem oral.
  • D. desejo de transgredir a norma-padrão.
  • E. descuido do autor com os aspectos coesivos.

No trecho “Eu estava no primeiro ano do grupo. A professora era a dona Clotilde. Ela fazia o seguinte: sentava- -se numa cadeira bem no meio da sala, num lugar onde todos a viam — acho que fazia de propósito, por maldade —, desabotoava a blusa até o estômago, enfiava a mão dentro dela e puxava para fora um seio lindo, liso, branco, aquele mamilo atrevido...” (l. 46-52), observa-se a predominância do processo sintático de coordenação entre as orações.

Tal escolha confere à narrativa um caráter de

  • A. dúvida
  • B. suspense
  • C. terror
  • D. incredibilidade
  • E. carinho

No trecho “lugares onde se tocava música africana.” (l. 31-32), a colocação do pronome em destaque se justifica pela mesma regra que determina sua colocação em:

  • A. O aluno se sentiu inebriado ao ver o seio da professora.
  • B. Os professores que se envolvem com o ensino devem ser respeitados.
  • C. Recorrer-se ao amor é uma estratégia para garantir a aprendizagem.
  • D. Muitos educadores lembram-se sempre de sua missão em sala de aula.
  • E. O pianista se deve entregar de corpo e alma a sua arte.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...