Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A palavra pois, empregada em se o fiz, mereço desculpas, pois nunca tive essa intenção. (l. 47-48), pode ser substituída, respeitando a norma-padrão e mantendo-se o sentido original, pelo que se destaca em:
O acento indicativo de crase está empregado em DESACORDO com a norma-padrão em:
Existem situações em que um pronome oblíquo pode ser colocado em mais de uma posição em relação ao verbo. O pronome em destaque poderá, de acordo com a norma- -padrão, estar colocado depois do verbo em
O verbo destacado em Que me aconteceria se eu dissesse (l. 32-33) é uma forma do verbo dizer. A forma verbal que apresenta o mesmo modo e tempo de dissesse e está acompanhada de seu infinitivo correspondente, de acordo com a norma-padrão, é a seguinte:
Muitas vezes, o emprego de um verbo determina a presença de uma preposição ou uma expressão equivalente, como é o caso de não alguma coisa através da qual as pessoas se entendam (l. 69-70).
O autor do texto, ao discutir sua relação com a língua, afirma: De vez em quando um leitor culto se irrita comigo e me manda um recorte de crônica anotado, apontando erros de Português (l. 16-19).
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Considere o trecho a seguir.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Leia o seguinte trecho:
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Leia o trecho reescrito a partir das ideias do texto.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Assinale a alternativa em que a função dos dois-pontos na frase está corretamente indicada entre parênteses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...