Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

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Considerado o contexto e transpondo-se para a voz passiva o segmento sem jamais pendurá-los no pau de arara, a forma resultante será

  • A. sem que o pau de arara jamais os pendurasse.
  • B. sem que jamais se pendurassem no pau de arara.
  • C. sem que jamais fossem pendurados no pau de arara.
  • D. sem que no pau de arara jamais se os pendurasse.
  • E. sem que jamais tivessem sido pendurados no pau de arara.

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:

  • A. Quem, entre os muitos jornalistas de hoje, habilita-se a desafiar os rígidos paradigmas que lhes impinge a direção de um jornal?
  • B. Ainda haveriam, numa época de tanta pressa e tanta precipitação, jornalistas capazes de surpreender o leitor com uma linguagem de fato criativa?
  • C. Os textos memoráveis que, com a arte desse jornalista, apresentava sempre uma perspectiva especial, encantavam a todos os seus fiéis leitores.
  • D. Com a maioria dos jornalistas acontecem, frequentemente, que se submetam às fáceis acomodações dessa desafiadora profissão.
  • E. Aos leitores dos grandes jornalistas cabem não apenas ler com prazer suas matérias, mas encantarse com o ângulo criativo pelo qual trata suas matérias.

Considerando-se o sentido do contexto, guardam entre si uma relação de oposição os segmentos:

  • A. ninguém se socorra do celular e qualquer engenhoca eletrônica.
  • B. íntima peregrinação e obrigações mundanas.
  • C. nuvens carregadas e paredes de concreto.
  • D. hipnotizam-nos e deixam-nos a sós com nossas imagens.
  • E. estamos surpreendentemente sós e uma experiência rara em nossos dias.

Estão plenamente adequados o emprego e a colocação dos pronomes na frase:

  • A. Uma viagem por dentro de nós − somente realizamo- na quando dispostos a ficar sós conosco mesmos.
  • B. A razão por que ela não dispõe-se à prática da interiorização é o receio de que isso obrigue-lhe a enfrentar seus fantasmas.
  • C. Ao falar sobre viagens de metrô e avião, lhes notou o autor certa semelhança, o que o permitiu estabelecer algumas analogias entre as mesmas.
  • D. Ninguém sabe por que ele se vale tanto do celular, utilizando-lhe mesmo em viagens rápidas de metrô.
  • E. Olhando as nuvens pela janela do avião, vemo-las passar como se as afugentassem as asas da aeronave.

Atente para as seguintes frases:

I. Numa viagem de metrô, sentimos que o próprio tempo parece acelerar.

II. Ele prefere evitar o metrô, por conta de sua tendência claustrofóbica.

III. Ele optou pelo horário do metrô, que lhe parece mais conveniente.

A supressão da(s) vírgula(s) altera o sentido do que está APENAS em

  • A. II.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. II e III.
  • E. I e III.

São exemplos de uma mesma função sintática os elementos sublinhados na frase:

  • A. O único compromisso é o de não resistir à súbita liberdade que nossa imaginação ganhou.
  • B. Chegando à nossa estação, retomaremos a rotina.
  • C. Viagens de avião e de metrô podem guardar certa semelhança.
  • D. Em tais viagens, estamos surpreendentemente sós.
  • E. Que ninguém se socorra do celular ou de qualquer engenhoca eletrônica.

Substituindo-se o segmento grifado pelo que está entre parênteses, o verbo que se mantém corretamente no singular, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, está em:

  • A. ...'sertanejo' passou a significar o caipira do Centro- -Sul... (os caipiras do Centro-Sul)
  • B. ...cada toada representa uma saudade... (todas as toadas)
  • C. Acrescenta o antropólogo Allan de Paula Oliveira... (os antropólogos)...
  • D. A canção popular conserva profunda nostalgia da roça. (As canções populares)
  • E. Num tempo em que homem só cantava em tom maior e voz grave... (quase todos os homens)

O segmento “...de tal forma que, em todas essas composições, haja sempre a voz exemplar do migrante, a qual se faz ouvir para registrar uma situação de desenraizamento, de dependência e falta...” (3o parágrafo) expressa, em re lação à primeira parte da mesma frase uma

  • A. explicação.
  • B. decorrência.
  • C. oposição.
  • D. condição.
  • E. causa.

...'sertanejo' indicava indistintamente as músicas produzidas no interior do país... (último parágrafo)

Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

  • A. foi indicada.
  • B. vinham indicadas.
  • C. era indicado.
  • D. eram indicadas.
  • E. tinha indicado.

Os pronomes “que” (1º parágrafo), “sua” (2º parágrafo) e “a qual” (3º parágrafo), referem-se, respectivamente, a:

  • A. fluidez − homem − canção popular
  • B. exemplo − Jeca − composições
  • C. fluidez − Jeca − voz exemplar do migrante
  • D. Tristeza do Jeca − homem − canção popular
  • E. exemplo − homem − voz exemplar do migrante
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