Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O grupo vocabular “tive hesitação” (l.3) pode ser substituído por uma única palavra, que mantém a mesma base lexical do núcleo da expressão. O outro grupo que apresenta as mesmas propriedades morfossintáticas é

  • A. pular o rio
  • B. pedir a mão
  • C. passar a ferro
  • D. dar um abraço
  • E. comprar uma passagem

No Texto I, que pronome se refere ao “nó” (l.15)?

  • A. “segurá-lo” (l.3)
  • B. “contemplá-lo” (l. 15-16)
  • C. “dele me aproximei” (l.16-17)
  • D. “para lhe sentir” (l.17)
  • E. “Lá está ele” (l.21-22)

No Texto I, a significação da palavra “meticulosidade” (l.8) apresenta pontos comuns basicamente com

  • A. banal (l.4)
  • B. flacidez (l.7)
  • C. pormenores (l.9)
  • D. evidência (l.11)
  • E. experiências (l.23)

Pode-se retirar do Texto I qual preposição ou par de preposições em destaque, de acordo com a norma-padrão, sem que o sentido fique prejudicado semântica ou sintaticamente?

  • A. “para lhe sentir o cheiro... para admirar” (l.17-18)
  • B. “de canivete, de faca” (l.25-26)
  • C. “gostava de dar” (l.28)
  • D. “nos tempos em que fora” (l.30)
  • E. “Passou a atribuir” (l.38)

 

A frase em que se reescreve o trecho retirado do Texto II “A partir de metodologias próprias, o museu capta, organiza e edita conteúdos disseminados em publicações” (l.12-14), mantendo as mesmas relações semânticas, é:

  • A. O museu capta, organiza e edita conteúdos para que, a partir das próprias metodologias, sejam disseminados em publicações
  • B. Com metodologias próprias, o museu realiza a captação, organização e edição de conteúdos que estão disseminados em publicações
  • C. A captação, organização e edição de conteúdos das metodologias próprias é realizada pelo museu na disseminação em publicações
  • D. Para captar, organizar e editar conteúdos, o museu usa metodologias próprias de disseminação em publicações
  • E. Quando dissemina conteúdos, o museu usa metodologias próprias para captar, organizar e editar em publicações

 

O trecho do Texto II “Ouvir histórias de vida é um dos mais prazerosos meios de se aproximar dos outros” (l.26-28), pode ser reescrito, mantida a norma-padrão da língua, como:

  • A. O lazer proporcionado por ouvir histórias de vida de outras pessoas são prazerosos.
  • B. Um dos mais prazerosos meios de aproximação das pessoas são ouvir histórias de vida.
  • C. Dentre os modos de sermos felizes está o prazer de ouvirmos histórias de vida dos outros.
  • D. Consistem um dos modos de sermos felizes aproximarmo- nos dos outros.
  • E. As histórias das vidas dos outros traz-nos muito prazer.

 

Para evitar a repetição do que, é possível chegar a uma solução que conserva as informações contidas no trecho “o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória que visam a multiplicar e democratizar sua metodologia e seu acervo, que inclui 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados” (l.18-22), mantém a norma-padrão e o número de períodos. Essa solução é:

  • A. o Museu da Pessoa realizou 220 projetos de memória visando a multiplicar e democratizar sua metodologia, incluindo 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados, e seu acervo.
  • B. Com um acervo incluindo 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados, o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória, multiplicando e democratizando sua metodologia.
  • C. o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória que visam a multiplicar e democratizar sua metodologia e seu acervo. Este, composto por 15 mil histórias de vida, é integrado também por 72 mil documentos e fotos digitalizados.
  • D. o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória visando a multiplicar e democratizar sua metodologia e seu acervo, composto por 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados.
  • E. o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória. Com isso, multiplicaram e democratizaram sua metodologia e seu acervo, que inclui 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados.

 

As orações abaixo podem ser unidas por meio de conectivos em um só período deixando-se evidentes as relações indicadas entre parênteses.

I - O Museu da Pessoa já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI. (oração principal)

II - O Museu da Pessoa foi criado há mais de 20 anos (concessão à oração principal)

III - O Museu da Pessoa nasceu como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil. (justifi cativa da oração principal)

O período que resulta dessa união, respeitando-se as relações indicadas, a coesão textual e a norma-padrão, é:

  • A. O Museu da Pessoa foi criado há mais de 20 anos e nasceu como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil; logo já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI.
  • B. Embora tenha sido criado há mais de 20 anos, o Museu da Pessoa já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI, pois nasceu como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil.
  • C. Como foi criado há mais de 20 anos, o Museu da Pessoa nasceu como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil, na medida em que já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI.
  • D. O Museu da Pessoa já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI, pois foi criado há mais de 20 anos como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil.
  • E. Quando nasceu, o Museu da Pessoa, que foi criado há mais de 20 anos, já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI; além disso, era um museu virtual antes da existência da internet no Brasil.

 

Que trio de palavras apresenta uma gradação no significado?

  • A. louvar – vangloriar-se – jactar-se (Texto I)
  • B. encomenda – pacote – recortes (Texto I)
  • C. passageira – imaginário – enrolada (Texto I)
  • D. registrar – preservar – transformar (Texto II)
  • E. necessidades – medos – sonhos (Texto II)

O verbo perpassar no trecho “A memória coletiva perpassa pelas histórias orais” (l.23-24) tem o sentido de

  • A. reconhecer
  • B. roçar de leve
  • C. fazer correr
  • D. passar ao longo de
  • E. decorrer
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...