Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

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A alternativa em que os conectores sublinhados apresentam o mesmo valor semântico é:

  • A. “Em carta ao jornal, a leitora...” / “Coloca fogo em pneus,...”
  • B. “...ação iconoclasta contra símbolos do capitalismo...” / “...atirando eles mesmos contra as vitrines...”
  • C. “...fazer justiça com as próprias mãos...” / “...é parecida com o discurso dos adeptos do futurismo”
  • D. “...existe para protegê-lo...” / “...para fazer suas reivindicações...”
  • E.

    “...a disposição do povo de agir por conta própria...” / “por meio de uma nova linguagem...”

“...a leitora Mariúza Peralva apontou a disposição do povo de agir por conta própria e fazer justiça com as próprias mãos como sintoma de descrença nos políticos e nas instituições:...”.

Sobre a estrutura argumentativa da carta, a única afirmativa adequada é:

  • A. o povo funciona como argumentador de autoridade.
  • B. a tese é a de que se pode fazer justiça com as próprias mãos.
  • C. a descrença nos políticos funciona como uma segunda tese.
  • D. a decisão de fazer justiça com as próprias mãos é um argumento da tese.
  • E. o público-alvo da carta é formado pelos possíveis leitores do jornal.

A alternativa em que os elementos unidos pela conjunção E não estão em adição, mas sim em oposição, é:

  • A. "...a disposição do povo de agir por conta própria e fazer justiça com as próprias mãos...”
  • B. “...como sintoma de descrença nos políticos e nas instituições:...”
  • C. “...os nossos mascarados se inspiram menos nos anarquistas e mais nos fascistas italianos...”
  • D. “...desprezando o passado e a tradição...”
  • E. “...capaz de exprimir a experiência da violência, da velocidade e do progresso...”

“Coloca fogo em pneus, quebra ônibus, quebra vitrines, ataca a polícia que, em princípio, existe para protegê-lo, joga pedra, rojão ou o que estiver à mão para fazer suas reivindicações.”

Os três primeiros termos desse segmento que estabelecem coesão com elementos anteriores são:

  • A. lo / o / que.
  • B. que / lo / o.
  • C. que / o / suas.
  • D. lo / que / suas.
  • E. lo / o / que.

A frase abaixo que exemplifica uma estrutura passiva é:

  • A. “...cuja ação iconoclasta contra símbolos do capitalismo é apresentada como uma ‘estética’ ...”
  • B. “...quem pratica tais barbaridades, não é povo...”
  • C. “...a justificativa ideológica é parecida com o discurso dos adeptos...”
  • D. “...para os futuristas, o fascismo era a realização mínima do seu programa político...”
  • E. “...aliás, segundo alguns, os novos mascarados se inspiram menos nos anarquistas e mais nos fascistas italianos...”

A alternativa abaixo em que ambos os termos mudam de sentido em caso de troca de posição das palavras é:

  • A. calor excessivo / tais barbaridades.
  • B. tais barbaridades / vários graus.
  • C. vários graus / tendências sádicas.
  • D. tendências sádicas /violência cotidiana.
  • E. violência cotidiana / calor excessivo.

Em “...E sabem que se seus filhos se esforçarem também obterão bons resultados.”, os dois termos destacados

  • A. exercem a mesma função no texto, pois ambos servem para indeterminar o sujeito.
  • B. exercem a mesma função no texto, pois ambos são utilizados como partículas apassivadoras.
  • C. exercem funções diferentes no texto, visto que o primeiro age como conjunção subordinativa condicional e o segundo como partícula integrante do verbo “esforçar”, que nesse contexto é pronominal.
  • D. exercem funções diferentes no texto, visto que o primeiro age como indeterminador do sujeito e o segundo como conjunção subordinativa causal.
  • E. exercem funções diferentes no texto, visto que o primeiro serve para indeterminar o sujeito e o segundo como conjunção integrante.

Considerando a norma padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma.

  • A. Em “Elas têm, portanto, a cara do bairro.”, o termo destacado pode ser substituído por “tem” sem que ocorra prejuízo gramatical.
  • B. Em “...os fatores que asseguram que todas as unidades da rede possam funcionar...”, o termo destacado deve ser substituído por “possa” para que haja concordância com o termo rede.
  • C. Em “No Brasil as escolas se parecem mais com os bairros...”, é necessário emprego de vírgula após “No Brasil”.
  • D. Em “Elas têm, portanto, a cara do bairro.”, as vírgulas utilizadas podem ser retiradas sem que haja prejuízo gramatical.
  • E. Em “Essa diferença é enorme no Brasil.”, é obrigatório o emprego de vírgula antes da expressão “no Brasil”.

Em “Elas têm, portanto, a cara do bairro.”, o termo destacado tem valor

  • A. conclusivo.
  • B. adversativo.
  • C. causal.
  • D. aditivo.
  • E. alternativo.

Em “Mas essas escolas são poucas...”, a expressão destacada refere-se, EXCETO

  • A. a escola com ensino de qualidade.
  • B. inclusive a escolas públicas.
  • C. a escolas de prestígio.
  • D. a escolas de alto padrão.
  • E. a todas as escolas dos bairros.
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